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Vender no Instagram, desde 2018, passou a ser uma prática comum para grandes empresas — ou até mesmo microempreendedores — que visam aumentar o alcance da marca e, consequentemente, o volume de vendas.
Se você acha que precisa ter um e-commerce estruturado para adotar essa estratégia de vendas, você está enganado! Hoje, é possível fazer isso dentro do próprio Instagram.
Mas por que fazer esse trabalho direto na rede social?
Um número gigantesco de empresas já possui uma conta no Instagram. Você sabia que 80% dos usuários acompanham pelo menos uma marca no seu feed? Os dados são da própria rede.
Vender pelo Instagram é uma oportunidade muito boa para impulsionar os resultados da sua empresa. Você vai ficar de fora mesmo assim?
Investir na criação de um e-commerce, muitas vezes, é sinônimo de dor de cabeça. Porém, como já falamos, vender no Instagram passou a ser uma boa alternativa para muitas empresas.
Um estudo de 2016, da americana Pew Research Center, afirma que 36% do público que navegava na internet estava no Instagram. Metade desses usuários acessava esta rede social todos os dias. Que tal desenvolver conteúdos na sua conta para atingir essas pessoas?
Um dos pontos que mais pesam contra as empresas que desejam vender no Instagram é a impossibilidade de inserir links nos conteúdos publicados. E essa, até pouco tempo atrás, era a desvantagem do Instagram em relação às demais redes.
O que isso quer dizer?
Quando você se atrai por um produto. Se não tem um link que leve diretamente à página de compra, você entra no site da empresa e pesquisa pelo que desejava? Os usuários, no geral, não têm esse tempo ou têm preguiça de fazer esse caminho.
O Instagram permite link em apenas um campo, na famosa “bio”, ou melhor, biografia. Por esse motivo, a frase “Link na bio” é tão usada pelas empresas que apostam em vendas por meio desta rede social.
Além disso, se você conta com mais de 10 mil seguidores, é possível inserir link nos stories compartilhados com o público.
Algumas empresas entram no Instagram e não sabem muito bem o que escrever em sua biografia. Saiba que esse campo é importante para convencer o usuário que vale a pena seguir sua página.
Várias hashtags? Emojis? Textos gigantes? Esqueça tudo isso!
A bio é o lugar em que você diz em poucas palavras o que sua empresa faz para potenciais clientes que chegam até seu perfil.Veja como fazemos aqui na Layer Up:
Fomos o mais objetivos possível na descrição do nosso trabalho. É preciso ser direto e convincente ao mesmo tempo. Sem rodeios.
O Instagram é uma rede social visual, mas vale lembrar: foto também é conteúdo. Portanto, não deixe de produzir peças regularmente para, assim, manter uma audiência dentro da sua página.
Aqui na Layer Up, todo conteúdo que produzimos para o nosso blog é divulgado (com link) no Instagram Stories. Além disso, nós publicamos com frequência vídeos da rotina da agência, o que pode aproximar o público da marca.
Há diversas possibilidades de produzir conteúdos para o Instagram. Responder dúvidas frequentes do público, por exemplo, é mais uma alternativa.
Vídeos ao vivo têm sido uma estratégia muito utilizada pelas empresas que agora tentam vender pelo Instagram. Ao iniciar uma live, todos os seguidores são notificados e podem interagir com sua publicação.
Selecione as novidades mais relevantes e faça lives para anunciar para os seus seguidores. Porém, é preciso ter bom senso para não passar a ser um incômodo para os seus seguidores.
Ver um produto para finalizar uma compra é essencial para os consumidores. Prova disso é a pesquisa do Yotpo sobre o Instagram , que aponta que 72% dos clientes afirmam que ver as fotos de um produto na rede social aumenta as chances de compra.
O mesmo estudo revela que 38% dos clientes afirmam comprar com frequência produtos que foram vistos no Instagram. Ou seja, tentar atingir essas pessoas com seus produtos nesta rede pode alavancar seu negócio!
Para chegar até esse público, você precisa apostar nos posts compráveis. Já se deparou com fotos que, ao serem clicados, disponibilizam valores dos produtos? É disso que estamos falando!.
Com este recurso, os usuários não precisam sair do Instagram e procurar pelo produto. Ao clicar no ícone que indica o valor, ele é direcionado à página que contém o produto desejado.
Porém, para conseguir trabalhar com esse modelo de post, você vai precisar:
Como você pôde notar, muitas pessoas estão no Instagram e grande parte delas está disposta a comprar nesta rede social. Por que não investir e tentar aumentar seu faturamento por lá?
Certamente, a ideia dos posts compráveis pode favorecer — e muito — seu negócio.
Mas lembre-se: publicar conteúdos uma vez ou outra não faz sentido. É preciso ter disciplina e manter a rede social a todo vapor e, assim, ser visto pelos seguidores com frequência.
Para que a interação entre público-alvo e marca seja positiva, é preciso estudar o comportamento da persona . Com isso, as ações adotadas certamente serão mais efetivas.
Essa análise comportamental dos usuários do Instagram pode ser um trabalho desafiador.
Nós, da Layer Up, administramos e produzimos conteúdos para as redes sociais dos nossos clientes. Temos ampla experiência nesse tipo de estudo para construir estratégias cada vez mais assertivas.
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