SEO para E-commerce: 20 dicas infalíveis

Você já ouviu falar em SEO para e-commerce? Se você é o gestor de uma loja virtual e quer saber como atrair mais clientes, aumentar o tráfego orgânico do seu comércio eletrônico e vender mais, a...

SEO para E-commerce: 20 dicas infalíveis

Você já ouviu falar em SEO para e-commerce? Se você é o gestor de uma loja virtual e quer saber como atrair mais clientes, aumentar o tráfego orgânico do seu comércio eletrônico e vender mais, a solução está exatamente nessas três palavrinhas.

Sabemos que qualquer pessoa que começa um negócio online, deseja ter bons resultados, não é mesmo? Isso só será possível com um bom planejamento e boas estratégias de marketing digital: entre elas, estão, é claro, as técnicas de Inbound Marketing e SEO.

O SEO é a estratégia que vai ajudar o seu negócio a ficar bem posicionado nos buscadores como o Google, Yahoo e Bing.

É através dele que o público encontrará o seu site com mais facilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Sendo assim, o SEO para e-commerce mostra-se essencial para o crescimento da sua loja virtual.

Neste post você irá entender como a otimização para mecanismos de busca funciona para e-commerces, no que investir, verá 20 dicas que separamos para você obter melhores resultados e até mesmo erros que devem ser evitados.

O que é SEO para e-commerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa “otimização para mecanismos de busca”. Esse termo está relacionado ao conjunto de ações e técnicas que contribuem para melhorar o posicionamento dos sites nas páginas de resultados dos buscadores.

O maior objetivo do SEO é fazer com que sites, blogs, lojas virtuais e outras páginas figurem entre os primeiros resultados de pesquisa e alcancem o topo do Google, por exemplo. É claro que isso só será efetivo se boas práticas forem aplicadas nas páginas.

Um dos pontos importantes na hora de praticar o SEO para e-commerce é pensar não somente nos buscadores, mas também na experiência que o usuário terá ao visitar a sua loja virtual. Com o tempo as atualizações dos algoritmos do Google passaram a levar em consideração os sites que oferecem uma boa experiência para o usuário, punindo aqueles que praticam “black hat”.

Qual a importância do SEO para E-commerce?

Quando as pessoas precisam tirar dúvidas, escolher o melhor lugar para viajar, hospedagens, restaurantes, comparar preços e até mesmo ver as avaliações de um produto ou serviço, elas vão direto ao Google, certo? O Google é o principal canal de busca a ser utilizado quando alguém precisa solucionar alguma dor. Agora pense em quantas pessoas estão buscando os produtos que o seu e-commerce e os outros oferecem.

É por isso que você deve adotar o SEO para e-commerce. 

É ele que vai te ajudar a se destacar da concorrência e conquistar as primeiras posições do Google.  Isso é importante para aumentar o número de visitas ao seu domínio, que podem gerar mais oportunidades de negócio, aumentando o ticket mensal da sua empresa.

2o dicas de SEO para E-commerce

Agora vamos te apresentar 2i dicas de SEO para E-commerce para que a sua loja virtual atraia clientes mais qualificados.

1. Escolha as palavras-chave corretas para o seu funil de vendas

A pesquisa de palavra-chave é o ponto de partida da sua estratégia de SEO.

Nesse momento é preciso pensar nas possíveis palavras que as pessoas usam ao buscar o que o seu e-commerce oferece. Você também pode usar ferramentas para te ajudar a encontrar as palavras-chave certas, como o Keyword Planner do Google Ads, o Ubersuggest ou o SEMrush.

Existem dois tipos de palavras-chave: as head tails, que são palavras curtas e genéricas como “camisa” e as long tails, que são aquelas palavras mais especificas e contextualizadas, como “camisa listrada preta”. As pessoas que buscam utilizando as head tails ainda estão no topo do funil de vendas, pois pesquisam sem saber muito bem o que realmente desejam.

Já as que pesquisam usando as long tails estão praticamente prontas para comprar – e por isso elas tendem a converter mais.

2. Crie bons títulos para as páginas de e-commerce

Todas as páginas do seu comércio eletrônico devem ter títulos ou title tags.

No entanto, para que sejam bons o suficiente para ranquear no Google, é necessário inserir a palavra-chave principal.

Por exemplo: uma loja virtual que vende diversos calçados pode ter uma página de produto com o título “tênis adidas Superstar”, colocando até mesmo a cor do produto, o que facilitará as buscas dos usuários.

Tente manter o seu título abaixo de 60 caracteres para que ele não seja cortado na página de resultados do Google.

3. Estruture as heading tags

As heading tags são os códigos H1, H2 e H3 ou além que são inseridos no HTML da página. Elas seguem essa hierarquia no intuito de organizar o conteúdo das páginas, sendo o H1 o título principal e as outras tags os subtítulos ou intertítulos.

Essas tags também facilitam a identificação dos assuntos para os robôs do buscador e para o usuário.

Palavras-chave e termos relacionados ao conteúdo da sua página devem ser destacados nas heading tags.

Vale lembrar que cada página deve conter somente um H1, certo?

4. Faça boas meta descriptions

meta description é um texto descritivo que fica abaixo do título da página nos mecanismos de busca.

Esse recurso é importante para descrever o conteúdo que o usuário encontrará na página e precisa ser chamativo para impulsioná-lo a clicar no link. A meta descrição precisa manter o padrão de no máximo 160 caracteres. Por isso, seja claro e objetivo ao escrevê-la.

5. Otimize as suas imagens

No e-commerce, as imagens são as peças diretamente relacionadas ao sucesso.

Através das imagens, é possível expor o produto ou serviço que o seu negócio oferece.

No entanto, existem algumas boas práticas para que as imagens tragam resultados positivos. A primeira e principal regra é ter fotos de qualidade, com tamanhos adequados e sem deixá-las pixeladas. Depois, é preciso ter atenção nas tags.

Isso colabora para que os seus produtos sejam melhor posicionados na pesquisa de imagens do Google.

6. Desenvolva URLs amigáveis para a sua loja virtual

A URL trata-se do endereço web do seu site e é um dos elementos que o Google leva em consideração na hora de indexar e classificar as páginas. Deixe a sua URL clara e compreensível, descrevendo exatamente o conteúdo da página.

Insira a categoria, o modelo e a palavra-chave do produto.

7. Faça a descrição dos produtos

Para que o seu comercio eletrônico apareça nas páginas de resultados do Google e aumente a taxa de conversão, é preciso fazer descrições completas sobre os produtos e utilizar a palavra-chave no título, nas imagens, meta description e URL.

Evite colocar textos dos fabricantes ou fornecedores, lembre-se que outros sites também podem vender os mesmos produtos que o seu. Capriche na descrição do conteúdo e produza textos originais com as características do que está sendo vendido.

8. Faça linkagem interna

linkagem interna também é um fator que é relevante para o Google.

Os links internos facilitam a navegação dentro da sua loja e mostram para o buscador que existem outras páginas que devem ser indexadas. Você pode inserir links na home do seu site e transferir a “autoridade” dela para páginas menos acessadas. É possível também inserir links internos na página inicial, que direcione o usuário para outras seções do próprio site.

9. Faça link Building

Tanto os links internos e os externos transmitem relevância e autoridade para as páginas dos sites.

Portanto, construir uma rede forte de links pode levar o seu e-commerce para outro nível. O link Building é uma ótima estratégia para gerar mais tráfego e melhorar o ranqueamento orgânico do site, já que essa é uma maneira natural de conquistar links externos de qualidade.

10. Destaque as avaliações dos clientes

Antes de realizar uma compra, grande parte dos consumidores busca por recomendações de outras pessoas que já adquiriram o produto.

Então, se você possui produtos ou oferece serviços de qualidade, é muito importante expor as avaliações e comentários dos clientes que já compraram da sua empresa. É o que chamamos de prova social. Provas sociais fortalecem a confiança que os visitantes possuem em relação a sua marca através da criação de um senso de comunidade, já que outros estão compartilhando suas experiências.

11. Fique atento a velocidade de carregamento do seu site

velocidade de carregamento também é considerada um fator de ranqueamento de SEO para e-commerce.

Com a com a correria do dia a dia, as pessoas não têm paciência de esperar mais de 5 segundos para carregar uma página.

Quando um site demora mais do que isso para abrir ou para carregar as imagens, é muito provável que os usuários sairão da página, o que aumentará a sua taxa de rejeição de forma significativa. Para te ajudar nessa questão, você pode utilizar a ferramenta PageSpeed Insights, que mede a velocidade de carregamento e contribui para corrigir erros de lentidão do site.

12. Organize a arquitetura do site

arquitetura do site é como se fosse a prateleira de um mercado onde são separadas as mercadorias de maneira organizada. Uma boa construção de site deve prezar pela navegabilidade dos usuários, oferecendo caminhos curtos e soluções completas.

Por exemplo: página inicial> camisetas>infantil> personagens> Mickey.

13. Tenha páginas responsivas

O Google já reconhece páginas responsivas e dá prioridade para elas nas páginas de resultados.

Um e-commerce deve ser adaptável a todos os dispositivos utilizados pela persona. Caso contrário, um usuário de smartphone pode gastar muito tempo para carregar o conteúdo, o que o fará desistir de acessar a página. A ideia é que a experiência seja sempre positiva.

15. Use uma plataforma eficiente para a sua loja virtual

Escolha uma plataforma que realmente vá ajudar a alcançar seus objetivos.

16. Invista no Marketing de Conteúdo para o blog do seu E-commerce

Marketing de Conteúdo é o processo de produção, promoção e divulgação de conteúdos direcionados para o seu público-alvo. Muitas lojas virtuais acabam deixando essa estratégia de lado por não saberem dos benéficos que ela proporciona.

Porém, se o Marketing de Conteúdo estiver bem alinhado com o SEO, os resultados serão duradouros.

É possível aplicar essa estratégia em diversos canais, como redes socais, YouTube e e-mail marketing.

Um canal excelente para colocar essa estratégia em prática é o blog. Através dele, pode-se criar artigos relacionados ao seu e-commerce. Os conteúdos devem sanar dúvidas e resolver as dores que o seu público possui, impulsionando-o a tomar a decisão de compra.

17. Evite conteúdo copiados de outros locais

Lembra que citamos que as descrições dos produtos precisam ser originais?

Como falamos anteriormente, muitos outros sites podem vender o mesmo produto que o seu e-commerce.

Quando você descreve as suas mercadorias com características passadas pelos fabricantes, você corre o risco de outras pessoas utilizarem esse padrão de descrição também. Isso acaba sendo um problema, pois os rastreados do Google entenderão que se trata de conteúdo duplicado. Nesse caso, eles não conseguem compreender qual é a página mais relevante e acabam penalizando as páginas com cópia.

19. Evite conteúdo duplicado nas páginas

A duplicidade de conteúdos internos pode ser um grande problema para a qualidade do site e o ranqueamento das páginas.

Para solucionar esse conflito você deve usar a canonical tag, que serve para indicar para o mecanismo de busca qual é a página preferencial que você deseja que apareça nos resultados de pesquisa, gerando mais autoridade para aquela página.

20. Evite links quebrados

Ao longo do tempo é muito comum que páginas deixem de existir e que os produtos não estejam mais em uma determinada página ou que haja uma mudança de URL. Quando isso acontece, o usuário vai direto para um link quebrado e se depara com o famoso erro 404 ou página não encontrada. Para corrigir esse problema é muito simples: faça o redirecionamento 301 e direcione o usuário para a página correta. Esse recurso também é muito útil para transferir a autoridade da URL antiga para a nova.

Preparado para atingir melhores resultados com o SEO para e-commerce?

É através do SEO que você consegue melhorar o despenho do seu site, aumentar o tráfego, conquistar mais clientes e até mesmo alcançar o topo do Google de forma orgânica, sem precisar gastar com mídia paga para divulgar a sua marca.

Para garantir resultados efetivos e duradouros, é necessário melhorar constantemente.

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