Pitch de vendas: 4 técnicas infalíveis para quebrar objeções e vender mais

Imagine que você está em um elevador e, antes de chegar ao seu andar, precisa fazer um discurso sobre seu produto ou serviço. Essa é a ideia do pitch de vendas, ou elevator pitch.O termo foi criado por...

Pitch de vendas: 4 técnicas infalíveis para quebrar objeções e vender mais

Imagine que você está em um elevador e, antes de chegar ao seu andar, precisa fazer um discurso sobre seu produto ou serviço. Essa é a ideia do pitch de vendas, ou elevator pitch.

O termo foi criado por profissionais do Vale do Silício que precisavam apresentar suas ideias e despertar o interesse dos investidores em pouquíssimo tempo, devido às suas agendas ocupadas.

A ideia ainda faz sentido hoje: com uma rotina cada vez mais frenética, os clientes não dispõem de muitas horas livres. Por isso, é fundamental saber como comunicar a sua marca com rapidez, eficiência e empatia.

Nossas dicas para desenvolver seu pitch de vendas

Por vezes, falar pouco leva mais esforço do que falar demoradamente. Para resumir seu produto ou serviço de maneira interessante e didática, é preciso dominá-lo. Para ajudar, elaboramos algumas dicas estratégicas.

Defina um objetivo e conheça seu o público

Em primeiro lugar, qual é o seu objetivo ao criar um pitch de vendas? A resposta pode ser variada: ganhar visibilidade, posicionar a marca, vender mais, atrair investimentos.

A abordagem vai depender da sua intenção principal. Com um propósito claro, ficará mais fácil encontrar as palavras certas para engajar a audiência, além de transparecer mais facilmente o que a sua empresa busca.

Estudar o público também é essencial. Mapeie a audiência: onde trabalham, qual é a sua idade, quais são os seus interesses.

Com esses dados em mãos, você poderá traçar possíveis desejos, necessidades e objeções, projetando seu produto como solução.

Adapte-se ao tempo disponível

O pitch de vendas não precisa ter necessariamente dois ou três minutos. Tudo vai depender da agenda disponível.

A dica é ter um discurso base e, caso seja possível falar mais dos benefícios e soluções que a sua marca oferece, continuar a conversa. 

O contrário também é válido. Caso, por algum imprevisto, o convidado precise sair mais cedo, o vendedor deve ter flexibilidade para adaptar o conteúdo. Uma boa dica é perguntar, logo no início da reunião, como está a agenda dele(a).

Posicione-se como um parceiro

Muito mais que um cliente, você deve tratar seu ouvinte como um parceiro. Escute sua opinião com calma, sem interromper. Faça anotações. Todos gostam de ser ouvidos.

Depois que ele terminar uma objeção, por exemplo, comece seu discurso repetindo uma frase dele com a qual você concorda, mostrando um campo comum. Contorne os problemas levantados com soluções, mas sem demonstrar arrogância.

Mostre o valor do seu produto no pitch de vendas

O preço obviamente terá grande impacto na hora do cliente ou ouvinte decidir pelo fechamento. 

Por isso, mostre desde o início que o investimento trará resultados sólidos. Mostre cases de sucesso, depoimentos de clientes e estimativas. Assim, o foco deixa de ser o custo e passa a ser o retorno.

Com essas dicas, o seu pitch será muito mais completo e assertivo. 

Planejamento comercial

Para garantir o completo sucesso da sua estratégia de vendas, é preciso ter um planejamento sólido.

A metodologia outbound 2.0, que usa técnicas de vendas adaptadas para o meio digital, é baseada em dados do início ao fim e conta com uma profunda definição do perfil de cliente ideal.

Ela foi responsável por aumentar o faturamento da Salesforce de U$ 5 milhões para U$ 100 milhões em um ano. 

Mesmo se você não tiver ideia de como fazer um bom planejamento para essa metodologia, pode ficar tranquilo! Nós temos boas informações para compartilhar com você. Confira:

 

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