Não fique para trás e inclua uma estratégia de vídeo marketing em suas ações

Já reparou que ultimamente tem sido cada vez mais comum se deparar com conteúdos audiovisuais no feed das redes sociais? Pois é, trata-se de uma estratégia de vídeo marketing que, se adotada pelas empresas, pode gerar resultados significativos.

Tem ideia de quantas informações você consome durante um dia? Não sabemos exatamente, mas ao entrar no Facebook ou Twitter, por exemplo, são dezenas em somente 10 minutos de navegação.

Essa é uma característica da transformação digital: um volume gigantesco de informações na tela do seu celular. Para se destacar nesse emaranhado de conteúdos é preciso inovar, e muitas empresas já fazem isso usando vídeo marketing.

Segundo pesquisa realizada pela Cisco, até 2020 82% do tráfego da internet será gerado por vídeos. Número impressionante, não acha?

Portanto, aproveitar esse tráfego é quase uma obrigação para sua empresa. Ou você prefere ficar de fora e deixar de atingir seu público-alvo, que certamente está nesse canal?

Afinal, o que é vídeo marketing?

Vídeos que são utilizados para atrair ou reter potenciais compradores podem ser classificados como vídeo marketing. Aqui na Layer, por exemplo, passamos a trabalhar com o nosso canal do YouTube, como pode ver:

Este é um vídeo educacional, ou seja, ele tem como objetivo ensinar nosso público sobre esse tal de Google Ads. Porém, produções audiovisuais institucionais e, claro, as publicitárias, podem ser chamadas de vídeo marketing.

E não pense que estratégias do tipo se limitam ao YouTube. Elas podem ser desenvolvidas para outros canais de divulgação e, mesmo assim, serão consideradas vídeo marketing e terão o mesmo efeito, desde que sejam bem segmentadas.

A segmentação terá cada vez mais importância para que suas estratégias sejam realmente efetivas. Afinal, mais pessoas visualizarão vídeos na web e, para que sua estratégia dê resultados, é preciso conversar com quem deseja te ouvir, ou seja, é preciso segmentar suas ações ao público-alvo qualificado.

Hoje, como já falamos, existe um consumo enorme de vídeos na web, mas, segundo Alvaro Paes de Barros, esse número pode aumentar ainda mais.

Segundo ele, até o final do ano de 2020, o consumo de vídeos online já terá ultrapassado a televisão.

Esta afirmação do Alvaro Paes não é um achismo, ela se sustenta nos dados de consumo dos usuários no YouTube.

Quais serão os benefícios para sua empresa

Vídeo marketing

A mudança de comportamento dos consumidores dita como as empresas devem agir. Hoje, trabalhar com vídeo marketing é uma realidade. Mas o que esse investimento trará para o seu negócio de fato?

Facilidade no consumo de conteúdo

Como você já está cansado de saber, a transformação digital trouxe consigo o excesso de informação. Por isso, na maioria das vezes, os conteúdos mais interativos saem na frente.

E aí que as produções de vídeo marketing entram. Mas não se desespere: isso não representa nenhum tipo de ameaça aos materiais escritos. Com essa novidade, temos que incluir essa estratégias para alcançar bons resultados.

Já existem muitas empresas no Brasil que aderiram às produções audiovisuais em suas ações. As que ignorarem essa realidade, podem estar colocando a saúde financeira do seu negócio em risco.

Fortalecimento da marca

Vídeo marketing também pode ser institucional, para agregar valor à marca das empresas. Essas produções podem ser ligadas ao que a marca defende e como são feitos os trabalhos com os clientes, por exemplo.

Aqui na Layer Up, nós sempre batemos na tecla do empreendedorismo feminino. Afinal, somos uma agência fundada por duas mulheres. Essa estratégia é uma forma de reforçar o que defendemos por meio de um conteúdo institucional.

Nós também buscamos fortalecer nossa marca por meio de filmagens de reuniões com clientes. Destacamos os principais pontos que foram abordados no encontro e publicamos nas redes.

Tráfego orgânico

Ter um bom volume de visitantes orgânicos no seu site, isto é, acessos que não ocorreram por causa de uma campanha paga no Google é essencial para conquistar resultados expressivos em uma estratégia digital.

Segundo pesquisa a The State of Video Marketing 2017, 76% das empresas que incluíram vídeo marketing em suas ações notaram um aumento de tráfego orgânico.

O que isso representa?

Com vídeo marketing, você terá mais visitantes, ou seja, uma chance maior de conquistar novos leads e oportunidades de negócio.

Criar autoridade

Apostar em vídeo marketing é uma chance de construir autoridade no mercado e mostrar que realmente entende do que fala.

Se um negócio vende curso de cerveja artesanal, por exemplo, não seria interessante que eles produzissem conteúdos audiovisuais falando de como funciona o processo?

Trata-se de uma forma de engajar o público-alvo e ganhar autoridade no mercado.

Combinação perfeita: inbound e vídeo marketing

Vídeo marketing

Sim, é possível aliar vídeos com sua estratégia de inbound marketing. Não sabia? Então vamos falar mais sobre isso.

Um dos principais braços do inbound é o marketing de conteúdo, ação que atrai potenciais compradores e passa a nutri-los com informações relevantes.

Essa nutrição com conteúdos de interesse não se limitam a pautas diretamente ligadas ao produto ou serviço oferecido. É preciso atingir a dor do público e, assim que ele estiver mais por dentro do tema, apresentar sua solução.

Quando falamos do marketing de conteúdo, muitos já se lembram de produções textuais. Porém, essa estratégia possui outros formatos e um que ganha cada vez mais espaço é o vídeo marketing.

Como usar vídeos nas estratégias de inbound?

Produzimos conteúdos como este para o nosso blog e apostamos nos e-books para conquistar novos leads, entre outras ações. Porém, é importante ter a consciência de que nem todos leem os conteúdos em sua totalidade, seja um blogpost ou um material rico textual.

Por isso, o vídeo marketing surge como uma nova alternativa para nutrir o público-alvo do seu negócio.

Já se deparou com vídeos dentro de blogposts que, para serem reproduzidos, solicitavam um endereço de e-mail? Pois é, se você forneceu o e-mail, certamente entrou em fluxo de inbound marketing.

Como falamos, conteúdos textuais nem sempre serão atrativos para muitas pessoas. E isso não reflete a qualidade da sua produção, mas sim os hábitos dos consumidores que mudaram.

O vídeo marketing, por ter um dinamismo muito maior, acaba sendo a preferência dos internautas. Essa é sua chance de usar esse novo canal para estreitar o relacionamento com clientes e potenciais compradores.

Além disso, vídeos possuem um poder de engajamento e compartilhamento muito grande. Ou seja, é ser uma porta de entrada para novos clientes em sua empresa.

Inclua vídeo marketing em suas ações

Como você pôde notar, vídeo marketing é uma estratégia do futuro e, se não incluí-la nas ações da sua empresa, a chance de perder espaço no mercado é muito grande.

Aqui na Layer Up, por exemplo, além de termos iniciado os trabalhos de conteúdo audiovisual para nós, já temos grande experiência com produções para os nossos clientes.

Se precisar de ajuda, pode nos chamar aqui 😉

 


Posts Relacionados

Deixe um comentário