Facebook: como o novo algoritmo influencia na sua empresa

O Facebook mudou?

Nestes últimos tempos, aconteceram nas estratégias de Marketing Digital muitas mudanças significativas, tudo isso porque os dois maiores meios de divulgação na internet acabaram alterando seus algoritmos, de forma que a navegação nos respectivos sites se tornasse ainda mais atraente para os usuários. Estamos falando deles: Google e Facebook.

A principal mudança feita no Google, foi dar privilégio para aqueles sites que apresentam design responsivo, porém, qual foi a mudança realizada no algoritmo do Facebook? Porque ocorreram essas mudanças e como isso vai afetar diretamente sua empresa? O que deve ser feito para que seu negócio continue tendo sucesso na rede social? Embora existam muitas dúvidas, estamos aqui para esclarecer todas elas.

Segundo Max Eulenstein e Lauren Scissors, gerente de produto e pesquisadora de experiência do usuário, respectivamente, essa mudança aconteceu para que houvesse um balanço de conteúdos que os usuários recebem sobre seus amigos e pessoas públicas, organizações, empresas, etc. Todo esse estreitamento em relação aos conteúdos, isso é, aquilo que cada usuário vê em seu feed de notícias, será customizado a partir de seus próprios interesses. Para que essa ideia fosse realizada, foram levadas em consideração três atualizações:

  1. Usuários com pouco conteúdo

Esta foi a primeira alteração. Ela foi pensada exclusivamente para oferecer uma melhor experiência para aquelas pessoas que não têm muito conteúdo para ser visualizado. Anteriormente, a rede social tinha uma espécie de código que proibia repetição de conteúdo da mesma fonte consecutiva, porém, agora se o usuário estiver em seu feed e acabar todas os conteúdos e ele continuar navegando, essas repetições irão acontecer.

  1. Conteúdos de amigos próximos relevantes

Para que o feed de notícias não continuasse com aquela bagunça, mostrando tudo o que seus amigos curtiram ou comentaram, agora o Facebook vai dar privilegiar àqueles conteúdos dos amigos mais próximos, que você mantêm contato com mais frequência. Sem contar que se o usuário curtir e interagir com algumas dessas páginas, será possível também que essa informação seja vista por ele.

  1. Engajamento de amigos não terá mais alcance

A terceira e última mudança realizada foi o fato de que as publicações com comentários e curtidas de amigos sejam mostradas mais abaixo do feed de noticias da rede social, em alguns casos, elas podem nem aparecer. Com isso, o feed agora irá dar um espaço bem maior para aquelas publicações feitas pelos amigos e páginas que eles curtiram, tornando assim as informações mais “limpas”.

Essas mudanças aconteceram pensando exclusivamente na experiência dos usuários ao acessarem a rede social, de maneira que agora sejam vistos apenas os conteúdos que forem de seu interesse, que todas eles apresentem um grau de importância e relevância para quem estiver acessando. Porém, vale destacar que independentemente dessas alterações realizadas, o foco da empresa sempre será a experiência do usuário.

O que fazer para continuar obtendo sucesso no Facebook?

Com a infinidade de conteúdos que são publicados e compartilhados todos os dias no Facebook, a empresa sempre deve buscar estar aprimorando seu algoritmo de forma constante para que todas as informações necessárias cheguem com a maior qualidade possível ao feed de notícias do seguidor de sua fan page. Podemos destacar três fatores que farão toda a diferença na hora da execução dessa estratégia voltada ao Facebook:

  • A principal dica é sempre dar foco total à relevância do conteúdo que estará sendo compartilhado. Ele deve ter um alto grau de qualidade e importância para seu seguidor. Assim, o usuário não vai apenas curtir sua publicação, mas sim comentar, compartilhar em seu perfil e fazer com que outras pessoas vejam também.
  • A página de sua empresa deve ser bastante amigável e oferecer opções simples de interação, como, por exemplo, as opções de compartilhamento de conteúdos, elas devem sempre estar em um local de fácil legibilidade, utilização e acesso, para que aumente as possibilidades daquele click a ser utilizado.
  • Para finalizar, é essencial que você saiba como e quando usar o Facebook como ferramenta de divulgação para seu negócio, afinal das contas o Facebook Ads também funciona como um instrumento de grande sucesso nas estratégias de Marketing Digital voltada para as redes sociais.

Se a sua empresa ainda não conseguir se adaptar a essas novas ideias propostas pela rede social, saiba que o engajamento para a conversa, a educação e a ajuda para seus fãs são o grande foco dessa mudança, e que isso fará com que todas essas formas de engajamento que foram citadas acabem se tornando mais evidentes e notáveis. De certa forma, os usuários do Facebook terão um certo controle sobre o que aparecerá em seu feed de notícias, já que tudo dependerá das pessoas com quem ele tem mais contatos e de seus gostos pessoais.

Tendo isso em mente, é fácil adaptar a página de sua empresa para essas mudanças. Quanto mais conseguir fazer com que seus seguidores interajam com seu negócio no Facebook, mais notável ele se tornará.

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Feito por: Layer Up


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