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Se você trabalha com marketing digital, com certeza um dos seus maiores desafios é fazer com que o conteúdo que você produz realmente chegue ao público-alvo do seu negócio. Mas tudo isso pode mudar com o Outreach Marketing.
Essa técnica de marketing tem grande potencial de transformar sua relação com seus clientes pelos seus parceiros e pode ser a chave para construir relacionamentos de qualidade com defensores da sua marca.
Para saber como você pode aplicar o Outreach Marketing no seu negócio e impulsionar seus resultados, é só continuar acompanhando este conteúdo.
De forma bem resumida, o Outreach Marketing é uma técnica de marketing para alcançar o público pelos e-mails e, ao contrário do que muitos podem pensar, é bem diferente do e-mail marketing.
A palavra outreach vem do inglês e significa divulgação ou alcance. Logo, dá para entender porque o termo foi escolhido já que a estratégia envolve a divulgação e reconhecimento de um negócio. Inclusive, o Outreach Marketing também é conhecido como “Marketing de Alcance” ou até “Marketing de Influência”.
Basicamente, o Outreach Marketing é um processo que se desenvolve pelo e-mail, como falamos. Mas diferentemente do e-mail marketing, direcionado aos clientes finais, que irão consumir seus produtos ou serviços, esses e-mails são encaminhados para potenciais parceiros, sejam pessoas ou empresas.
O objetivo da técnica é criar uma troca entre marca e parceiro. Quando você divulga seu negócio por meio de pessoas que são importantes para o seu público, além de alcançá-lo em um lugar inesperado, você também pode contar com os parceiros na tomada de decisão. Afinal, a produção de conteúdo passa a ser colaborativa.
Apesar de parecer complexo, o Outreach Marketing é uma técnica fácil de desenvolver e gratuita, uma vez que você já trabalha com uma plataforma para otimização de e-mails.
Antes de tudo é importante ter em mente que o planejamento é muito importante, por isso ele deve ser levado em consideração. Na hora de desenvolver o Outreach Marketing é preciso muita atenção, cuidado nas escolhas e algumas boas práticas que te contamos agora:
Este é o primeiro — e talvez o mais importante — passo para montar sua estratégia de Outreach Marketing: entender quem faz parte do ecossistema da sua marca, ou seja, as pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente a ela, sejam empresas, influenciadores ou consumidores.
É importante analisar com calma e escolher bem, pois se a estratégia der certo, eles vão representar sua marca para quem olha de fora, inclusive outros clientes em potencial. Alguns itens essenciais são: número de seguidores, o engajamento e frequência, as outras parcerias e sua reputação.
A chave para essa etapa é equilibrar relevância com alcance, escolhendo parceiros que tenham o perfil da sua marca e conversem com o seu público, mas que também tenham autoridade e relevância para alcançar quem está de fora. Vale lembrar também que microinfluenciadores e influenciadores de nicho que falam sobre assuntos relacionados ao seu produto também são importantes. Para isso, a pesquisa deve ser sua principal aliada. Você pode fazê-la de 3 formas:
Busca direta: buscadores como o Google já selecionam os melhores resultados (por reputação, conteúdo, alcance, etc.) e os exibem nos primeiros lugares. Aqui, a ferramenta faz o trabalho do especialista por você, é só saber quais palavras-chave usar.
Busca relacionada: assim como na busca direta, você também vai ter os melhores resultados nas primeiras posições. O que muda é o termo pesquisado, que deve ser relacionado ao assunto principal, como o próprio nome já diz. A dica é usar a expressão “related:” junto com a palavra-chave pesquisada anteriormente.
Busca avançada: nesse tipo de pesquisa, você vai usar algumas ferramentas avançadas para chegar em quem quer encontrar. A teoria pode parecer difícil, mas a prática é muito mais fácil:
Agora que você já encontrou seus parceiros em potencial, chegou a hora de escrever o e-mail que dará o pontapé inicial nessa parceria. Nessa parte é preciso ser estratégico para passar sua proposta de forma simples e convincente.
Por isso, seja curto e objetivo, não esqueça da apresentação (sobre você e sua marca), demonstre seu interesse pelo negócio do parceiro e não esqueça de falar das vantagens dessa parceria para ambos — se possível, inclua feedbacks de outros parceiros ou parcerias e compartilhe a história dos seus clientes. Na hora de compor esse texto, lembre-se:
O objetivo principal é criar um relacionamento, por isso seja pessoal e próximo na mensagem, seguindo essas diretrizes.
Caso você não tenha recebido nenhuma resposta, vale a pena enviar um segundo e-mail, mas não mais do que isso. Afinal, o primeiro pode ir parar no spam, não ter sido visto, deletado, etc., mas também pode ser que não houve interesse na proposta. Tão importante quanto estabelecer o primeiro contato é saber a hora de encerrá-lo.
Hoje existem diversas ferramentas de automação que podem te ajudar e otimizar esse processo, desde o monitoramento do seu site até o follow up dos e-mails enviados. Mais uma vez, a dica é usar as ferramentas a seu favor e deixar que elas façam o trabalho por você.
Ao invés de enviar e monitorar os e-mails um por um, quando você usa uma ferramenta de automação você tem todos os dados listados e organizados em um dashboard, com relatórios e até feedbacks de como melhorar métricas como a taxa de abertura e conversão da sua estratégia.
Imagina construir toda essa rede de influência, conectar seu público por meio dos seus parceiros e acabar divulgando uma informação errada por falta de comunicação? Inaceitável, não é mesmo?
O Outreach Marketing também serve para manter seus parceiros atualizados sobre sua empresa, seus produtos ou serviços, principalmente depois de fechar a parceria. Por isso, não esqueça de manter esse canal de comunicação aberto e usá-lo para continuar desenvolvendo essa estratégia.
Como toda boa estratégia, o Outreach Marketing apresenta muitas vantagens para o seu negócio. Listamos as principais aqui embaixo, para que você tenha uma breve noção de como essa técnica pode impactar positivamente seus resultados:
Por meio da divulgação do seu negócio por um canal que já é conhecido e querido pelo seu público — o parceiro — você pode alcançar resultados sem precedentes. É como se o influenciador, seja uma pessoa ou uma empresa, emprestasse sua reputação para você e, portanto, também seu alcance.
Por meio do Outreach Marketing, você pode atingir pessoas que nem iriam te conhecer se não fosse por essa parceria estratégica.
Quando você passa a contar com um parceiro na produção do seu conteúdo, você também está contando com um criador, alguém para somar tanto na qualidade quanto na abordagem e diversidade da comunicação do seu negócio.
Assim, além de ser muito mais dinâmico, seu conteúdo pode se tornar muito mais interessante e assertivo.
Já ouviu dizer que “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Pois esse é exatamente o princípio dessa vantagem. Seguindo a mesma lógica do tópico anterior, quando você aplica o Outreach Marketing no seu negócio, você tem um parceiro atuando junto com você, auxiliando, inclusive, na tomada de decisões, como vimos anteriormente.
Por fim, com todas essas melhorias, o resultado não poderia ser outro: quando você tem mais alcance, qualidade e diversidade no seu conteúdo, um bom relacionamento e produtividade a partir de tudo isso, o ranqueamento do seu site, página ou perfil online fica muito melhor.
É uma sequência simples: ter um parceiro que traz um novo público para o seu negócio faz o tráfego do seu local online aumentar; com o tráfego maior — visitas e permanência — aumenta também a sua credibilidade e, com mais credibilidade, aumenta seu ranqueamento nos buscadores, o famoso SEO.
Assim, seu negócio passa a ser mais exibido (com grandes chances de figurar nas primeiras páginas dos buscadores) e, portanto, mais acessado.
Agora que você já sabe como acionar seus parceiros e também todas as vantagens do Outreach Marketing, pode estar se perguntando em que canais seu parceiro pode colaborar. A resposta é muito mais simples do que os tópicos que aprendemos até aqui: qualquer conteúdo.
Praticamente tudo o que for produzido dentro do seu marketing de conteúdo pode ter a colaboração — senão a autoria completa — do seu parceiro estratégico.
Um ótimo exemplo é o guest post. Se você possuir um blog, você pode convidar esse parceiro para escrever sobre um tema específico, que seja do domínio dele e possa contribuir com o seu conteúdo. Basta montar um documento com as diretrizes e temas a serem explorados. Essa é uma prática muito comum entre empresas e, podemos falar com propriedade, traz ótimos resultados.
Da mesma forma, o próprio e-mail marketing (agora sim!) pode ser usado em parceria. Você pode convidar o parceiro para dar um review sobre um produto ou serviço ou até escrever sobre um tema relacionado que seja interessante para o público. A partir desse princípio, você também pode derivar essa colaboração para posts em diversos formatos e assim por diante.
Existem várias outras colaborações em que seu parceiro pode agregar ao seu conteúdo, inclusive ele mesmo pode te passar algumas ideias e insights. O importante é sempre alinhar os propósitos e desenvolver algo que tenha a ver com ambos. Assim, os resultados vão aparecer cada vez mais e a parceria só tende a crescer.
Se quiser saber mais sobre técnicas de Marketing e como você pode otimizar seu conteúdo por meio delas, entre em contato com a gente. Será um prazer ser o parceiro estratégico do seu negócio.
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