8 mitos e verdades sobre Inbound Marketing

O mundo está repleto de lendas, mas você já ouviu falar nos mitos e verdades sobre o Inbound Marketing?Bom, não é novidade para ninguém que, no universo digital, o Inbound Marketing é uma das principais...

8 mitos e verdades sobre Inbound Marketing

O mundo está repleto de lendas, mas você já ouviu falar nos mitos e verdades sobre o Inbound Marketing?

Bom, não é novidade para ninguém que, no universo digital, o Inbound Marketing é uma das principais ferramentas para quem deseja se posicionar de forma assertiva, estratégica e vencedora. Afinal, ele utiliza uma série de técnicas que conseguem engajar o lead pela qualidade dos conteúdos produzidos, o levando a conhecer a marca e, consequentemente, desejar seus produtos.

Mas para que você possa aproveitar todo o seu potencial é preciso, primeiro, conhecer os mitos e verdades do Inbound Marketing.

Isso porque, no mercado do marketing digital, existem uma série de “profissionais, coachs e especialistas” que, em alguns momentos, colocam o Inbound Marketing como o salvador de um negócio digital e, em outros, como uma estratégia que não dá resultados.

E ah, aqui vai um spoiler: essa história de “não dar resultados” é, com certeza, o maior mito do Inbound Marketing.

Mas, para que você entenda o funcionamento, as nuances e os resultados dessa técnica indispensável para o mundo digital, trouxemos 8 mitos e verdades do Inbound Marketing, que vão te ajudar conhecer e entender melhor essa estratégia.

E então, vamos juntos?

Inbound Marketing: 5 estratégias para vencer a concorrência

8 mitos e verdades do Inbound Marketing

Confira:

1. Inbound Marketing é caro e demora para dar resultado

MITO. Na verdade, uma estratégia bem pensada e implementada pode gerar resultados já no primeiro mês. Além disso, quando você tem um plano bem montado, o seu cliente passa a procurar a sua empresa organicamente, sem que você precise ir “atrás dele”, gerando um interesse genuíno na sua marca. Isso reduz tanto os custos que a estratégia de Inbound Marketing acaba se pagando sozinha.

2. O Inbound Marketing é indispensável em uma boa estratégia digital

VERDADE. Aliás, todos os anos os “gurus” e “coachs” das estratégias digitais chegam apresentando diferentes ferramentas e conceitos inovadores. Mas isso em nada muda a importância e relevância do Inbound Marketing dentro do universo digital. Ele continua sendo o principal meio para atrair público qualificado e tornar o seus conteúdos e, consequentemente, o seu site relevante na web.

3. Inbound marketing é para empresas que já estão estabelecidas.

MITO. Qualquer empresa, independente do tamanho, pode utilizar o Inbound Marketing. Inclusive, se você já inicia seu negócio com uma boa estratégia de Inbound Marketing, é bem provável que você já terá mais presença digital e estará um passo à frente da sua concorrência.

Além disso, é importante frisar que ele pode ser utilizado por qualquer empresa, online ou offline, independente do segmento.

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4. Inbound Marketing pode ser feito por uma única pessoa

MITO DEMAIS. O Inbound Marketing é uma estratégia completa, nesse sentido, ela também gera um volume de trabalho grande e funções bem distintas a serem operadas em um mesmo contexto, como produção de conteúdo, análise de tráfego, redes sociais, anúncios, aplicação de SEO, design de peças, entre outros. Logo, ter uma equipe que realize bem essas tarefas já é difícil, imagine uma pessoa só.

Além disso, é humanamente impossível — e aqui, estamos falando de tempo, conhecimento e disposição — que uma única pessoa consiga acompanhar tudo que envolve o Inbound Marketing. E se conseguir, o resultado será com certeza uma má aplicação das estratégias.

5. Agências são a melhor opção

VERDADE. Ok, sabemos que isso pode parecer discurso de quem quer vender o peixe. Mas como falamos acima, um único profissional não consegue dar conta de todas as ações do inbound marketing e contratar uma pessoa para cada função, pode não ser viável para o seu negócio.

E é justamente aqui que entram as agências de marketing digital, focados nessa e em outras estratégias relevantes. Com expertise e cases de sucesso, elas podem direcionar as ações com vários profissionais que sabem como atrair e converter clientes em leads.

6. Inbound Marketing é a mesma coisa que Marketing de Conteúdo

MITO. O marketing de conteúdo é um dos principais pilares da estratégia de inbound marketing, mas eles não são a mesma coisa. A estratégia de conteúdo faz a atração do lead, mas essa é apenas uma das partes do processo de transformá-lo em cliente.

7. É preciso de tempo para aplicar

VERDADE. No contexto da transformação digital, o tempo literalmente vale ouro. No Google, por exemplo, quanto mais tempo o site ou plataforma estiver no ar, mais relevante ele se tornará para esse buscador. E o Inbound Marketing segue um caminho parecido: quanto mais se passa o tempo, mais resultados concretos ele trará. Isso vale tanto para o volume de informação quanto para gerar tráfego qualificado.

8. Inbound Marketing é posicionar o site na primeira página do Google

MITO. Um bom rankeamento no Google é sim uma das consequências do Inbound Marketing, mas isso não se resolve sozinho. De nada adianta uma boa posição se o RELACIONAMENTO com os clientes CERTOS não for incentivado!

Além disso, é importante dizer que nem o Inbound Marketing e nem o SEO podem substituir um ao outro, pois eles são baseados na atração de um tráfego de qualidade através de conteúdo. Logo, a segunda técnica é complementar à primeira, sendo ambas essenciais.

E, você já conhecia todos esses mitos e verdades sobre o Inbound Marketing? O que achou do nosso conteúdo? Conta para gente!

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