Case de sucesso: Maní – Campanhas em redes sociais

Restaurante Maní e um ROI estimado de 14.547,99% na campanha de Dia dos Namorados de 2019

Período curto e uma segmentação de público-alvo foi fundamental na performance de campanhas em redes sociais   

Uma marca, cinco empreendimentos e 13 anos de história para contar. Maní, Casa Manioca, Padoca do Maní, Restaurante Manioca e Manioca Pra Levar: estes são os empreendimentos administrados pelo Grupo Maní em São Paulo.

Case de sucesso: Maní - Campanhas em redes sociais

O restaurante Maní, de culinária brasileira e contemporânea, inaugurado em março de 2006, é um projeto idealizado por seis amigos, que em apenas sete anos de história, sob o comando da chef Helena Rizzo, recebeu inúmeras premiações nacionais e internacionais. Estão no histórico da marca, por exemplo, uma estrela no guia Michelin em 2015 (que permanece até hoje) e também o fato de que o estabelecimento entrou para o ranking The World’s 50 Best Restaurants. Sem contar as premiações que a própria chef recebeu, sendo considerada, em 2014, a melhor chef do mundo.

Campanhas em redes sociais - case agencia Layer Up

Após inúmeros pedidos de alguns clientes do restaurante que queriam reservá-lo para eventos particulares, um espaço ao lado dele foi pensado e destinado para essa finalidade. Foi assim que nasceu em 2009 a Casa Manioca. O local, com capacidade para receber até 160 convidados, ao longo dos seus 10 anos de história, já fez parte de momentos especiais de milhares de pessoas. O espaço pode receber casamentos, festas corporativas e de aniversário, ou alguma outra celebração especial.

Além do restaurante e da casa de eventos, o Maní expandiu ainda mais e surgiu a Padoca do Maní. O ambiente oferece um deliciosas opções de café da manhã e lanche da tarde, além de opções para almoço ou jantar rápido, ou para qualquer pausa durante o dia. 

Surgiu também, o restaurante Manioca, que tem uma proposta mais informal e combina o menu do Maní com o da Padoca e também com a culinária mediterrânea. Este espaço foi inaugurado no Shopping Iguatemi, que é localizado em uma região nobre de São Paulo, para o público que busca o requinte do Maní em uma proposta de comfort food.

Recentemente, em agosto de 2019, mais uma unidade da Padoca do Maní foi inaugurada, também no Shopping Iguatemi.  

Por fim, além de todas as suas unidades com propostas diferentes, o Maní também dispõe de um e-commerce, o Manioca Pra Levar. No ambiente online são comercializados alguns de seus produtos (doces, tortas salgadas e doces, por exemplo) e itens sazonais.

Então, como poderíamos contribuir com uma marca tão bem posicionada e consolidada no mercado? 

No início da parceria com a Layer Up, o Grupo Maní já contava com um posicionamento já bem consolidado no mercado. A marca então nos propôs o desafio de aumentar o número de solicitações de eventos na Casa Manioca, principalmente de eventos corporativos

A jornada do consumidor na decisão por um espaço para eventos não é curta, como no caso de escolher a opção para o jantar, por exemplo. O processo é ainda mais complexo quando falamos especialmente de um casamento, no qual a organização começa aproximadamente de seis a 18 meses antes do grande dia. Sem contar o ticket médio, que no caso do produto da Casa Manioca, não é considerado acessível para todos os públicos. Por essas razões, havia a necessidade de estratégias devidamente segmentadas. 

Ações, investimentos e estratégias

Olhando para o cenário em que a Casa Manioca estava inserida na época e também para seus concorrentes, pudemos comparar as ações realizadas e definir estratégias que fossem assertivas. A ideia foi focar em campanhas de Google Ads como forma de reforçar a presença de mídia e aumentar o tráfego do site, que na época não era estratégico e precisou ser adaptado.

Para captar leads, foram feitas otimizações em SEO para melhorar a indexação orgânica no Google e a criação de um formulário de contato, com o intuito de gerar uma base qualificada e segmentada por interesses. Dessa forma, foi possível construir uma régua de relacionamento para manter a base sempre informada sobre o espaço e as possibilidades de evento, por meio do disparo mensal de newsletters.

Ao longo dos meses, algumas campanhas em redes sociais foram realizadas para os outros produtos do Maní também, contemplando também produção de landing pages e disparo de newsletters, sempre focando nos objetivos e necessidades.

Foi muito importante ao longo desse processo, definir um público-alvo, levando em consideração suas características específicas. A partir das informações pudemos segmentá-lo e estruturar as campanhas em redes sociais da forma ideal. Isso fez total diferença na geração de resultados satisfatórios e até mesmo surpreendentes.

Paralelo a isso, a Layer Up também definiu um processo comercial para que a equipe da Casa Manioca pudesse estar sempre de acordo com a captação de leads e geração de oportunidades.

Campanha em redes sociais: pouco tempo x resultados excelentes

Ao longo do primeiro período de parceria com a Layer Up, todas as ações para o Maní tiveram boa performance. Mas mesmo assim, sempre existe um dado que se destaca diante os outros e nesse caso, não foi diferente: tivemos vários números muito importantes para falar a respeito.

Com relação à Casa Manioca – que era o foco inicial do nosso planejamento para o grupo Maní -, em sete meses, tivemos um aumento de 180% dos seguidores do Instagram, mais de 200 mil pessoas alcançadas nas campanhas em redes sociais, mais de 3 mil reações nos conteúdos no Facebook, mais de 38 mil novos usuários no site e 84 mil visualizações na página.

Além disso, tivemos durante todos os meses 14,28% de aumento de leads considerados como oportunidade e segmentados pelo tipo de evento que tem interesse em cotar no espaço. 

Em 2018, uma campanha de Natal foi elaborada para o Manioca Pra Levar, com o objetivo de vender por meio de uma landing page, ceias de Natal preparadas pela chef Helena Rizzo. Em 10 dias de foco nas redes sociais, tivemos 800 cliques e 54.599 impressões, resultando em um CTR de 2%, sendo que a média ideal estabelecida pelo Facebook, é de 1,2%.

case redes sociais na Layer Up agencia

Já neste ano, para o Restaurante Maní, no Dia dos Namorados, foi feita uma campanha de reserva de mesas para a data comemorativa, também por meio de uma landing page e com foco nas redes sociais. Em nove dias, a campanha alcançou 54.409 pessoas, teve 113.906 impressões e recebeu 204 reservas, resultando em um ROI estimado de 14.547,99%.

case da agencia layer up - marketing digital - redes sociais

O trabalho não para

Sabemos o quanto é importante investir em ações de mídia. Entretanto, mais importante do que isto é investir estrategicamente, considerando todos os detalhes da estrutura de campanhas em redes sociais, principalmente a sua segmentação. Só assim será possível atingir uma performance assertiva e surpreendente, como nos exemplos acima. Também é importante ter ações, site e perfis bem estruturados, caminhando da mesma forma e se completando. 

No atual período de parceria, a Layer Up está trabalhando em otimizações no e-commerce Manioca Pra Levar. Também estamos envolvidos no projeto Segundas No Maní, liderado por Helena Rizzo, com a participação especial de outros grandes chefs mundiais e de parceiros renomados, desenvolvendo uma página com link redirecionável no site do restaurante. 

Segundas no Mani com Helena Rizzo - case Layer Up

Esperamos que daqui alguns meses, este seja o nosso próximo case do Grupo Maní divulgado por aqui para a sua leitura. 

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