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Você consegue se imaginar vivendo, hoje, fora do contexto digital? Estamos sempre conectados e sabemos que isso impacta no nosso modo de viver e de consumir. Assim, toda empresa que quer crescer precisa saber o que é marketing digital.
Felizmente, é raro encontrar alguém do ramo empresarial que não tenha ouvido falar sobre o tema, já que está cada vez mais fácil de perceber o quanto essa modalidade de marketing é importante.
Por outro lado, o número de informações diferentes sobre o assunto na internet é imenso. Além disso, existem os falsos especialistas que surfaram na onda de crescimento do marketing digital e propõem soluções milagrosas — e quem trabalha com isso, sabe bem que elas não são possíveis.
Viemos então contar tudo sobre essa estratégia, desde seu conceito até seus mitos e verdades. Aproveite o conteúdo, aprofunde-se no tema e alinhe-se às novas necessidades do mercado.
Sua existência não é mais uma novidade, mas seu conceito ainda gera confusão. Afinal, marketing digital é sobre usar as redes sociais para promover empresas? É fazer publicidade no meio online? A resposta é sim e não.
De fato, essas e outras tarefas fazem parte da metodologia, mas não de forma individual. Ao pensarmos sobre o que é marketing digital, precisamos entender que ele engloba diversas possibilidades com o objetivo de criar uma ponte entre a marca e o consumidor nesse ambiente.
Podemos resumir então da seguinte forma: ele é um conjunto de ações nos canais digitais que estimulam a comunicação, o relacionamento, o contato e a promoção dos produtos ou serviços da sua marca para um público-alvo.
É possível afirmar que o nascimento do marketing digital se deu junto ao da internet, na década de 1960. Porém, começou a ter força de verdade por volta dos anos 1990, quando surgiram grandes empresas como a Google.
Daí para frente, com a criação de portais bastante conhecidos e das mídias sociais, as empresas precisaram começar a se movimentar.
Assim, as mais diferentes companhias começaram a ir em busca de formas de alcançar as pessoas pelo meio digital, como por anúncios, por exemplo.
Porém, nos canais digitais, os consumidores também ganharam mais autonomia, e foi preciso pensar em formas de alcançá-los de maneira menos invasiva.
Além disso, o ambiente digital abriu espaço para o monitoramento de informações sobre os clientes de uma forma que não era possível antes.
Levando em conta todo esse cenário, surgiram diversas práticas que englobam o marketing digital e que podem fazer sentido ou não para cada negócio. Falaremos sobre elas mais para frente.
Onde está sua marca quando o seu cliente realmente precisa dela? Ela precisa estar no campo de visão dele!
Vamos pensar na seguinte situação: você programou um passeio de bicicleta com seus amigos para o final de semana. Sua bicicleta está encostada na garagem há um bom tempo, mas você acredita que ela está em boas condições e vai checar só um dia antes do passeio.
Só então você vê que o banco da bicicleta se deteriorou com o tempo. Você vai desistir do programa de sábado? Claro que não! É nesse mesmo instante que você saca o smartphone do bolso e busca por bons preços e uma loja próxima que tenha a solução para seu problema.
Quem é dono de uma empresa que pode ajudar na troca desse banco da bicicleta precisa garantir que a marca e seu produto vão saltar na tela e se encaixar como uma luva para o consumidor.
O Google chama essa situação de micro-momento, ou seja, aquele exato minuto em que o consumidor se vê diante de uma questão, algo como “qual o melhor preço?” ou “o que fazer em tal cidade?” ou ainda “onde encontro um banco para bicicleta no bairro tal de São Paulo?”. A resposta chega por meio dos canais de marketing digital, influenciando na decisão de compra.
Toda informação precisa de um caminho para chamar de seu e assim chegar ao destino final. No Marketing Digital não é diferente.
Além de entender o que é marketing digital, é preciso saber que ele depende de canais e estratégias para transmitir a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa. Vamos, então, falar um pouco sobre eles.
Ter um site da sua empresa é, sim, indispensável. Podemos vê-lo como uma carta de apresentação para seu consumidor, já que nele estarão as informações sobre sua companhia, história, a equipe responsável pelo trabalho executado, os contatos, produtos e/ou serviços oferecidos, entre outros pontos.
É claro que estar presente nas redes sociais já é um passo importante, mas ter um canal oficial e próprio no qual os clientes podem encontrar as informações mais importantes sobre seu negócio, colabora para que sua empresa ganhe autoridade.
Nesse espaço digital, você também pode reforçar seu posicionamento, explicar seu propósito — algo que chama atenção no mercado — e conseguir indexar seu site nos mecanismos de busca de forma que pessoas que buscam por sua empresa ou serviço encontrem sua marca — o que abordaremos mais no tópico SEO.
Para ter um site bom, pode ser preciso investir em empresas que construam isso com qualidade. Porém, esse é realmente um investimento, já que garante que sua marca seja encontrada com mais facilidade.
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Seja sincero. Hoje, uma das coisas mais comuns de se fazer ao criar interesse sobre um produto ou serviço é buscar saber mais sobre a loja que está vendendo.
Além do site, as contas no Facebook, Instagram e outros canais são importantes para entender como a marca se posiciona, como é o atendimento com o público, entre outros pontos.
É possível pensar em estratégias tanto para publicações orgânicas quanto para os já conhecidos posts impulsionados.
Falando neles, é importante ressaltar que anunciar nas mídias sociais é bastante prático, além de permitir que você faça segmentações e direcione diferentes campanhas para cada público ou persona.
Mas para que isso seja efetivo, é preciso ter uma estratégia de comunicação bem definida nas redes sociais, um tom adequado, e pensar em posts que possam atrair o público desejado.
Também é preciso pensar nas especificidades de cada mídia. Neste mini infográfico, trouxemos algumas dicas práticas que podem ajudar sua empresa. Salve a imagem e a utilize quando precisar!
Vale lembrar que nem toda rede social faz sentido para seu negócio. É preciso identificar onde o seu público está e também quais delas se adequam ao posicionamento da sua empresa.
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Se você pensa que e-mail é algo pouco importante ou ultrapassado, saiba que não é bem assim. Na verdade, não é possível falar sobre o que é marketing digital sem levarmos em conta os e-mails marketing.
De acordo com a Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, até 2025, 4,3 bilhões de pessoas devem ter um e-mail.
Além disso, é importante lembrar que para acessar muitas coisas, desde sistemas operacionais de smartphones até redes sociais, e-mails são solicitados.
Aproveitar essa estratégia para se relacionar com os leads é uma ótima forma de mostrar novos conteúdos, lançamentos de produtos, oferecer promoções, entre outros exemplos.
Mesmo se o cliente ainda não está pronto para a compra, esse tipo de comunicação é essencial para realizar o que chamamos de nutrição dos leads.
Não por acaso, de acordo com pesquisa divulgada pelo Content Marketing Institute, 87% dos empreendedores e lojistas usam o e-mail marketing para compartilhar conteúdos.
Então, se você ainda não adota essa estratégia em sua empresa, é hora de pensar melhor sobre as estratégias de marketing que está utilizando.
Essa é uma técnica bastante conhecida, responsável por otimizar o desempenho do site na busca orgânica, por meio de palavras-chave.
A busca orgânica refere-se às páginas e links que são exibidos de forma “natural” nos mecanismos de busca.
Em resumo, os primeiros links são anúncios pagos, que as organizações investem financeiramente para aparecerem no topo da página de busca. Os que vêm logo em seguida, sem o aviso de anúncio, são resultado da busca orgânica.
Eles estão posicionados nos primeiros resultados porque o Google identifica que o conteúdo é relevante. Além disso, neles são utilizadas as técnicas de SEO.
O SEO ou, em tradução, otimização para mecanismos de busca é caracterizado como uma das principais ferramentas do marketing digital.
Em outras palavras, essa técnica reúne um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web. Todos esses fatores têm como objetivo melhorar o posicionamento nos principais buscadores, entre eles o Google.
E por que o posicionamento nos mecanismos de busca é importante?
Bom, imagine que você fez uma pesquisa em algum buscador orgânico. De acordo com os resultados que aparecem, provavelmente você clicará no primeiro ou segundo link disponível.
Segundo pesquisa realizada pela Chitika — empresa americana de publicidade online —, o primeiro link da busca orgânica do Google recebe cerca de 33% de todo o tráfego de pesquisa. Em contrapartida, o segundo link de resultados recebe 18% dos usuários. E a partir daí o tráfego tende a diminuir nos próximos resultados.
Assim, é importante que negócios que queiram se posicionar na internet apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca orgânica.
Em relação aos fatores de rankeamento, estima-se que existam mais de 200 aspectos que contribuam para o posicionamento no Google — maior motor de busca orgânica do mundo. Apesar do mecanismo não revelar abertamente todos eles, sabemos que os elementos são divididos em dois grupos: on page e off page.
Quando falamos de on page estamos nos referindo às otimizações em elementos como conteúdo, título, meta descrição, heading tags, imagens, URLs e rich snippets.
Vale lembrar que o Google avalia todos esses fatores com o objetivo de indexar as páginas corretamente.
Já a off page se refere à elementos fora da página, como menções à marca, quantidade de backlinks, buscas diretas, entre outros.
Todos eles são cruciais para mostrar qual é o nível de autoridade de um website. No geral, quando falamos sobre SEO é importante atentar-se para:
No mais, vale ficar de olho nas tendências e novidades sobre o assunto. Afinal, os mecanismos estão sempre passando por atualizações com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência aos visitantes.
Há muito tempo o meio digital se tornou um campo fértil para o desenvolvimento de campanhas. Isso porque a internet é versátil e possibilita a criação de publicidades em diversos formatos, desde texto e imagem, até vídeos e podcasts.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), só no ano de 2019, a publicidade digital teve 21,2% do total de investimentos realizados por veículos de comunicação e agências de propaganda no país.
O levantamento ainda indicou que, apesar da TV aberta ter recebido mais investimento, a internet cresceu mais.
Além do atual percentual e a perspectiva de crescimento, realizar anúncios na internet é muito mais barato do que nos canais de comunicação tradicionais.
Outro ponto positivo é a segmentação, já que o meio digital permite que as publicidades desenvolvidas atinjam o público certo, tornando as ações mais efetivas quando se trata de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.
Vale lembrar que as campanhas de publicidade online podem levar o cliente tanto para o site da empresa, por meio de campanhas para divulgar promoções, quanto para mostrar novos conteúdos em um blog.
Atualmente, as ferramentas de publicidade online mais conhecidas são o Google AdWords e o Facebook Ads. Ambas permitem melhorar o posicionamento do site por meio da publicidade paga.
As campanhas de publicidade online ainda permitem o fortalecimento das marcas, o lançamento de produtos, assim como estreitar o relacionamento com o público.
Entretanto, as campanhas online precisam ser desenvolvidas com base em estratégias definidas com cuidado. É necessário traçar seus objetivos, pensando em criar propagandas de impacto, que conversem com o público-alvo e não sejam invasivas.
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A landing page nada mais é do que a página em que o cliente “aterrissa” para adquirir algum material específico chamado de material rico — como um e-book, infográfico ou webinar gratuito —, e faz um cadastro prévio para poder seguir com o download.
Todos os elementos de uma landing page têm como principal objetivo a conversão do visitante em lead. Por isso, é importante que ela seja uma página atrativa visualmente e textualmente, além de tocar nas dores da persona.
Quando os visitantes acessam a landing page e cadastram as informações em troca de um material rico, as empresas ficam com os dados desse contato em potencial, como nome e e-mail.
Com esses dados, é possível construir um relacionamento com os leads e compreender quem é o público que está acessando seu material.
Assim, para criar uma Landing Page é importante seguir alguns tópicos como:
Depois, é importante promover a landing page, afinal seu objetivo é a conversão de novos leads. Então, utilize as redes sociais, site/blog, e-mail marketing e mídias pagas para divulgá-la.
As ferramentas de automação permitem que tarefas como a nutrição de leads, criação de landing pages ou as análises de métricas sejam feitas de forma automática, com mais agilidade e praticidade, além de possibilitarem a diminuição de possíveis erros.
Atualmente, existem diversas ferramentas de automação que servem para diferentes objetivos, tais como:
O principal objetivo é otimizar o tempo dos colaboradores. Assim, profissionais se empenham no desenvolvimento das atividades que necessitam de mão de obra humana, enquanto as ferramentas destrincham dados e realizam atividades repetitivas.
Algumas ferramentas de automação conhecidas são o RD Station — importante parceiro da Layer Up —, o HubSpot e o MLabs. Com elas é possível reduzir custos, dispor de maior produtividade nas atividades estratégicas e monitorar as ações por meio de relatórios de desempenho.
É por meio da elaboração de conteúdo que seu cliente pode aprender sobre seu produto ou serviço, reconhecer um problema, encontrar uma solução e levá-la em consideração para efetuar uma compra.
Para isso, é importante conhecer seu público e entender as reais necessidades dele. Dessa forma, será possível produzir conteúdos que estejam de acordo com esses interesses.
É importante destacar que o papel do blog dentro da produção de conteúdo possui extrema relevância. Muito além de educar os leitores sobre temas específicos, ele também cumpre a função de fazer um marketing menos invasivo, levando em consideração as personas e a etapa do funil de vendas.
Além disso, um blog bem construído gera autoridade e ajuda as marcas a vender mais, auxilia na indexação no Google e contribui para o processo de vendas, já que o potencial cliente acessa conteúdos que são interessantes e mantém contato com sua empresa.
Porém, é importante salientar que esses conteúdos não se limitam apenas à produção de artigos para blogs. Utilizar outros canais de digitais é uma alternativa para gerar mais visitas e, consequentemente, conquistar mais leads.
As redes sociais, por exemplo, são as principais portas de divulgação para as empresas. Tanto que, muitas vezes, é mais comum o público pesquisar uma empresa ou marca em alguma rede social do que no próprio site.
Vale utilizar também diferentes formatos para produzir conteúdos. Assim, vídeos, podcasts, infográficos, e-books, entre outros, estão liberados.
O ideal é sempre produzir materiais que sejam relevantes, atuais e bem escritos. A seguir, destacamos algumas dicas que podem ajudar a produzir materiais para a internet:
O modelo de marketing de atração, ou como é popularmente chamado, inbound marketing, se popularizou em 2009 e funciona com o intuito de atrair o cliente em potencial para o blog ou site da empresa.
A partir disso, é desenvolvido todo um trabalho que tem como objetivo criar uma relação entre o cliente e a organização. Por isso, são produzidos conteúdos personalizados e autorais.
O inbound marketing tem como objetivo atrair e converter os leads em consumidores efetivos apenas por meio de ações online.
Diferente do marketing tradicional, o Inbound é caracterizado por ser uma técnica menos invasiva, que objetiva apresentar conteúdos que agreguem valor aos usuários.
Por isso, é impossível desassociá-lo da criação de conteúdo e das ferramentas de automação, já que com conteúdos consistentes e ferramentas eficientes cria-se uma relação assertiva com os possíveis clientes.
Assim, em uma estratégia de inbound marketing não pode faltar:
Esses conteúdos também têm como foco apresentar ao público os serviços oferecidos, assim como o segmento em questão. Além disso, eles ajudam os negócios a se tornarem referência, proporcionando também mais autoridade.
Muito além dos resultados positivos, gerar leads com o inbound marketing é 47% mais barato se comparado às estratégias convencionais, de acordo com o Hubspot.
Esse modelo de marketing desenvolvido para internet se divide em 5 etapas, são elas:
Cada etapa serve para analisar se os conteúdos produzidos estão tendo o retorno esperado, assim como se existe a necessidade de mudar as estratégias traçadas durante o planejamento.
Não adianta só identificar um lead. É preciso manter o relacionamento e nutri-lo com conteúdo relevante, que redirecione para o site do empreendimento.
Todos esses canais criam um ecossistema digital, moldado em torno do website da empresa, que gera um fluxo de interação sistêmica entre eles.
Em outras palavras, a nutrição de um lead está relacionada ao envio, de maneira automatizada, de diversos tipos de conteúdos como e-mails, infográficos, e-books, entre outros, aos visitantes que demonstraram interesse em algum serviço ou produto.
Vale lembrar que, assim como explicamos no tópico sobre produção de conteúdo, na nutrição também é preciso levar em conta a etapa da jornada de compra na qual o lead está inserido.
Os benefícios da nutrição de leads são inúmeros: vão desde a economia de tempo, relevância e engajamento até as melhores oportunidades de venda.
Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Forrester Research, estratégias de nutrição de leads podem aumentar em até 50% as vendas de uma organização por meio de contato online, tendo um custo 33% menor em comparação a atrair novos contatos.
Para isso, uma campanha de nutrição de leads deve:
Todas essas etapas visam nutrir os potenciais clientes com conteúdos de qualidade e atualizados. Logo, é importante trazer dados atuais, assim como temas que sejam relevantes.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o que é marketing digital e os canais e estratégias mais utilizados, é importante saber que sem a construção de uma metodologia a presença online da sua marca pode virar um verdadeiro pandemônio.
Quando analisamos o cenário de um cliente, é preciso ter em mente que o marketing digital tem cinco “layers”, camadas essas que são fundamentais para chegar ao resultado esperado.
Layer 1: Mercado
Planejar é tão importante no empreendedorismo, quanto treinar é no futebol. Sem isso, não sai um bom jogo.
Por isso, nessa etapa, é importante que os empreendedores definam bem todos os pontos que permitem a operação da empresa: desde as conhecidas missão, visão, valores e a pesquisa de mercado, até a análise de concorrência, os objetivos estratégicos de curto prazo, a análise SWOT, definição de recursos financeiros e até mesmo a estratégia de marketing.
Além disso, é preciso pensar a respeito de dois aspectos muito importantes. São eles:
Nessa análise, aproveite para responder:
Ter essas definições bem claras ajudam bastante no desenvolvimento de um plano específico para o marketing digital. Para criar uma estratégia eficaz, o que deve ser analisado pode ser resumido por esse esquema:
Para entender mais como funciona o processo de planejamento e sua importância, confira o episódio do podcast Com a Faca e o Case, produzido pela Layer Up:
No podcast, são abordados diversos temas do amplo universo do marketing digital, com o objetivo de ajudar empresas e agências que buscam construir cases de marketing e vendas.
Ainda, é possível encontrar desde dicas para estratégias de crescimento, quanto ferramentas e soluções que ajudam empresas a gerarem resultados.
Layer 2: Marco zero
É hora de partir para a ação!
Você se lembra dos canais mais utilizados no marketing digital, que foram citados em cima?
Pois é, aí vai uma dica! Muitas vezes, o empreendedor entende que para ter resultado precisa usar todos eles e só assim fará parte da era digital. Não é bem assim.
O ideal é aproveitar o processo de planejamento, nosso Layer 1, e entender quais canais vão realmente suprir a demanda da empresa.
Feito isso, é preciso entender qual a melhor forma de investir nos canais escolhidos e otimizar ao máximo o budget, para que se tenha um bom resultado, com custos justos e um bom retorno de investimento (ROI).
Portanto, na segunda camada precisamos mapear o histórico de comunicação e marketing da empresa e registar os dados coletados até o momento, a fim de traçar os próximos passos e investir nos pontos fortes do negócio.
Ok, chegamos em uma layer mais profunda, já que ela permite a leitura dos dados colhidos durante a operação e a análise do planejamento.
Será que é preciso mudar o caminho? As metas foram batidas? E a linguagem da comunicação, agradou o público-alvo?
Esse é o momento de abusar da praticidade dos relatórios gerados pelas ferramentas de automação e bater todas as informações com as expectativas descritas no início do processo.
A partir disso, será traçado o plano estratégico da empresa levando em consideração a swot, o cruzamento estratégico, a buyer persona e a brand persona
Fique de olho: para ter sucesso em sua estratégia de marketing digital, essa é a camada que merece atenção redobrada!
Layer 4: Modelo tático
Nessa etapa, é definido quais são os pontos fracos do negócio e quais são as principais estratégias para fortalecer a imagem da empresa. Assim, são identificados:
Com base nos dados coletados, é possível identificar quais serão os próximos passos na estratégia de posicionamento do negócio no mercado.
Layer 5: Matriz operacional
A última layer está ligada a designar as responsabilidades do planejamento. Em outras palavras, ela se relaciona com o cronograma e plano de ação. Ou seja, nela são definidos quem será responsável por cada parte do plano estratégico.
Por meio das cinco camadas citadas acima, é possível construir uma estratégia digital de forma eficiente, auxiliando não apenas na otimização do tempo e execução das tarefas, como também tornando sua equipe multidisciplinar e mais produtiva.
Descubra como desenvolver sua própria estratégia digital de acordo com os objetivos do seu negócio, conquiste resultados positivos e impulsione o desempenho da sua equipe.
Acesse o webinar gratuito produzido pela Layer Up. Nele, você encontrará mais especificidades sobre as camadas que fazem parte do Processo Layer 5.0, dicas para preparar sua equipe por meio de estratégias assertivas e maneiras de otimizar processos.
O marketing digital mudou radicalmente a maneira como empresas buscam atrair seu público. Hoje não é mais necessário investir nos meios de comunicação tradicionais para fazer propagandas, como TV, rádio, jornais, revistas, etc.
A internet abriu um leque de novas opções para negócios que buscam visibilidade. Mas, muito além de estar presente no amplo universo online, é importante, antes de tudo, seguir algumas métricas para alcançar os objetivos traçados.
Quando falamos sobre marketing digital, as vantagens são inúmeras. Afinal, esta é uma maneira que empresas de diversos segmentos e tamanhos têm encontrado para se posicionarem perante a internet. Conheça alguns dos benefícios dessa poderosa estratégia de comunicação:
Com certeza você já deve ter escutado aquela famosa frase “Se você não está na internet, então não existe”. Isso funciona para marcas também.
Pense quantas vezes você já pesquisou determinada marca ou empresa no Google antes de fechar uma compra. Essa atitude é muito comum. Agora imagine a quantidade de compras que empresas que não estão posicionadas na internet acabam perdendo.
Ao se posicionar no meio digital, você não só garante mais autoridade, como também possibilita que seu público te encontre com mais facilidade, o que consequentemente influenciará em seu faturamento.
Assim, todos os conteúdos produzidos devem, obrigatoriamente, possuir qualidade, tanto em relação à parte textual quanto visual. Bem como possuir diferenciais e detalhes que possam destacar a sua empresa das demais do mesmo segmento.
Quando investido corretamente, o marketing digital ajuda sim no aumento das vendas. Entretanto, esse aumento só pode ser observado quando há um trabalho em conjunto sendo realizado.
Em outras palavras, é essencial trabalhar com os canais de venda corretos, compreendendo quem é seu público-alvo e onde ele está presente.
Desta maneira, é possível focar em ações estratégicas que obtenham os resultados esperados. Não basta apenas estar presente na internet, é necessário entender em quais canais faz sentido o seu negócio estar online.
O aumento das vendas é apenas consequência de estratégias de comunicação que sejam de fato eficazes.
Antes de colocar qualquer ação em prática, é realizado um estudo que visa traçar as melhores estratégias de marketing digital de acordo com o perfil do cliente e segmento que ele está inserido.
Desta forma, é possível oferecer soluções que de fato trarão resultados significativos para a empresa.
O marketing digital é um dos principais fatores para atrair e fidelizar clientes. Para se ter uma ideia, de acordo com a Contente Trends 2019, mais de 90% da audiência está na internet.
Com informações consistentes é possível traçar estratégias digitais personalizadas e focadas nos resultados pré-estabelecidos, o que garante que cada vez mais clientes sejam fidelizados.
Antes da internet, a comunicação entre marca e consumidor era defasada. O meio digital surgiu como um importante impulsionador de vendas, não apenas tornando a jornada de compra mais fácil e rápida, — muitas vezes podendo ser feita com apenas alguns cliques —, como também estreitando laços entre as organizações e seu público.
As vantagens do marketing digital são inúmeras, tanto que é até difícil enumerar todas elas. Por isso, ao invés de citar uma a uma, trouxemos alguns cases de sucesso da Layer Up.
Os cases a seguir são a prova real de que é possível combinar os canais de comunicação de forma personalizada.
O Grupo Playcenter teve um aumento de 1.529,04% no faturamento após implementar estratégias de marketing digital.
A principal dor do cliente era a grande quantidade de informações e dados que não eram utilizados para o desenvolvimento de nenhuma ação estratégica. Para se ter uma ideia, até 2018, o grupo não possuía processos de marketing para o agendamento de festas de aniversário.
O clube de vantagens Playmania mal tinha uma marca consolidada. Outra dificuldade era a falta de estratégias para divulgação de ofertas ou geração de resultados.
Com esse contexto e a falta de informações consistentes, o primeiro passo da Layer Up foi estruturar um planejamento aprofundado. Em outras palavras, mergulhamos no contexto da empresa a fim de criar estratégias que fossem mais assertivas e para isso foi necessário separar cada serviço oferecido pelo Grupo Playcenter.
O clube de vantagens Playmania, por exemplo, se tornou o foco da estratégia em atração, qualificação e conversão. Partindo dessa premissa, a primeira ação foi o desenvolvimento de ofertas e vantagens com copywriting. Além disso, priorizamos o desenvolvimento de campanhas nas redes sociais, a fim de gerar o reconhecimento da marca e aumentar o público-alvo.
Também desenvolvemos uma estratégia para reforçar a nutrição dos cadastros, o que, junto com os e-mails regulares, totalizou um volume de um milhão de e-mails por mês.
Já a ação para as festas de aniversário foi outra. Por meio da mídia paga, conteúdos em redes sociais, criação de landing pages e inserção de fluxos e réguas de relacionamento, conseguimos atrair o interesse do público.
Para se ter uma ideia, foram cerca de 29 fluxos de automação para mais de 40.839 leads na base. Essas ações culminaram em oportunidades mais assertivas ao time comercial dos Playlands e do Playcenter Family.
Enquanto isso, o agendamento de festas se dividiu de maneira híbrida, entre canais online e físicos. De maneira prática, o lead recebe todas as informações necessárias por meio do suporte online e depois finaliza a negociação na unidade desejada.
Após a realização da festa, o lead ainda recebe uma pesquisa de satisfação, na qual conseguimos compreender como foi a experiência e os pontos que merecem ser melhorados. Aqui, demonstramos que o “pós-venda” é tão importante quanto a jornada de compra.
Quando demonstramos preocupação com a experiência do lead, estamos trabalhando com o objetivo de melhorar nossos serviços e garantir a fidelização do público.
Outro ponto que fomentou o sucesso de case foi o e-commerce que desenvolvemos. Por meio da loja virtual é possível comprar ingressos e combos, o que diminui as filas nos parques e garante mais tempo de diversão.
O Playmania teve um crescimento de cerca de 1.529,04% de receita, o que causou um impacto direto no faturamento geral.
Antes das estratégias de marketing digital, o faturamento médio mensal ficava entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, depois da implementação das ações digitais com o uso das automações, nutrições e disparos, a média mensal da receita foi de R$ 325.286,00 no ano de 2019. Alcançando um pico de R$ 70 mil durante as férias de julho.
Já as festas tiveram um aumento de 98%, de 1.608 festas ao mês, os números alcançaram 3.192 contratos mensais. O ROI (Retorno sobre Investimento) teve um aumento de 73,33% entre janeiro e setembro de 2019.
Confira como a Layer Up trouxe mais inteligência comercial aos processos de marketing e vendas do Grupo Playcenter.
Porém, com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, os parques foram fechados e, por isso, pensamos em maneiras de manter a base de leads engajada mesmo durante o lockdown. Assim surgiu a Turma do Play, um grupo de monstrinhos criados para a campanha “Recolorindo a Diversão com a Turma do Play”.
A ação trouxe resultados tão positivos que até hoje são desenvolvidas estratégias utilizando os personagens Reglita, Pituco, Ticko e Joy.
A SM Educação é um grupo de cunho educacional que atua no Brasil desde 2004. Atualmente é um dos grupos editoriais de educação mais relevantes no país, sendo responsável pela elaboração de conteúdos educacionais, como materiais didáticos, literatura infantil e juvenil, dicionários, livros para o ensino religioso, idiomas, entre outros.
O grupo ainda se destina a realização de trabalhos sociais por meio da promoção e financiamento de inúmeros projetos em parceria com governos federais, estaduais e municipais, instituições privadas e organizações internacionais.
A SM foi dos mais diversos casos que tiveram que migrar para o universo digital durante a pandemia da Covid-19. A experiência com agências do passado não haviam sido positivas, por isso a equipe de marketing interna tinha desconfiança em relação às estratégias online.
Com o fechamento das escolas e o ensino remoto em crescente no país, a SM Educação tinha um importante desafio pela frente: desenvolver ações online que fossem de fato positivas, e estreitar o relacionamento com seu público, mesmo à distância.
Assim, a estratégia de marketing digital foi divida em três etapas, sendo elas: relacionamento, parceria e vendas.
Na etapa de relacionamento, desenvolvemos uma série de conteúdos online e adaptamos materiais com o objetivo de distribuí-los em landing pages para cada persona.
Ativamos cerca de 64 fluxos de automação, o que permitiu a nutrição de 72.030 leads entre março e agosto de 2020. Além disso, ao todo foram entregues 2.830.730 e-mails — totalizando 420 disparos — e 79 landing pages criadas na plataforma.
Já na etapa de parceria produzimos webinars para cada buyer persona da SM Educação. O objetivo foi trazer temas atuais e relevantes para a esfera educacional e que dialogassem com o momento complicado pelo qual o mundo vinha passando diante da pandemia.
Assim, conseguimos engajar nossa base de leads e realizar pesquisas de satisfação, que nos deram um panorama de como seguir. Funcionando como uma espécie de mão dupla: produzimos conteúdos de interesse dos leads e ao mesmo tempo nutrimos nossa base com informações relevantes e cruciais para o desenvolvimento de ações mais assertivas.
Nesta etapa, realizamos cerca de 26 webinars e lives entre os meses de abril e agosto de 2020. Alcançamos cerca de 25.141 leads e as landing pages tiveram a média de 17.79% de conversão.
Na parte de vendas priorizamos a abertura do canal da SM, desta vez no Linkedin com o objetivo de atrair novos públicos e promovermos a estratégia com a documentação de lead scoring e um SLA entre marketing e vendas.
Além disso, desenvolvemos um dashboard no Google Data Studio e integramos todas as informações de Analytics, Ads e redes sociais com o objetivo de acompanhar os resultados das campanhas online em tempo real.
Atualmente, a base da SM Educação tem cerca de 90.143 leads, um aumento de cerca de 53.2% em comparação ao ano anterior. Ainda, por meio da ativação do lead scoring, atingimos um crescimento de 2018.300% na média mensal de conversão de leads qualificados.
Por meio das estratégias de marketing digital, a SM Educação durante os meses de março e agosto de 2020 teve 43.161 novos leads, resultando em mais de 17.600% de aumento na atração.
Com dados tão promissores, o grupo educacional renovou o contrato com a Layer Up para 2021 com um orçamento três vezes maior do que o inicial.
As estratégias de marketing digital traçadas para SM Educação aproximaram a marca do público, assim como demonstraram que é possível alcançar resultados positivos com ações assertivas.
Apesar dos resultados promissores e estratégias que de fato funcionam, o marketing digital ainda passa pelas populares “fake news”, nas quais os famosos “gurus do marketing digital” apresentam ações que são pouco eficazes e em geral podem ser realizadas em períodos curtos.
Vale lembrar que as estratégias traçadas online com o objetivo de posicionar uma empresa ou marca e, consequentemente, alcançar mais público, não são desenvolvidas do dia para noite. Muito pelo contrário. Como já citado anteriormente, cada ação, por menor que seja, leva tempo e bastante estudo.
É importante entender o que você deseja alcançar, o segmento no qual a organização está inserida, assim como quais investimentos devem ser prioridade.
Vamos comprovar se você compreendeu o que é o marketing digital e como ele funciona. Nas frases abaixo, você consegue identificar o que é mito ou verdade?
A parceria entre o marketing e vendas se tornou um fator essencial para o sucesso das empresas. Ter essas duas áreas integradas é garantir a atração de novos clientes, retenção dos atuais e uma prospecção mais focada.
Ao ter ambas as áreas unidas é muito mais fácil e rápida a troca de informações, assim como a solução de possíveis problemas.
Enquanto o marketing cuida da parte de atração de clientes por meio de ações de divulgação e promoções, a área comercial mantém contato direto com os consumidores.
Entretanto, com o avanço digital sofrido nos últimos anos, os consumidores assumiram uma nova forma de comprar.
Atualmente, antes de finalizar uma compra, os usuários pesquisam sobre o produto, marca, loja, atendimento e prazo de entrega, com o objetivo de descobrir a satisfação dos antigos clientes. Sendo esses fatores cruciais para a decisão de compra.
É nesse momento que o alinhamento entre o marketing e vendas ganha total destaque e faz diferença durante a jornada de compra dos consumidores.
Pouco adianta o marketing desenvolver uma campanha nova se a equipe de vendas não está em sincronia para fortalecer a parte de prospecção.
A união entre as duas não apenas fortalece a imagem da marca como também aumenta o faturamento das vendas.
O compartilhamento de dados é crucial para o sucesso das estratégias definidas no planejamento e crescimento das vendas.
Por meio dele é possível realizar uma análise em conjunto e dispor de dados como: acessos no site, cliques, redes sociais e leads que demonstrarem interesse, entre outros.
O SLA é um acordo de qualidade mínima que ajuda os times de marketing e vendas.
Basicamente, quando definido, o marketing repassa apenas leads com características específicas para o time comercial, e ele, por sua vez, terá a missão de devolver clientes satisfeitos para a área de marketing.
Em resumo, o alinhamento é extremamente relevante quando estamos falando sobre marketing e vendas. Quanto mais estão alinhados menos problemas e defasagens de informações existem.
Além disso, os dois times terão uma visão geral de todo o processo de vendas, o que facilita os próximos passos das estratégias online.
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Transformações no ambiente digital necessitam de planejamento, metodologia e análise dos resultados, a fim de traçar estratégias promissoras e identificar o que faz sentido e o que pode ser descartado.
Porém, só é possível garantir resultados efetivos quando o planejamento é desenvolvido por um time que sabe não apenas o que é marketing digital, mas como executá-lo de forma completa. A Layer Up é uma agência voltada para negócios que estão em busca de autonomia digital.
Atuamos há mais de sete anos no digital. Com planejamento e muito estudo, somos responsáveis por construir cases de alto impacto do mercado. Além disso, somos parceiros de grandes organizações de renome.
Em nosso escopo possuímos soluções como:
Mais de sete anos de experiência nos conferiu autoridade no setor, além de selos e prêmios, como o prêmio em gestão de projetos da Abradi, agência do ano e agência de resultados pela RD Station.
Ainda, conquistamos o certificado Great Place To Work, porque compreendemos que para desenvolver os melhores cases e atender as necessidades de cada cliente, é fundamental ter um ambiente de trabalho dinâmico e acolhedor, no qual priorizamos talentos.
Por isso, trabalhamos com o objetivo de ajudar empresas dos mais variados segmentos que estão em busca de evolução digital. Converse com a gente e descubra se você está pronto para dar um Up!
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
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