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Os especialistas sabem: as estratégias de marketing precisam ser pensadas de acordo com o tipo de negócio e com o segmento do cliente.
Afinal, as características, o público alvo e os modelos de negociação de cada empresa têm impacto direto nas táticas que serão aplicadas.
Assim, ainda durante a negociação com o cliente, é necessário que o time comercial saiba se a empresa em questão tem objetivo B2B ou B2C.
Se essas siglas parecem confusas para você, não se preocupe! Neste blogpost, vamos explicar as diferenças entre elas e apontar as melhores estratégias para empresas B2B. Confira!
De maneira simples, geralmente as empresas são separadas em dois grupos: as que vendem para outras empresas (business to business, ou B2B) e as que vendem para consumidores finais (business to consumer, ou B2C).
Logo de cara já podemos perceber que existem grandes diferenças entre os dois. Empresas que vendem para consumidores, por exemplo, tendem a ter uma jornada de compra mais simples e rápida.
Embora o funil de vendas exista e seja necessário na captação de leads, ele é mais curto e pode ser finalizado com maior agilidade. E a explicação é simples: a tomada de decisão é individual e pode ser influenciada com mais facilidade.
Agora, as empresas que vendem para outras empresas são mais complexas. Além da jornada de compra ser mais longa, o funil de vendas é mais detalhado e extenso.
Isso acontece porque a decisão da compra vai envolver diferentes pessoas e níveis de hierarquia, e o ticket médio a ser gasto também é mais elevado.
Depois dessa explicação, a necessidade por técnicas específicas para cada um desses grupos de empresa deve ter ficado mais simples, não é? Mas espera que ainda não acabou!
A seguir, você vai conferir as principais estratégias de marketing para empresas B2B.
Os métodos a serem utilizados em empresas B2B podem não ser tão intuitivos quanto parecem. Mesmo que alguns pontos de inbound marketing sejam semelhantes aos utilizados em empresas B2C, a aplicação e a comunicação precisam ser diferentes.
Por isso, separamos as três principais estratégias de marketing que devem ser empregadas em empresas B2B.
A comunicação é importante em tudo o que fazemos. E é claro que para as empresas B2B isso não é diferente.
Optar pela a utilização de canais como redes sociais, e-mails e sites é uma boa escolha para transmitir conceitos para o público que a empresa procura atingir.
Esses meios podem ser usados para captar leads, nutri-los e guiá-los até a compra, mas também deve ser explorada para manter um bom relacionamento com o cliente durante o pós-venda.
Falamos de geração e nutrição de leads acima, mas o assunto é tão importante que separamos um tópico só para ele.
Com demandas tão complexas como as de um mercado B2B, preparar o funil de vendas com bons conteúdos e ótimas estratégias de nutrição é essencial para garantir que os leads recebam todas as informações necessárias para que amadureçam e se sintam preparados para a compra.
Métricas e mensurações são essenciais em todas as estratégias de marketing. Algumas, como o CAC, ROI, CPC e CTR apresentam enorme relevância para entender o resultado de campanhas que estão no ar.
Além disso, os números obtidos por essas métricas podem guiar os esforços e verbas para campanhas mais assertivas no futuro.
Também existem outras estratégias que trazem grandes resultados para empresas B2B: a Layer Up é especialista nelas! Que tal descobrir como aumentar a performance dos seus projetos em nosso webinar gratuito?
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