Exemplos práticos de 5 grandes cases de sucesso

Construir cases de sucesso é uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a autoridade da sua marca, atrair leads qualificados e aumentar a taxa de conversão. Mais do que apenas mostrar resultados, um bom case...

Exemplos práticos de 5 grandes cases de sucesso

Construir cases de sucesso é uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a autoridade da sua marca, atrair leads qualificados e aumentar a taxa de conversão.

Mais do que apenas mostrar resultados, um bom case conta a história por trás do sucesso: os desafios enfrentados, as soluções aplicadas e os impactos gerados. Quando bem elaborados, esses materiais se tornam verdadeiras vitrines do seu trabalho — e merecem destaque em canais como site, blog e redes sociais.

Neste artigo, vamos apresentar exemplos poderosos de cases que marcaram o mercado e ensinar, na prática, como você pode criar o seu. Acompanhe!

O que são cases de sucesso?

Cases de sucesso são relatos reais de projetos, estratégias ou ações que geraram resultados positivos para uma empresa ou cliente. Eles mostram, de forma estruturada e com dados concretos, como determinada solução foi aplicada para resolver um problema ou alcançar um objetivo específico.

Normalmente, um case de sucesso apresenta:

  • O desafio enfrentado pelo cliente ou pela empresa;
  • A solução implementada, com detalhes sobre a estratégia usada;
  • Os resultados obtidos, com indicadores claros de sucesso (como aumento de faturamento, número de leads, engajamento, etc.).

Além disso, bons cases também costumam incluir depoimentos, gráficos e dados comparativos para gerar ainda mais credibilidade.

Leia também:

Qual o potencial de um case de sucesso?

Muito além dos números alcançados, os cases de sucesso precisam ser interessantes. O objetivo deles é justamente contar a trajetória inspiradora de algum parceiro e, para isso, nada mais justo do que focar em um bom marketing de conteúdo, além de boas práticas de SEO.

Lembre-se que a sua persona precisa se interessar pelo conteúdo que está sendo apresentado. Busque aplicar a jornada do herói, trazendo as dificuldades e obstáculos que foram superados com a ajuda do seu negócio.

Não poupe detalhes ao desenvolver o case e destaque como a sua empresa foi essencial para o alcance dos resultados.

Os cases de sucesso têm o grande poder de motivar as pessoas e mostrar que o seu negócio possui as melhores soluções para os problemas enfrentados por quem está lendo. Por isso, eles são importantes e merecem destaque.

Uma boa dica é usar a estrutura da jornada do herói, destacando:

  • Os desafios do cliente antes da solução;
  • A transformação gerada pela sua atuação;
  • Os resultados concretos obtidos.

E lembre-se: o foco não é a sua empresa, mas o impacto que ela gerou. O protagonista da história é o cliente, e você é o aliado que tornou a vitória possível.

 

Por que usar cases de sucesso na sua estratégia de marketing?

Ao apresentar conquistas reais, sua empresa se posiciona como especialista na área. Isso é especialmente poderoso em mercados competitivos, onde o cliente precisa de mais segurança antes de fechar negócio.

Além disso, cases de sucesso:

  • Aumentam a taxa de conversão em landing pages e propostas comerciais;
  • Ajudam no ranqueamento orgânico (SEO), se bem estruturados com palavras-chave relevantes;
  • São utilizados por IA em respostas de busca, desde que estejam bem descritos e acessíveis nos sites.

Cases de sucesso que você precisa conhecer

Para te ajudar na criação do seu case de sucesso, trouxemos exemplos de marcas que conseguiram ir muito além do produto ou serviço ofertado e alcançaram grandes resultados. Confira:

Dove

A marca cravou-se como um grande case de sucesso ao destacar que seus sabonetes não eram iguais aos da concorrência, já que os produtos da Dove possuem ¼ de creme hidratante. Lembra?

Além disso, a partir de 2004, a empresa adotou um novo posicionamento de Real Beleza, abrindo uma importante discussão sobre o conceito de beleza, enaltecendo as “imperfeições” e a naturalidade de cada corpo.

Para isso, suas campanhas publicitárias não usam modelos, mas sim mulheres de vários biotipos, cores e idades diferentes, mostrando que a beleza está, sobretudo, na diversidade.

O Boticário

A marca é uma das mais queridinhas pelos brasileiros e é sinônimo de beleza.

Todos os anos O Boticário cria importantes campanhas nas mais diversas datas comemorativas — como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, etc. —, apresentando histórias inspiradoras e muitas vezes emocionantes.

O curta “Toda forma de amor”, por exemplo, mostra como diferentes pessoas se conhecem e se apaixonam. Nele, é perceptível como a marca valoriza todos os clientes, independente do credo, cor ou sexualidade, e desenvolve produtos que simbolizam muito além de artigos de beleza e vaidade, mas sim, amor.

Havaianas

Você com certeza tem ao menos uma Havaianas — talvez até mais. Como sabemos disso? Esse é um dos artigos mais queridinhos pelos brasileiros!

Inicialmente, as Havaianas comercializadas se restringiam a apenas 1 modelo com 3 cores disponíveis. Mas com o passar do tempo, a marca notou uma queda no consumo do produto. Isso aconteceu porque o público deixou lentamente de usar as sandálias, pois elas eram continuamente associadas ao baixo poder aquisitivo.

A solução? Em 1994, foi desenvolvida a linha Havaianas Top com mais de 40 novos modelos e dezenas de opções de cores.

Na época, o valor do produto aumentou em 3 vezes e os comerciais com celebridades passaram a ser veiculados nas grandes mídias.

Desta forma, clientes de diferentes classes sociais passaram a utilizar as sandálias mais queridas do Brasil. E, hoje, a Havaianas ganhou importante relevância em território internacional. Incrível, né?

Nubank

O Nubank, também chamado de roxinho, revolucionou a forma como resolvemos questões burocráticas e financeiras. E podemos afirmar que isso não aconteceu apenas pelo produto em questão e a quebra da barreira dos bancos tradicionais, mas também pela sua comunicação inovadora.

Por meio de um discurso moderno e eficiente, o roxinho virou sinônimo de boa experiência do usuário e descomplicação dos processos financeiros.

Layer Up e o Grupo Playcenter

Se você busca por referência em inovação e garantia de bons resultados, o Grupo Playcenter é o exemplo certo.

Em 2021, a Layer Up venceu o Prêmio Limitless da RD Station com o case do Grupo Playcenter, na categoria Melhor Case de Marketing e Vendas. Isso porque aumentamos o faturamento em mais de 1.529,04% em uma das unidades de negócio durante o período pós-pandemia.

O trabalho reuniu a reestruturação de processos de marketing e vendas do Playcenter Family e das Playlands, aumentando sua receita com estratégia, automação e processos. Além disso, criamos uma estratégia para gerar engajamento mesmo durante o fechamento dos parques por causa da Covid-19.

Neste link, você tem a oportunidade de conferir todas as estratégias traçadas, assim como os obstáculos superados deste grande case de sucesso. Venha ver como alcançamos importantes resultados mesmo diante de tantos desafios e desenvolvemos mais um grande case de sucesso.

Leia também:

Bônus:

Melhor Case de E-commerce | A revolução digital da Dako: inovação que gera crescimento real

Nossa parceria com a Dako Eletrodomésticos é um exemplo claro de como a combinação entre dados, tecnologia e uma experiência de usuário afinada pode transformar um negócio e impulsionar resultados expressivos.

Enfrentando o desafio de ampliar o faturamento e engajar um público cada vez mais digital, trabalhamos juntos para revolucionar a jornada de compra no e-commerce da Dako. Entre as principais estratégias, destacam-se:

  • Lives interativas que aproximaram a marca do consumidor em tempo real;
  • Implantação de CRM integrado para um acompanhamento preciso de leads e clientes;
  • Lead tracking detalhado para mapear o comportamento e potencializar conversões;
  • Marketing conversacional para oferecer atendimento personalizado e instantâneo.

Os resultados foram contundentes e rápidos:

  • 165,7% de crescimento nas vendas de 2022 para 2023;
  • 59,9% de aumento adicional nas vendas de 2023 para 2024;
  • Acumulado, um salto impressionante de 324,8% no faturamento desde o início da transformação.

Mais do que números, essa transformação significou também uma experiência phygital aprimorada, unindo o melhor do digital e do físico para fortalecer a conexão entre a marca e seus clientes, garantindo relacionamento duradouro e maior fidelização.

Esse case não só mostra a importância da inovação digital no e-commerce, mas também reafirma como uma estratégia integrada e centrada no consumidor pode ser o diferencial para a liderança no mercado.

Transforme seus resultados em histórias que vendem

Construir e compartilhar cases de sucesso é uma poderosa forma de demonstrar o valor real do seu trabalho, inspirar confiança e atrair clientes qualificados.

Ao contar histórias verdadeiras, que mostram desafios, soluções e resultados concretos, sua marca se posiciona como referência no mercado e fortalece seu relacionamento com o público. Então, aproveite essas dicas e exemplos para criar seus próprios cases — afinal, nada motiva mais do que ver o impacto positivo que você pode gerar.

Está na hora de transformar seus resultados em histórias que vendem!

Prêmio Abradi 2025: Melhor Case de E-commerce

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.