Sitemap: por que sua empresa precisa ter um

Qual é o significado de Sitemap? Para que serve?

A maioria das empresas que está no mercado certamente já entendeu a importância de estar numa boa posição nos mecanismos de buscas, o que aumenta ainda mais sua visibilidade na internet e, em contrapartida, ajuda a conquistar novas oportunidades para seu negócio.

Quando falamos em otimização, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é o SEO (Search Engine Optimization), o que faz com que sua empresa consiga ótimos resultados quando se é bem trabalhado antes e durante todo o processo de duração da campanha. Porém, para melhorar ainda mais esses números é essencial que sua empresa tenha o sitemap, que facilita ainda mais o processo de boa posição nos sites de buscas na internet.

O sitemap nada mais é do que um mapa que faz com que seja possível visualizar todo o caminho que deve ser percorrido corretamente dentro do site de sua empresa, ou seja, um arquivo .XML que contém uma lista com todos as URLs de seu site, qual a relação entre uma e outra, a quais categorias pertencem, quando foi modificada pela última vez, dentre uma vasta série de informações.

Com isso, o maior objetivo dessa ferramenta é fazer com que se facilite a navegação no website para todos esses mecanismos de buscas, o que faz com que o processo de indexação das páginas seja mais ágil e simples.

Como se constrói um sitemap e quais suas vantagens?

Existem duas maneiras para se construir um sitemap:

  1. Para a primeira delas, é necessário o download de um gerador exclusivo de sitemaps e o conhecimento da linguagem utilizada na programação para redigir as instruções sistemáticas. Mesmo apresentando uma maior nível de complexidade do que o trabalho manual, com essa opção é possível se ter um maior controle sobre os resultados que vão sendo gerados.
  2. A segunda maneira apresenta um nível de complexidade bem inferior e pode ser utilizado até mesmo por pessoas que não têm tanta experiência assim com esses tipos de ferramentas. O sitemap pode ser criado após baixar um aplicativo ou quando se tem acesso a uma ferramenta que rastreará todo o site e, assim, como os mecanismos de buscas, gerará automaticamente o arquivo.

Após a criação do sitemap, é preciso fazer o upload no site e notificar o Google. Essa notificação pode ser realizada por meio da ferramenta de webmasters do mecanismo (o novo google search console), em que tem uma seção de submissão dos arquivos e acompanha todo o status de indexação.

Por mais que não existam provas concretas de como o sitemap influência positivamente a otimização de uma página, a facilidade em se navegar pelos mecanismos ajuda a favorecer a indexação e faz com que algumas páginas possam ser vistas com mais facilidade. Com essa ferramenta, sua empresa é capaz de mostrar exatamente onde deseja que os resultados sejam pesquisados, o que permite, assim, uma estratégia mais estruturada na construção do conteúdo para o website de sua empresa.

Esse benefício faz com que você consiga ter a opção de dar mais destaques para as páginas que apresentam informações sobre os produtos/serviços que sua empresa oferece, fazendo com que eles se priorizem na hora da realização da busca.

Outro ponto positivo é o fato de que com isso sua empresa não dependerá tanto de links externos para que o mecanismo de busca realize o rankeamento.

Mesmo não sendo segredo para a maioria das empresas, a criação de um sitemap para ajudar na otimização de uma página não pode ser deixada de lado quando se busca maior visibilidade na internet por meio dos sites de buscas. É preciso estar ciente de todas as ferramentas disponíveis para que se crie uma boa otimização que trará resultados positivos para seu negócio.

Deixe seu comentário para a gente e continue lendo o nosso conteúdo. =)

CTA - Dispositivos Moveis layerup marketing digital


Deixe um comentário