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Ela se tornou uma ferramenta conhecida por profissionais e agências de Marketing Digital, mas ainda gera dúvidas quanto ao seu uso. Vamos, então, tentar explorar um pouco o que é mídia programática, como funciona todo o sistema que ela envolve e, principalmente, de que maneira empresas e agências podem investir nela durante o impulsionamento de suas campanhas de Marketing Digital.
Trocando em miúdos, a Mídia Programática se refere ao sistema de compra e venda de espaços de mídia (mais conhecidos como inventários) em sites ou demais veículos para anúncios on-line. A grande sacada desse mecanismo é que ele permite a automatização do processo de negociação entre anunciantes e publishers (que são os que vendem os espaços), tornando a transação mais ágil.
Vale ressaltar que essa mídia pode ser de diferentes formatos: um display, um vídeo, um banner para ficar em um site, enfim, é um espaço vazio no qual você vai inserir sua campanha ou anúncio. Dentro desse sistema, temos dois tipos de compra:
Se a compra na Mídia Programática tem subdivisões, a venda segue a mesma lógica. Assim, você pode optar por duas formas de pagamento:
Uma vez entendido o que é Mídia Programática, como ela é paga e vendida, entram as ferramentas que operam toda essa dinâmica.
A confusão aparece na maioria das vezes porque a Mídia Programática diz respeito a um conjunto maior em que diversas plataformas operam simultaneamente – às vezes, em tempo real – nessa relação entre anunciante (ou agência) e publishers comprando, divulgando e vendendo mídia. Falando assim, fica difícil mesmo visualizar cada minúcia do processo.
Pensando nisso, listamos os principais termos que explicam o que é Mídia Programática e vamos relacionar cada um deles para facilitar sua compreensão:
Vamos tentar exemplificar: digamos que eu tenha uma empresa de cosméticos e quero produzir campanhas específicas para mulheres de 25-30 anos que pesquisam em determinados sites antes de comprar. O servidor – no caso, o DSP – vai lá e levanta todas as informações necessárias para que eu avalie as melhores mídias para anunciar meus produtos.
A plataforma funciona numa dinâmica à la Bolsa de Valores: os anunciantes acompanham a cotação dos inventários, isto é, dos espaços publicitários e participam de leilões em tempo real com os demais concorrentes.
Da mesma forma, os publishers competem entre si para terem os inventários mais atrativos. É importante ressaltar que no Ad Exchange, tanto comprador quanto publisher definem o preço a ser pago pelo inventário, o que possibilita ao dois lados terem vantagens ao fechar negócios.
Quando um de seus objetivos principais é o impulsionamento das suas campanhas, a Mídia Programática é uma opção interessante para se obter resultados a curto prazo. Por se tratar de publicidade on-line em todas as suas modalidades – compra de palavras-chave, divulgação em redes de display, vídeos, mobile, sites, etc. -, as chances de acertar o target são maiores, consequentemente melhorando o ranqueamento da empresa.
A compra de mídia sempre vai ser necessária, independente de em qual fase está a sua ação de Marketing Digital ou quais as metas a serem alcançadas. Contudo, é preciso parcimônia: empresas que só investem em mídia programática correm o perigo de perder o fôlego de suas campanhas porque deixam de lado estratégias essenciais, como produção de conteúdo e SEO cujos resultados implicam num relacionamento com o cliente e na construção de imagem de autoridade da empresa diante do mercado em que atua.
Sempre reforçamos que essas ações, apesar de terem resultados visíveis a médio ou longo prazo, são de extrema importância para fidelizar clientes, o que pode ser uma oportunidade para futuras conversões, seja por meio de e-mail marketing, remarketing ou outra ferramenta.
Para tentar deixar ainda mais claro, preparamos um infográfico para ilustrar melhor o que é mídia programática:
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira conhecer mais o trabalho da Layer Up, entre em contato.
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