Publicidade online – 5 passos para criar uma campanha de sucesso

13/09/2015 Por
Publicidade Online: 5 passos para criar uma campanha de sucesso

Você sabe criar campanhas online?

Não é mais nenhuma novidade que estar presente na mídia social é um fator mais do que importante para sua empresa. Podemos basear essa afirmação em diversos motivos e estatísticas que comprovam a veracidade disso. Porém, antes de gastar energia e dinheiro para realizar uma campanha na mídia social, independentemente da plataforma utilizada, é mais do que necessário ter todo um planejamento antes para que toda a campanha e o esforço não venham a ser perdidos ao obter maus resultados.

Antes de todo o processo, é preciso ter em mente que, do mesmo jeito que os usuários chegarão até você, você também vai precisar chegar até eles. Uma boa dica para fazer isso é frequentar sites e páginas das empresas concorrentes que já têm uma base de fãs consolidada, até porque não vai conseguir bons clientes por meio daquelas plataformas caóticas em que nada é feito para atrair novas pessoas. Após encontrar esse cliente, dê um jeito dele saber da existência de sua empresa, deixe uma mensagem o convidando a visitar a página, faça algum tipo de desconto especial, enfim, aí já fica a seu critério.

Após ter esses fatores citados acima em mente, é aí que você será capaz de já conseguir assimilar todos os passos que falaremos logo a seguir e mesclá-los a uma campanha para que ela saia da melhor maneira possível. Confira:

  1. Segmente seu Mercado

Não basta criar campanhas se baseando apenas nos clientes que conseguiu atrair. É preciso ter um conhecimento bastante específico antes de realizar qualquer campanha. O relacionamento com os usuários e o alcance dessa campanha são facilitados quando já existe uma noção do que o mercado espera de sua empresa. Digo, o mercado em que seu negócio está inserido. Mostre para seus seguidores que além de conhecer o assunto a ser compartilhado pela campanha, sua empresa também sempre busca mais. Uma forma de fazer isso é publicar links ou notícias relacionadas ao seu segmento (por exemplo, este link que explica como produzir conteúdo para cada perfil de cliente) para que isso agregue maior valor para sua marca e para aquilo que está anunciando.

  1. Invista

O seu cliente potencial precisa sentir segurança para adquirir aquilo que está sendo anunciado por meio da campanha. Um bom jeito de fazer isso é motivar que essa campanha chegue até ele. Você não vai conseguir fazer isso de forma orgânica, aliás, pode até conseguir, mas tenha a certeza de que não será tão bem visto ou então não passará tanta credibilidade, pois, a partir do momento em que você investe em uma campanha, ela passa a ser muito mais visualizada e também aceita. Tudo isso porque seus seguidores vão ver que sua empresa investiu naquilo, ou seja, é algo tão importante que seu negócio não poupou esforços para deixá-los em contato com aquela divulgação. (Falando nisso, dê uma olhada neste texto sobre como o algoritmo do Facebook influência na sua empresa).

  1. Se baseie em Fatos

Sempre que possível – de preferência em toda campanha a ser realizada -, dê importância e destaque fatos ou números que falem sobre sua empresa. Isso ajuda ainda mais a crescer a credibilidade e segurança daquele anúncio, pegando carona no passo anterior. Pode dar um certo trabalho e ser cansativo, mas quando ver os resultados terá a certeza de que tudo o que foi feito não foi em vão. Relate momentos marcantes, mostre gráficos, tabelas, métricas, enfim, tudo aquilo que seus seguidores vão ver e confiar, pois, como diz um antigo ditado, contra fatos não há argumentos, e para uma campanha virtual isso não é diferente.

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  1. Deixe seu seguidor ter contato com o que está sendo anunciado

Não basta apenas anunciar, é preciso fazer com que seus seguidores tenham contato com o que está sendo anunciado para terem a certeza de que realmente existe veracidade naquilo que foi dito por sua empresa. Uma ótima maneira de fazer isso é dar algum tipo de vantagem para aqueles que se interessarem no produto/serviço anunciado, mesmo que para isso precisem preencher um pequeno cadastro com e-mail. Assim, sua empresa encontrará uma brecha simples e eficaz quando for realizar o lançamento do e-mail marketing . Faça seu cliente experimentar o que foi anunciado, ele precisa ter a certeza de que o produto/serviço oferecido é bom. (cuidado para não cometer erros que comprometam o sucesso de sua campanha)

  1. Entregue realmente aquilo que foi anunciado

Servindo perfeitamente como complemento do passo anterior, é de grande importância oferecer ao cliente aquilo que foi proposto. De nada adianta propaganda enganosa, seu seguidor precisa receber exatamente aquilo que foi anunciado, ou então, tudo aquilo que levou tempo para construir pode ser prejudicado com uma única crítica.

Como perceberam, tudo envolvendo o Marketing Digital precisa ser analisado e passar por diversas técnicas específicas para que não haja erros. Toda campanha que for realizada deve passar por todos esses procedimentos, lembre-se disso.

Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas tudo o que você precisa é de planejamento. Sabemos que muitas empresas não conseguem encontrar tempo para desenvolver tal estratégia, ou estar mais próxima de seus clientes, pois sua equipe muitas vezes esta limitada e precisa pensar em mil coisas ao mesmo tempo, como a produção do produto, fornecedores a logística, enfim, trabalho infinito.

Pois bem, nós da Layer Up podemos te ajudar. Vamos tomar um café?

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Fundadora da Layer Up - empresa especializada em Inbound Marketing. Graduada em Comunicação Social (produção editorial), pós-graduada em Marketing, possui 15 anos de experiência profissional, com atuações em empresas como Editora Abril, Editora Globo, Editora 3, Grupo Ikezaki e Cers Cursos Online. É também professora do curso de Inbound Marketing da São Paulo Digital School e do Cursos Layer Up.