Sprints criativos: como funciona o processo criativo na Layer Up

Todas as profissões que lidam com a criatividade sabem que, às vezes, ela pode se tornar um ativo raro. Realmente, o processo criativo não é algo simples, mas se tem uma coisa que pode ajudar são os sprints...

Sprints criativos: como funciona o processo criativo na Layer Up

Todas as profissões que lidam com a criatividade sabem que, às vezes, ela pode se tornar um ativo raro. Realmente, o processo criativo não é algo simples, mas se tem uma coisa que pode ajudar são os sprints criativos.

Esse processo criativo é uma das metodologias ágeis que usamos aqui na Layer Up na hora de criar novos projetos com mais agilidade, eficiência e, claro, criatividade, já que uma de suas premissas é a colaboração.

Para saber mais sobre como os sprints funcionam aqui na Layer Up, é só continuar acompanhando a leitura!

O que são sprints criativos?

Começando do começo, você sabe o que são sprints? Essa metodologia vem do Design Sprint, uma técnica desenvolvida pelo Google Ventures (uma divisão do Google que acelera negócios inovadores) e prevê o design atrelado à velocidade.

Seu foco principal é resolver problemas com agilidade e eficiência e, desde que foi criada, por volta de 2010, se tornou uma das principais metodologias para criar desde softwares, produtos e projetos de todos os portes.

Muito utilizado também dentro do método Scrum, o termo sprint está sempre associado à forma de encontrar soluções criativas em pouco tempo.

Seja qual for sua aplicação, os sprints têm a função de colocar pessoas diferentes para pensarem juntas em uma solução.

Isso não somente torna o processo mais ágil, como também mais rico, já que a diversidade também contribui para o conteúdo final.

Como fazemos os sprints aqui na Layer Up

Um dos nossos pilares mais importantes aqui na Layer Up é justamente a colaboração, a essência dos sprints criativos. O espírito colaborativo está presente na concepção de todos os nossos projetos, desde os menores até os mais complexos.

De acordo com a nossa Head de Design, Renata Gomes, “não tem uma ideia ou projeto que a gente faça sozinho, só eu ou só qualquer outra pessoa da equipe. Sempre tem mais de uma pessoa envolvida e mais de uma área envolvida. A cocriação é essencial!”.

Assim, os sprints fazem parte do nosso dia a dia por aqui, em projetos de todos os tipos e em todos os squads, como campanhas, projetos de social, e-mail marketing e muito mais.

Outra característica muito importante dos sprints da Layer Up é que não são só designers e redatores que participam do processo, mas profissionais de todas as áreas do nosso time. Isso traz multiplicidade de experiências, pontos de vista e a diversidade que é vital para as nossas produções.

Alguns pontos que definimos antes de começar uma sprint são:

  • Qual é a mensagem que queremos passar com esse projeto?
  • Qual é nosso objetivo com isso?
  • Quem é o público desse projeto?

Com esses pontos em mente, partimos para a criação, pensando, principalmente, no que o público quer ver e como ele vai se relacionar com a marca que estamos trabalhando.

É um recurso que facilita muito a concepção e a execução do nosso trabalho no dia a dia, pois otimizamos boa parte do processo criativo.

Tempo: o ingrediente indispensável do processo criativo

Mas ele precisa de tempo e dedicação para dar certo. É necessário que os líderes e gestores separem um tempo entre as demandas exclusivamente para que a equipe possa exercer essa criatividade.

Aqui na Layer Up, temos sprints sempre que começamos um novo projeto, seja para um novo cliente ou para atualizar a produção de conteúdo de um parceiro que já está em andamento. 

No squad Layer Up, por exemplo, temos sprints mensais para decidir os conteúdos e o design criativo de todos os posts do mês seguinte.

Antes mesmo desses sprints começarem, temos também um tempo alocado especialmente para procurar referências e temas interessantes que possam ajudar nesse processo.

Se analisarmos friamente, nesse período nada está sendo produzido, de fato. Mas isso será compensado lá na frente, quando as ideias alinhadas no sprint começarem a tomar forma em muito menos tempo do que aconteceria normalmente.

É possível fazer sprints criativos mesmo no home office?

Muitas pessoas podem pensar que, para realizar os sprints de maneira efetiva, é preciso que o time inteiro esteja presente no mesmo ambiente e, assim, o home office seria um empecilho para este processo.

Sem dúvidas, o modelo presencial tem seu valor e pode até ajudar em alguns momentos. Mas, já que essa é uma realidade cada vez mais presente nas empresas, estamos aqui para te tranquilizar: é possível, sim, realizar sprints criativos, produtivos e muito eficazes mesmo com a equipe inteira em home office.

No nosso caso, utilizamos o Miro, uma plataforma online colaborativa que permite que todos os colaboradores trabalhem em um projeto simultaneamente.

Por enquanto, os resultados têm sido muito bons e não temos do que reclamar. Nossa produção de conteúdo se tornou muito mais completa depois que optamos por essa metodologia e o home office é apenas um detalhe.

O que não pode faltar nos sprints criativos

Pode parecer óbvio, mas o que definitivamente não pode faltar nos sprints criativos é a criatividade.

Se o tempo é um ingrediente indispensável, a criatividade é a própria receita dos sprints, é a razão deles existirem e de termos ideias incríveis para compor a comunicação dos nossos parceiros.

Mas sabemos que, de vez em quando, a criatividade pode se tornar um ativo raro. A primeira coisa a ter em mente quando isso acontece é que criatividade não é, necessariamente, um dom; ela pode ser aprendida e desenvolvida.

Todos os profissionais criativos sabem que a criatividade deve ser trabalhada todos os dias, assim como um exercício físico. O segredo das mentes mais criativas do mundo é muito simples, na verdade: continuar criando.

Para te ajudar neste processo de exercitar sua criatividade, fizemos uma live especial no Dia da Criatividade, comemorado no dia 17 de novembro, com nosso Diretor de Marketing, Gabriel Bearzi, e nossa Head de Design, Renata Gomes, em uma conversa muito boa e cheia de insights sobre a produção de conteúdo para marcas.

A live está disponível no canal da Layer Up no YouTube, com muitas dicas de como aprimorar esse processo, boas referências e até indicações de livros que podem te ajudar na jornada criativa. Clique no botão aqui embaixo e confira!

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