Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
A transformação digital fez com que muitas empresas passassem a adotar metodologias ágeis para organizar suas demandas, times e entregas. E uma dessas metodologias diz respeito justamente ao conceito de squads.
Afinal de contas, o mundo mudou e as demandas corporativas também precisaram acompanhar essa mudança para garantir mais agilidade e inovação, seja em seus serviços e produtos ou em suas entregas para os clientes.
E, nesse cenário, os squads são, basicamente, uma forma de dividir os colaboradores em equipes multidisciplinares com um objetivo em comum. O resultado disso são times mais autônomos, produtivos e eficientes.
Além disso, é importante ressaltar que essa metodologia é uma das principais tendências para as companhias que querem se tornar inovadoras. Mas será que a sua empresa já está pronta para aderir a essa inovação?
Vamos te ensinar como e porque fazer isso neste conteúdo. E o melhor de tudo: vamos usar como exemplo a nossa própria experiência de sucesso.
E então, vamos juntos?
A Spotify foi a pioneira e grande responsável por desenvolver esse método, que tem o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores, alocando recursos de maneira eficiente e garantindo, assim, a agilidade nas entregas.
Outras gigantes, como a Netflix, o Nubank, o Google e o Quinto Andar, também utilizam essa estrutura no seu ambiente de trabalho e são amplamente reconhecidas pela criatividade e pela autonomia dos seus colaboradores.
Isso porque os squads são compostos por profissionais multidisciplinares, com diferentes habilidades e que buscam um objetivo em comum: gerar mais produtividade e eficiência nas demandas.
No geral, é recomendado que cada squad tenha até 8 membros e que todos eles consigam trabalhar de forma autônoma, mas colaborativa.
Por fim, vale ressaltar que esses times são formados por profissionais de diversas áreas como marketing, tecnologia, design, produto e afins.
Para conhecer mais do nosso ecossistema digital, clique no banner abaixo.
Agora que você já está por dentro do conceito de squad, vamos entender melhor como esse método é aplicado na prática. No modelo criado pelo Spotify, por exemplo, os times estão dispostos na vertical e na horizontal.
As equipes na vertical são os squads (esquadrões) e as tribes (tribos), agrupados por objetivos de entregas. Já os grupos na horizontal, chapters capítulos) e guilds (guildas), são agrupados por competências ou interesses.
Entenda melhor como funciona cada uma dessas divisões:
Os squads são a primeira dimensão desse modelo.
Eles são compostos por um grupo de pessoas com habilidades e competências diferentes, mas que trabalham em prol de um objetivo em comum. Seja realizando um projeto ou atendendo a um determinado cliente.
Cada squad tem autonomia para se organizar, definir os seus horários de alinhamento e escolher o seu próprio framework de trabalho, gerindo, assim, o seu desenvolvimento e levando em conta as estratégias da companhia.
As tribos são formadas basicamente por um conjunto de dois ou mais squads com objetivos similares. Nesse sentido, o objetivo das tribos é incentivar a troca de experiências e a colaboração entre as squads.
Também chamados de capítulos, os chapters são uma dimensão horizontal, que agrupa os profissionais por suas competências e habilidades.
Ou seja, ele mescla pessoas de squads diferentes que tenham as mesmas habilidades e funções. Por exemplo: programadores, redatores, designers, etc.
É recomendado que cada chapter tenha um líder que possa atuar como mentor daquela competência, estimulando a troca entre essas pessoas, que, por ocuparem a mesma função, podem passar por experiências similares.
Por fim, as guilds são comunidades com interesses em comum criadas espontaneamente. Ela mistura profissionais de vários squads e habilidades diferentes, que se encontram para conversar sobre experiências, dificuldades, ferramentas e outros assuntos que vão além da rotina de trabalho.
Antes de adotar essa metodologia, é preciso contratar colaboradores que se adequem a este modelo de trabalho, isto é: pessoas multidisciplinares, colaborativas e que possam se autogerir, depois disso, é só colher os frutos!
Entre os principais benefícios dessa prática estão:
Os nossos squads são formados por times remotos de tecnologia, marketing, mídia, comercial, BI e muitos outros, todos compostos por profissionais competentes, multidisciplinares e de alta performance de todo o Brasil.
De acordo com Lucas Chiessi, um dos nossos CS
“O grande desafio de se trabalhar em squads é conseguir prazos que sejam bons para todo o time, organizar também a parte do que de fato vira prioridade em determinado momento e conseguir olhar todos os projetos. Mas o time da Layer é totalmente sensacional e sempre sabe a hora de mudar de rota.”
Aliás, um dos nossos grandes diferenciais é que a inovação faz parte do nosso DNA, por isso, só contratamos profissionais digitais e que respiram tecnologia, para levarmos a melhor experiência de marketing aos nossos clientes.
Atualmente, nossos squads são:
Eles foram criados em 2019, e são compostos por profissionais de customer success, gestão de projetos, redatores, designers e profissionais de mídia e performance.
Além disso, o mesmo time trabalhando para os mesmos clientes, fez com que a familiaridade, a curva de aprendizado e a qualidade das entregas só subissem. Com isso, tivemos mais resultados, a taxa de churn foi baixa se comparada a do mercado e chegamos a bater 89 e 93 em pesquisas NPS.
Para entender outras metodologias de organização que são essenciais para alcançarmos nossos resultados, continue acompanhando nossos conteúdos por aqui e descubra mais detalhes sobre o time que forma essa baita agência.
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.