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Definir as tendências de marketing nunca é uma tarefa fácil.
Afinal, vivemos em uma época na qual novos conceitos, produtos e serviços são criados todos os dias.
Isso significa que, por bem ou por mal, as prioridades também podem mudar muito rápido. Além disso, é por meio dessas tendências que empresas dos mais variados segmentos conseguem (re)pensar suas ações e criar conteúdos estratégicos que vão atingir o seu público-alvo com muito mais facilidade.
Logo ter, pelo menos, um caminho para seguir é algo fundamental, não é mesmo?
Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo relevante e útil para os nossos leitores, reunindo aqui algumas das principais tendências, estratégias e ações que os times de Marketing e Performance da Layer Up estarão de olho em 2023. Isso porque, aqui, não seguimos aquela máxima de “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Muito pelo contrário, as nossas ações são o nosso próprio portfólio.
Não é à toa que ganhamos o prêmio de Espada Ninja no RD Summit 2022, que reconhece quem adotou uma estratégia de Inbound Marketing para si com o mesmo empenho que desenvolveu para seus clientes.
Agora nossa coleção ficou assim:
+ RD Summit 2022: como a Layer Up apresentou um festival de cases de sucesso
De forma geral, as tendências de marketing são caminhos que indicam o comportamento dos leads com base em dados, pesquisas e expectativas. Ou seja, elas não surgem do nada. Pelo contrário, são diagnósticos que levam em consideração as movimentações do mercado e a maneira como as pessoas consomem os serviços.
Seja no universo digital ou no mundo offline.
Garantindo assim que as nossas ações sejam mais assertivas e funcionais.
Quer um exemplo prático?
Então basta pensar no Tik Tok, que surgiu como uma rede social para fazer vídeos curtos recheados de dancinhas. Porém, com o passar do tempo ele se tornou uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Aqui no Brasil, de acordo com o DataReportal, a plataforma atingiu 74,1 milhões de usuários em janeiro de 2022.
Já está de olho nas tendências de marketing para 2023?
Então é bom se manter atento também ao metaverso, um conceito que tem tudo para se tornar uma potência.
Afinal, este é um espaço 3D conceitual de realidade aumentada onde várias pessoas se conectam e vão tocando a sua vida através de um avatar digital, interagindo e se conectando com outras pessoas. Aliás, esta ideia lembra muito o que o jogo Second Life apresentou ao mundo em 2003, mas de uma forma muito mais tecnológica.
Sabrina Sato cria Satiko, uma influenciadora digital que só existe no metaverso. (Foto: Instagram).
Por fim, é importante frisar que nesse universo virtual, as pessoas vivem, se reúnem, trabalham, viajam, compram e interagem umas com outras, tudo isso de forma online diretamente do conforto de seu lar.
Ou seja, para as empresas do futuro, o metaverso é uma tendência mais do que fundamental.
Sua empresa já usa o big data da forma correta? Apesar da grande gama de dados que temos hoje em dia, muitas empresas ainda não sabem como extrair esses dados e usar as informações obtidas a favor do seu negócio.
No entanto, nessa entrevista exclusiva da Layer Up, Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica e fundador do Cappra Institute for Data Science, vai nos falar um pouco sobre self-service analytics, pensamento analítico e a relação do big data com o data-driven, mostrando também como utilizar essas importantes informações para criar insights sobre usuários, clientes, empresas, mercado e etc. Melhorando assim os seus resultados!
Gostou? Então confira e aproveite!
A realidade mista é, basicamente, uma mistura entre tecnologia, comunicação e ambientes em nuvem. Nesse sentido, essa tendência de marketing também engloba conceitos inovadores como metaverso, realidade aumentada, realidade virtual e internet das coisas. Misturando o mundo físico e o digital.
Demais, né?
O processo comercial possui algumas características únicas que precisam ser levadas em consideração na hora de montar suas estratégias. E, nesse sentido, Renata Centurión, Sócia Diretora Latam Winning By e Consultora de Marketing e Vendas garante que “o grande problema de continuar sempre do mesmo jeito é que você evita novas oportunidades que poderiam trazer muito mais dinheiro, crescimento e evolução para sua empresa”.
Para resolver esse problema, você pode, por exemplo:
Mas se você quer saber como deixar o seu processo comercial ainda mais eficiente?
Então aperte o play e confira essas dicas:
A experiência do cliente é toda interação que seus clientes têm com sua empresa.
Nesse sentido, investir em uma boa experiência para o cliente é deixar sua marca mais presente na memória do consumidor. Para isso, no entanto, é preciso estar preocupado com a jornada dele, com as suas vivências e com o que ele pensa da sua marca. A melhor forma de fazer isso é sendo transparente, honesto e participativo.
Nesse sentido, o phygital — um termo em inglês que une o physical (físico) e o digital — propõe um conceito em que ambos os aspectos se conectam, transformam e ressignificam, a experiência do usuário.
Ou seja, a ideia aqui é unir os dois conceitos para oferecer uma experiência completa para o consumidor, que antes estava limitado a um único formato. Esse conceito está intimamente ligado a outra tendência de marketing para 2023 o omnichannel, que pode ser definido justamente como a integração de todos os canais de contato.
As duas estratégias têm como objetivo criar uma experiência mais fluida, humana e interativa.
Aqui na Layer, desde nossa formação lá em 2014, priorizamos que nossa operação como um todo fosse centrada em dados. Tanto que, durante o ano de 2022, tivemos a segunda edição do nosso Data Driven Decision, um evento digital 100% gratuito, focado nos dados, na sua importância e em suas possibilidades de negócio.
E uma das grandes tendências para esse ano é que cada vez mais empresas adotem uma operação data driven, colaborando para a criação de campanhas personalizadas e baseada em dados concretos.
Você já ouviu falar em marketing conversacional? Ainda não?
Então é bom ficar de olho nessa tendência de marketing para 2023.
Afinal, uma boa e velha conversa sempre foi uma das melhores — e mais assertivas — técnicas de vendas.
E é, justamente, sobre isso que se trata esse conceito.
Nesse sentido, podemos definir o marketing conversacional como uma estratégia para criar diálogos atrativos, em tempo real e personalizados para cada cliente, com ajuda de chatbots e com o objetivo de transformá-los em leads qualificados e facilitar assim o processo de compra. Além de, é claro, personalizar e otimizar a jornada e a experiência dos seus clientes.
Quer saber mais sobre o Marketing Conversacional?
Então confira nosso Layer Lab especial!
2023 chegou e não dá mais para enrolar, é preciso começar a colocar em prática suas estratégias favoritas.
Para te ajudar com isso, nossa CEO Samira Cardoso preparou uma apresentação especial com as principais tendências e estratégias para esse ano! Para acessá-la, basta clicar no botão abaixo!
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