Impacto da inteligência artificial no marketing

Comumente, a Inteligência Artificial é imaginada como robôs de alto funcionamento, com aparência humana. Entretanto, a IA diz muito mais respeito ao processo, à capacidade e análise de dados. A “aparência” da...

Impacto da inteligência artificial no marketing

Comumente, a Inteligência Artificial é imaginada como robôs de alto funcionamento, com aparência humana. Entretanto, a IA diz muito mais respeito ao processo, à capacidade e análise de dados. A “aparência” da IA não é tão relevante, na verdade.

Embora essa ideia de Inteligência Artificial ainda pareça algo futurista, “coisa de filme”, ela está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Além disso, a IA se destaca principalmente na automação de tarefas e em filtrar uma grande quantidade de dados numa velocidade impressionante. Sabendo explorar a IA, profissionais de marketing têm um grande potencial de melhorar sua eficácia e alcançar resultados incríveis, assim revolucionando o seu negócio.

Neste texto, você vai entender:

  • O que é Inteligência Artificial
  • IA Marketing: decisões automatizadas
  • Chatbots: um exemplo de IA
  • Por que a sua empresa precisa de um chatbot?
  • A importância da escolha dos canais

Vamos começar? 🦾🤖

 

O que é Inteligência Artificial (IA)?

A IA pode ser definida como uma tecnologia que permite que sistemas simulem a inteligência humana, possibilitando, assim, que máquinas que fazem uso dela possam aprender, pensar e decidir quais caminhos seguir.

Na prática, digamos que você precisa ir para um endereço específico. Você abre seu app de GPS e automaticamente a melhor rota é traçada. Isso é a Inteligência Artificial no dia a dia.

 

IA Marketing: decisões automatizadas

Os marketeiros estão buscando construir campanhas mais inteligentes, de maneira mais rápida e eficiente. Nesse sentido, a IA se destaca muito na automação de tarefas e na coleta e análise de dados para decisões muito mais inteligentes e assertivas.

Atualmente, temos acesso a mais fontes de dados do que nunca. Para um ser humano, explorar essas informações para obter insights valiosos seria uma tarefa extremamente longa, cansativa e não tão efetiva. Já com o uso da IA, esse trabalho é feito de forma muito mais rápida e inteligente, tornando o processo mais simplificado.

Uma análise aprimorada, combinada com as capacidades da IA para aprender, planejar e até mesmo executar, já está contribuindo para aumentar a eficácia de campanhas, ajudando o marketing a maximizar estratégias.

 

Chatbots: um exemplo de IA

Antes de mais nada, você sabe o que são chatbots? 🤖💬

Resumidamente, são programas que visam simular um ser humano durante a conversa com as pessoas. Os chatbots usam a IA para entender mais rapidamente os problemas de seus clientes e fornecer respostas mais eficientes.

Assim sendo, os chatbots conseguem resolver grande parte das demandas, facilitando vários processos da empresa.

Alguns exemplos de facilidades são:

  • Responder dúvidas frequentes;
  • Enviar segunda via de boleto;
  • Informar sobre prazos de entregas e status de pedidos;
  • Auxiliar na jornada de compra;
  • Integrar estratégias de prospecção de leads;
  • Prestar atendimento 24×7;
  • Prestar suporte técnico 24×7;
  • Acabar com filas de espera;
  • Aumentar a presença em diversos canais;
  • Dados de atendimento centralizados.

 

Chatbots e a experiência do usuário

Já ficou claro as facilidades que a integração de um chatbot pode trazer à sua empresa. Por isso, pensando mais a fundo na experiência do consumidor, as vantagens de se adquirir a IA só crescem.

Atualmente, nessa era online, estabelecer um relacionamento digital incrível é essencial para o crescimento das empresas. Por isso, a integração do chatbot muitas vezes se torna também indispensável.

Mas… Como isso pode ajudar a minha empresa? Vamos ao próximo tópico.

 

Por que a sua empresa precisa de um chatbot?

Imagine a seguinte situação: a sua empresa recebe um número abundante de mensagens por dia. Por não conseguir responder rapidamente, acaba perdendo muitas oportunidades de venda. Para otimizar essa e outras estratégias de marketing, a implementação de um chatbot pode ser a solução mais assertiva para o problema!

Por mais que possa parecer contraditório, um bot pode ser a melhor escolha para responder muitas mensagens e de forma humanizada.

Além disso, a IA fica mais inteligente a cada interação com o cliente. Assim, utilizar a Inteligência Artificial na sua estratégia de marketing garante experiências mais positivas e responsivas de seus clientes.

 

Esteja em todos os canais!

Para impactar os consumidores, é preciso estar presente nos canais preferidos deles.

O que isso quer dizer? Diversificar as estratégias de marketing entre vários canais é a melhor forma de prospectar e fidelizar clientes. Entretanto,  com tantos meios de contato à disposição, às vezes acaba sendo difícil, né? 

Mas, como você à esta altura da leitura deve saber, a Inteligência Artificial é a solução para potencializar os seus resultados.

Imagine mais uma situação: o seu potencial cliente gostaria de ser impactado via WhatsApp. Entretanto, os únicos canais disponibilizados pela sua empresa são e-mail e ligação. 

Você concorda que, nesse cenário, a chance de perda do cliente, ou ao menos frustração, é muito maior do que a chance de conversão?

Por isso que a IA pode salvar o seu negócio! Explorar e disponibilizar diversos canais é a forma mais garantida de não deixar nenhum cliente sem resposta!

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