O que são ativações de marca e por que são importantes

Cansado das mesmas propagandas repetitivas e sem impacto? Conheça o mundo das ativações de marca, onde a experiência se torna o centro das atenções e as marcas constroem relacionamentos duradouros com os seus...

O que são ativações de marca e por que são importantes

Cansado das mesmas propagandas repetitivas e sem impacto? Conheça o mundo das ativações de marca, onde a experiência se torna o centro das atenções e as marcas constroem relacionamentos duradouros com os seus consumidores!

O que são ativações de marca?

São ações estratégicas e criativas que colocam a marca em contato direto com o público, proporcionando experiências memoráveis e gerando conexões emocionais

Assim, mais do que simplesmente anunciar, as ativações convidam o público a interagir, participar e se conectar com a marca de forma autêntica e significativa.

Por que investir em ativações de marca?

Sem dúvida, as ativações de marca possuem inúmeros benefícios. Não à toa elas têm se fortalecido cada vez mais nos últimos anos e, claro, têm conquistado a atenção de diferentes públicos conforme as marcas investem nessa estratégia. 

De acordo com uma pesquisa do XM Institute, de 2022, “clientes com experiências positivas são 3,5x mais propensos a recomendar a empresa a amigos e familiares. E segundo a PWC, 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência. 

Ou seja, empresas que criam experiências de marca significativas colhem inúmeros frutos. A seguir, vamos destacar alguns deles, confira:

Fortalecem o relacionamento com o público: as ativações criam laços emocionais duradouros entre a marca e seus consumidores, gerando fidelidade e advocacy.

Aumentam o brand awareness: ativações tornam a marca memorável no imaginário das pessoas, afinal, as experiências únicas proporcionadas pelas ativações geram buzz e ampliam o conhecimento da marca.

Geram engajamento: as ativações convidam o público a participar ativamente, gerando interações e compartilhamentos nas redes sociais.

Diferenciam a marca da concorrência: a criatividade e a inovação das ativações colocam a marca em destaque, já que a tornam única e atraente.

Coletam dados valiosos: enfim, as ativações permitem coletar dados sobre o comportamento e as preferências do público, auxiliando na otimização das estratégias de marketing.

Viu só? Quando bem feitas, as ativações trazem resultados expressivos para os negócios.

Conheça os tipos de ativações de marca

Ao começar a planejar uma ativação de marca é importante definir de qual tipo ela será. A escolha do tipo certo é crucial para despertar as emoções certas e, assim, gerar engajamento duradouro e alcançar seus objetivos com maestria.

A seguir, destacamos alguns tipos de ativações:

Eventos: shows, workshops, feiras, congressos e outros eventos presenciais que permitem o contato direto com o público.

Experiências imersivas: instalações artísticas, pop-up stores e outras experiências que transportam o público para o universo da marca.

Promoções e concursos: ações que incentivam a compra, o engajamento e a participação do público.

Ações de marketing digital: campanhas nas redes sociais, influenciadores digitais e outras ações online que geram buzz e engajamento.

Patrocínios: apoio a eventos e times esportivos, assim como causas sociais que alinham a marca a valores positivos e relevantes para o público.

É válido lembrar que as ativações de marca são uma ótima oportunidade para construir relacionamentos duradouros com o seu público, fortalecer sua marca e alcançar seus objetivos de marketing. Então, invista em criatividade, ousadia e inovação para criar ativações memoráveis que conquistem o coração do seu consumidor!

Confira exemplos de sucesso

Red Bull Stratos

Felix Baumgartner quebrou a barreira do som em um salto de paraquedas da estratosfera, impulsionando a marca Red Bull como símbolo de aventura e superação.

Heineken Experience 

A Heineken criou um bar interativo em Amsterdam que permite aos visitantes vivenciar a história e a cultura da marca de forma sensorial.

Dove Real Beauty Sketches 

A Dove convidou mulheres a serem desenhadas por um artista sem que ele as vissem, mostrando a beleza real delas em vez da imagem distorcida que, muitas vezes, têm de si mesmas.

Lego House 

A Lego construiu uma casa gigante com 20 milhões de peças em Billund, na Dinamarca, que se tornou um parque temático e um símbolo da criatividade e da brincadeira da marca.

Ative sua criatividade

As ativações de marca são um universo cheio de possibilidades para conectar-se com o público de forma autêntica e memorável. Use sua criatividade, ousadia e inovação para criar experiências únicas que conquistem o coração do seu público e elevem sua marca a um novo patamar.

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