Buddy: nosso novo processo para conectar o time no onboarding

O onboarding é, basicamente, um conjunto de processos para dar as boas-vindas aos novos funcionários, fazendo com que eles se sintam parte do time — algo fundamental para uma série de ações: como retenção de...

Buddy: nosso novo processo para conectar o time no onboarding

O onboarding é, basicamente, um conjunto de processos para dar as boas-vindas aos novos funcionários, fazendo com que eles se sintam parte do time — algo fundamental para uma série de ações: como retenção de talentos, diminuição de turnover e, até mesmo, aumento da produtividade.

E aqui na Layer, além dos procedimentos tradicionais, nós temos também a figura dos buddy’s”: membros da equipe que auxiliam de perto os novos colaboradores em aspectos como demandas, cultura e processos.

Ou seja, durante os três primeiros meses de um novo colaborador, o buddy será a pessoa responsável por tirar suas dúvidas, auxiliar nos procedimentos e até jogar conversa fora, fazendo com que esse processo, que ocorre todo de forma remota e em home office, seja mais leve, prazeroso e divertido.

Além disso, o buddy é sempre uma pessoa de outra área ou squad, com quem o novo membro, normalmente, não teria tanto contato no dia a dia. O que contribui diretamente para a ampliação dos laços do time como um todo.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então continue a leitura que a gente te explica!

O processo de onboarding

Quem nunca ficou perdido em um novo trabalho que atire a primeira pedra.

No geral, os primeiros dias em um novo cargo são desafiadores para a maioria das pessoas, por isso, o onboarding é algo fundamental para evitar essa sensação de deslocamento e/ou de não se encaixar naquele novo ambiente.

Além disso, de nada adianta contratar a pessoa certa, se você não conseguir inseri-la na cultura ou na equipe como um todo, não é mesmo? Nesse sentido, para que ela consiga desenvolver um bom trabalho, é importante ter uma ajuda inicial para se integrar com o espaço e, principalmente, com as novas pessoas.

O papel do buddy na Layer

Os primeiros dias de um funcionário sempre são rodeados de muitas dúvidas, sejam sobre a rotina de trabalho ou sobre as regras da empresa.

Além disso, muitas pessoas, se sentem intimidadas de tirar essas dúvidas diretamente com as lideranças, já que precisam de mais tempo para se sentirem à vontade. 

Recentemente, tivemos feedbacks positivos a respeito desse processo. Os novos membros nos falam que o buddy ajuda a ter uma integração muito mais rápida e efetiva. Do nosso lado, também percebemos que os colaboradores que entraram nesse modelo entendem muito mais rápido a nossa cultura e o nosso propósito, conseguindo assim ter uma visão mais completa e ampla do nosso negócio”, conta Renata Doná, nossa Head de Cultura e Talentos.

É por isso que, durante o onboarding, indicamos uma pessoa (buddy) de outra área, que ficará responsável por ajudar o novo colaborador, ampliando assim os laços dentro do nosso ambiente de trabalho.

 

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.