Processos de marketing: 5 etapas vitais para organizar seu time interno + bônus

Quando falamos sobre os processos de marketing, geralmente, pensamos naquela estrutura de desenvolvimento de projetos, também conhecida como gestão de marketing.Mas, enquanto esse modelo está focado no...

Processos de marketing: 5 etapas vitais para organizar seu time interno + bônus

Quando falamos sobre os processos de marketing, geralmente, pensamos naquela estrutura de desenvolvimento de projetos, também conhecida como gestão de marketing.

Mas, enquanto esse modelo está focado no planejamento, implementação e análise de ações e campanhas para o cliente, os processos de marketing vão além — ou melhor, vão mais para dentro do time de marketing.

Neste conteúdo, vamos focar nos processos que compõem a gestão dos times de marketing, colaborando com a estrutura da equipe, organização de processos internos e atividades do time, além do monitoramento de resultados.

Você vai descobrir o que são os processos de marketing, sua importância para a estrutura da operação e também as etapas essenciais para que eles resultem em novas oportunidades para o seu negócio. Continue acompanhando!

 

O que são processos de marketing?

De forma bem sucinta, os processos de marketing que estamos falando aqui são as metodologias e atividades que compõem o dia a dia do time de marketing.

Eles abrangem desde a escolha do time, até o acompanhamento de perto das atividades cotidianas e, claro, a análise atenta de tudo isso para saber se os processos estão sendo feitos da forma correta ou não.

O objetivo principal desses processos é otimizar o tempo das produções, organizar as operações e, consequentemente, alcançar mais resultados nas ações de marketing.

Sendo uma função de coordenação, os processos de marketing são responsabilidade do gestor, por isso, estão diretamente ligados à gestão dos times de marketing. No entanto, de uma forma ou de outra, acabam envolvendo a equipe toda.

 

Por que é importante ter esses processos bem definidos?

Independentemente do time em questão, a organização de processos é essencial para o bom andamento do negócio como um todo, isso não é novidade para ninguém.

Mas esses processos também são determinantes para que os colaboradores saibam exatamente o seu papel, sua função dentro da empresa e até onde podem chegar dentro desse ecossistema.

A premissa é simples: quanto mais organizado o processo, melhor será a gestão da equipe.

Desde a contratação de pessoas até o desenvolvimento dos projetos dentro do time, os processos de marketing têm de estar presentes de forma clara e muito bem estruturados.

Afinal, se os colaboradores estão bem, consequentemente, eles desempenham melhor suas funções e, assim, os resultados do time também estarão no rumo certo.

 

As 5 etapas vitais para os processos de marketing 

Como dissemos, para que o time possa se beneficiar dos processos de marketing e alcançar a produtividade desejada, eles precisam estar bem claros para todos os colaboradores e é papel do gestor tornar esses processos tangíveis, descomplicados e possíveis.

Existem várias formas de fazer isso e, vale ressaltar, a forma perfeita é aquela que melhor se adapta ao seu time e às necessidades da sua equipe, independente de serem times tradicionais ou squads.

Mas vamos falar aqui sobre as 5 etapas principais que compõem os processos de marketing na Layer Up e têm tido sua eficácia comprovada ao longo dos nossos quase 9 anos de operação. Vamos lá?

Fazer a gestão contínua da equipe

Se existe um gestor e uma equipe, é preciso também existir uma gestão da equipe e essa etapa nunca tem fim.

Diferente do que muitos podem pensar, a responsabilidade do gestor ou diretor não acaba depois de contratar e delegar as funções de cada colaborador da equipe.

É preciso gerir tudo isso de forma contínua: verificar se existem dúvidas ou gargalos operacionais, ter uma cultura de feedbacks bem estruturada e um olhar cuidadoso sobre o time é um processo que precisa acontecer todos os dias.

Conhecer a fundo cada projeto

Além de conhecer bem o time, as necessidades e potencialidades de cada colaborador, o gestor também precisa conhecer muito bem o projeto que está sendo desenvolvido.

É vital compreender quais são os objetivos do cliente, o que ele espera do projeto, qual é a estratégia certa a ser seguida e também o que é preciso para atingir essas metas.

Até porque, é o gestor quem vai passar cada detalhe desse processo para o time. Como eles estarão concentrados em outras frentes, essa base — que também podemos chamar de briefing — precisa estar bem esclarecida.

Auxiliar o desenvolvimento criativo

Se lembra do primeiro ponto, da gestão contínua? Isso também pode — e deve — ser aplicado aos projetos.

Um dos processos de marketing mais importantes para o sucesso do projeto está aqui: acompanhar o desenvolvimento de cada ação que acontece dentro do time, desde a ideia até a execução.

Faz parte dessa etapa o uso de ferramentas e metodologias que podem ajudar o processo criativo, como é o caso dos sprints

Design thinking, kanban, método lean, etc. Tudo o que for otimizar o tempo de produção e contribuir com a evolução dos projetos é válido nesta etapa.

Mapear atividades

Para que todas as etapas anteriores fluam bem, as atividades precisam estar organizadas, afinal de contas, foi por isso que você começou esse processo.

Mapear toda e qualquer atividade do time, desde os alinhamentos mais rotineiros até o tempo de produção, finalização e ajustes de cada peça, é o que vai possibilitar ao gestor ter o controle de todo o processo, principalmente no caso de operações em home office.

Essa atitude, que pode parecer complicada de início, pode se tornar mais fácil com o auxílio de softwares de gestão que fazem o controle de horas e acompanham o andamento dos projetos, por isso, não deixe de investir neles.

Depois de um tempo, não só o gestor, mas toda a equipe vai pegar o jeito dessas ferramentas e essa etapa se tornará um processo natural da equipe. 

Monitorar resultados

Por fim, o monitoramento de resultados não poderia ficar de fora, já que ele é o termômetro das ações do time.

Analisar os dados da operação, definir os pontos positivos e principalmente os negativos de cada etapa, ajuda a entender onde a equipe está indo bem e o que ainda precisa ser ajustado.

Somente com essa etapa é possível saber se o projeto está dando certo e, inclusive, corrigir a rota quando for necessário. Por isso, ela é o passo mais importante até aqui.

Por mais que essa seja uma etapa que exige um tempo considerável de dedicação, ela é a mais importante de todas, portanto, não pule esse ponto.

 

Como desenvolver processos de marketing em minha empresa?

Além de entender claramente quais são as necessidades reais do seu time de marketing e adaptar essas etapas que conversamos por aqui à realidade da sua empresa, tem um bônus especial que queremos compartilhar com você.

Neste momento, estamos concluindo as Semanas Especiais: Gestão dos Times de Marketing, um período dedicado à estrutura, gestão e otimização dos processos dessa equipe, pensada especialmente nos gestores de marketing.

Entre os materiais que produzimos, a live Revolucione seus processos e operações fala especificamente sobre essa demanda dos times de marketing e vai te ajudar com ainda mais insights, apresentados por Samira Cardoso, CEO da Layer Up com mais de 20 anos de experiência no mercado.

E o melhor, essa live é gratuita, assim como a maioria dos conteúdos que produzimos aqui na Layer Up.

Para ter acesso à essa live — e também às outras que acontecerem durante essa semana — e dar um up nos seus processos, basta clicar no botão aqui embaixo.

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