E-mail marketing: os erros que podem comprometer o seu sucesso

Você está atento ao e-mail marketing produzido pela sua empresa?Muitas pessoas acreditam e-mail marketing é simples de ser feito, e é dessa maneira que elas ficam mais suscetíveis a cometer erros que podem...

E-mail marketing: os erros que podem comprometer o seu sucesso

Você está atento ao e-mail marketing produzido pela sua empresa?

Muitas pessoas acreditam e-mail marketing é simples de ser feito, e é dessa maneira que elas ficam mais suscetíveis a cometer erros que podem levar ao fracasso dos objetivos traçados para as campanhas.

Por mais que exista uma infinidade de recursos disponíveis sobre como deve ser feito um bom e-mail marketing, ainda existem erros bastantes comuns; alguns deles não comprometem tanto o desempenho, porém, outros conseguem acabar com toda sua campanha drasticamente.

Assim, neste artigo vamos falar sobre esses erros que podem interferir diretamente na performance das suas campanhas e soluções práticas para driblá-los. Confira!

Erros comuns em campanhas de e-mail marketing

Construir um e-mail marketing pode não ser tão simples se imagina. Pequenos erros como um título muito longo ou CTA que não funciona, por exemplo, podem ser motivo para usuários não acessarem a mensagem.

Por isso, fica como dica a criação de títulos para mobile com até 35 caracteres, e para desktop até 70. Neste material, você também pode encontrar dicas de como explorar todo o potencial do e-mail marketing no seu negócio.

Agora, vamos aos erros comuns na criação de e-mail marketing:

E-mail longo

Escrever textos pode ser considerado uma arte. Quando o assunto é e-mail marketing, o poder de síntese e clareza merecem ainda mais destaque.

Nesse sentido, é importante criar algo que torne seu texto atrativo e relevante para o leitor. Procure não deixar o e-mail marketing muito longo, seja objetivo e foque naquilo que realmente interessa e deseja transmitir. Quando o texto é extenso demais, o leitor pode ignorar seu e-mail e na pior das hipóteses enviá-lo direto para a lixeira.

Não fornecer nada de relevante para o cliente

Não é nada aconselhável encher a caixa de entrada dos seus clientes com e-mails sem utilidade. É preciso criar um conteúdo interessante, oferecendo aquilo que ele deseja ou precisa. Assim, vale mais a pena enviar um e-mail marketing semanal bem formulado do que dez e-mails semanais sem valor nenhum.

E-mail marketing não segmentado

Antes de qualquer disparo de e-mail marketing, é necessário segmentar quem é que vai recebê-los. Separe seus clientes por meio de segmentações de leads e defina como será o e-mail lançado para cada grupo. Foque naquilo que realmente é valioso para a pessoa que está lendo o conteúdo enviado.

Escolher imagens erradas

Inúmeras imagens no corpo do e-mail pode se tornar um problema. Geralmente, conteúdos desse tipo não são otimizados para dispositivos móveis.

Avalie dentre as formas qual delas é a melhor para comunicar o que deseja. No entanto, é importante que o e-mail marketing enviado tenha no mínimo uma imagem para que o conteúdo não se torne cansativo.

Disparos indevidos

Como dito anteriormente, não é nada aconselhável encher a caixa de entrada doe seus clientes com e-mails da sua empresa. Eles podem se sentir perturbado e cancelar a assinatura e sair para sempre do seu mailing.

Além disso, muitos e-mails disparados em um curto período não tem uma boa qualidade. Por isso, crie um cronograma de envios, e defina um plano editorial de acordo com cada lista, ou seja, com cada perfil de seu público.

Falta de segmentação na lista e-mails

Se abranger uma grande quantidade de pessoas com perfis diferentes, certamente o que você está oferecendo não a atenção de muitas delas. De novo, a regra de ouro é segmentar, segmente MUITO! Para isso, vale a pena entender como criar buyer personas.

E-mail marketing com erros

Vale destacar que a ortografia é algo crucial. Toda campanha eletrônica deve passar a sensação de profissionalismo. Se o texto conter muita discordância, erros de pontuação e escrita, dentre outros fatores, certamente sua empresa irá perder a credibilidade.

Além da ortografia, certifique-se de que a imagem (ou imagens) está em boa resolução conforme com o que está sendo comunicado.

Apesar de ninguém gostar de cometer erros, a maioria deles é comum e deve ser reconhecida, pois só assim sua empresa estará pronta para crescer e consertar essas falhas. A empresa que prefere ignorar os erros e não aprender com eles não está preparada para o mundo dos negócios.

Campanhas de e-mail marketing são a opção econômica para divulgar sua empresa e se relacionar com seus clientes. Use essas dicas para melhorar sua performance!

E-mail marketing

Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.