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Todo mundo recebe, mas poucas pessoas sabem como realmente enviá-los. Chegou a hora de falar sobre o e-mail marketing!
Antes que você comece a ler este artigo, tente lembrar quais os e-mails que estão na sua caixa de entrada (pode até dar uma olhada rápida lá, mas volte aqui depois!). Lembrou?
Provavelmente, entre mensagens do trabalho, ou de amigos, há alguns e-mails de empresas e serviços com os quais você costuma interagir. E se essas mensagens permanecem na sua caixa de entrada, essas marcas atingiram o objetivo e conquistaram sua atenção.
Não é preciso um longo discurso para provar que criar um e-mail marketing é importante. Mas é necessário deixar alguns pontos bem claros para que sua empresa também tenha sucesso ao adotar essa prática.
Então, mantenha o foco nas próximas linhas e acompanhe comigo as dicas para ter uma estratégia de e-mail marketing invencível.
O que faz do e-mail marketing uma boa prática é seu potencial de personalização da comunicação.
Só o fato de ser um canal de comunicação direta, em que o seu cliente receberá uma mensagem em sua caixa de e-mails, e não em um anúncio genérico de televisão, por exemplo, já é um ponto positivo.
Para usufruir dessa oportunidade e obter bons resultados, é preciso prestar atenção na linguagem, no tipo de conteúdo e na segmentação do público. O usuário tem que sentir que sua marca está mesmo dialogando com ele, como um amigo faz normalmente.
Por isso, busque por:
Utilize plataformas que permitem uma personalização avançada, como Mailchimp, HubSpot, ou RD Station. Além disso, integrar seu CRM com a plataforma de e-mail marketing pode fornecer dados valiosos para essa personalização.
Vale lembrar que personalizar um e-mail marketing requer uma compreensão clara do seu público e o uso estratégico de dados. Afinal, quanto mais relevante e direcionada for a mensagem, maior será a probabilidade de engajamento e conversão.
Além de ser algo inconveniente, a compra de listas de e-mails é ilegal. Portanto, sempre monte uma base de contatos orgânica. Para fazer isso você pode:
Esses são exemplos muito comuns que fazem com o que o próprio usuário disponibilize os dados de contato. Inclusive, utilize sempre o opt-in (mecanismo que conta com uma call to action em um botão, que confirma um cadastro), que é a indicação de que o usuário aceita receber o conteúdo.
Quando estiver com a lista pronta, adote uma política anti-spam, ou seja, tenha o cuidado de não disparar muitos e-mails frequentemente.
Preste muita atenção: não compartilhe sua lista com ninguém, afinal, isso seria muito desrespeitoso e invasivo com quem se dispôs a fornecer o e-mail para a sua empresa.
Conteúdos engessados, com frases que lembram as repetidas por robôs em mensagens eletrônicas, que não apresentam bem um produto e muito menos a marca, podem não só cair no spam como também fazer com que o usuário nunca mais queira abrir um e-mail seu.
Por isso, lembre-se sempre de:
A segmentação é a alma do e-mail marketing. Porém, para surtir efeito, é necessário seguir alguns critérios:
Essas dicas terão uma aplicação diferente na hora de criar o e-mail marketing em si. Confira na próxima tática como a segmentação atua a partir da análise desses itens.
Após segmentar o público e entender o que oferecer para ele, pense em como deixar o e-mail interessante.
Não adianta escolher uma promoção para divulgar e mandar um texto enorme, cansativo e sem nenhuma imagem. Você não terá sucesso assim.
O e-mail marketing tem que resolver o problema do seu lead para que, a partir do conhecimento da solução, ele siga a jornada de compra.
Sempre que possível leve informação para o aprendizado do usuário. Também abuse da criatividade ao usar imagens, vídeos, ou até mesmo conteúdos que sejam divertidos — se seu público não for muito formal.
Por fim, evite ser repetitivo. Dê um tempo para seu cliente respirar e não sufoque ele com dezenas de e-mails.
Seja sempre objetivo, amigável e claro em sua mensagem.
O e-mail tem, por essência, a comunicação rápida e direta, mas sempre em uma linguagem mais próxima. Exceto se for uma troca de mensagens em um ambiente formal de trabalho, o tom predominante é o diálogo.
Sua marca pode — e deve — respeitar isso. Comece logo pela definição do assunto do e-mail. Utilize o nome do usuário, mostre que você tem uma novidade para contar para ele, chame a atenção e prove que seu conteúdo vai valer uns minutos de leitura.
Se seu lead costuma acessar a internet no horário comercial e sua marca é mais informal, mande uma mensagem divertida no final do dia para que ele relaxe e se simpatize com a sua marca.
Você também conversar com ele contando algumas dicas relacionadas ao seu produto, ou serviço, ou até mesmo se adequar a uma situação rotineira.
Como? Assim:
Imagine que você tem uma clínica estética. Você pode disparar um e-mail às 17h50 para seus clientes frequentes com o assunto: “Massagem pela metade do preço para compensar o dia corrido”.
Seu cliente já conhece sua marca e gosta do seu serviço. Se ele ler essa frase convidativa no final de um dia super agitado de trabalho, no mínimo, ele vai querer abrir para saber do que se trata. Ao encontrar um tom amigável, ele ficará mais satisfeito ainda.
No exemplo anterior, deixei subentendido um desconto na massagem, certo?
O usuário abrirá o e-mail buscando mais informações. Ele confirmará que realmente se trata de um desconto, que será aplicado em sessões de segunda a sexta, a partir das 18h.
Então, que tal um vídeo mostrando a técnica de massagem? É uma boa opção para ilustrar como é o tratamento.
Mas e depois, o que ele tem que fazer para conseguir esse desconto?
Esse é um ponto que muitos esquecem e deixam passar batido. O usuário precisa entender quais são os próximos passos. Por exemplo, como ele efetua a compra?
Isso é simples de resolver. Na hora de criar o e-mail marketing, você pode inserir um botão com uma call to action indicando que é só clicar e preencher um formulário para conseguir o desconto e seguir as instruções do site, ou que direcione para a compra online de um voucher.
Além de todas essas táticas, ainda tem alguns detalhes para você prestar atenção. A seguir, confira algumas questões técnicas:
Com uma lista orgânica e segmentada, e a comunicação personalizada, nasce uma relação importante tanto para a marca, quanto para o próprio consumidor.
Não importa se seu cliente potencial pensa em efetivar uma compra somente no próximo ano. Até lá, converse com ele, mostre que seus serviços são de confiança e que se encaixam perfeitamente no que o usuário precisa.
Estar sempre próximo permite que você também esteja entre as opções do cliente na hora da compra. O famoso top of mind nas escolhas do consumidor.
E se quiser continuar aprendendo ainda mais sobre o tema, clique no banner abaixo e confira o nosso guia definitivo sobre Inbound Marketing.
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