A arte de vender

Alguns dizem que é talento, outros que é questão de prática, mas uma coisa é certa: vender é uma arte.Com certeza em algum momento você já foi convencido por um vendedor a comprar algum produto ou serviço....

A arte de vender

Alguns dizem que é talento, outros que é questão de prática, mas uma coisa é certa: vender é uma arte.

Com certeza em algum momento você já foi convencido por um vendedor a comprar algum produto ou serviço. Pois saiba que você não foi o único. Esses profissionais são especialistas em estratégias de negociação.

Não à toa, eles são cruciais para que empreendimentos de diferentes segmentos batam as metas e conquistem resultados cada vez maiores.

Mas, para isso, é necessário que o vendedor possua algumas atribuições, como fazer com que os consumidores se sintam confiantes e valorizados, prestar bastante atenção em todo o ciclo de vendas, além de respeito, criatividade, agilidade, entre outras.

Afinal, é sempre bom lembrar que a tendência de um bom atendimento é sempre o cliente voltar. Então, nada mais justo do que fazer com que o processo de compra seja satisfatório.

De acordo com uma matéria publicada pela Harvard Business Review, clientes que são indicados têm uma tendência maior de retenção do que clientes que chegaram por meio de outros canais de venda. Por isso, tornar seu público promotor da sua marca é tão importante. E, obviamente, os vendedores são peças-chave para isso.

Continue acompanhando o conteúdo e compreenda o papel do vendedor para garantir resultados ainda mais assertivos em suas vendas.

Qual a importância de um bom profissional para vender mais?

Antes de tudo, é interessante entender o real papel dos vendedores. Esses profissionais não são responsáveis apenas por vender: eles representam a empresa, sendo essenciais para apresentar a visão, missão, valores e a cultura do negócio para os clientes. Além disso, eles auxiliam no relacionamento com os consumidores, cuidando do pós-venda e muito mais.

Na teoria, essa pode não parecer uma função tão difícil, mas a prática é bem diferente. Uma equipe de vendas bem instruída, estruturada e preparada é capaz de evitar o surgimento de gargalos operacionais, otimizar processos de venda, garantir a satisfação e fidelização dos clientes, além, é claro, de aumentar o ROI do negócio.

Assim, eles são responsáveis por:

  • Atender os clientes, prestando todo o suporte necessário
  • Ajudam a impulsionar as vendas
  • Repassar os valores da empresa
  • Fidelizar os clientes e muito mais

Por isso, é essencial que a área comercial esteja sempre em harmonia com o time de marketing. Assim, ambos conseguem trabalhar de forma complementar, suprindo as necessidades dos clientes e atingindo um público cada vez maior.

Como ser um bom profissional de vendas?

Há quem diga que os vendedores nascem, não aprendem a ser. Mas, na verdade, possuindo algumas qualidades básicas, é possível sim aprender a ser um bom profissional de vendas.

A arte de vender está intrinsecamente ligada à comunicação. Ser uma pessoa comunicativa e habilidosa em técnicas de persuasão é crucial para garantir boas vendas.

Deste modo, busque entender o que o cliente espera e adapte suas ofertas e discurso, se necessário. O consumidor precisa se sentir confortável para fechar a compra, principalmente nos últimos anos que o perfil de consumo mudou e está cada vez mais exigente.

Existem algumas outras características que auxiliam vendedores a vender mais, como:

  • Organização
  • Criatividade e adaptabilidade
  • Superação de desafios
  • Responsabilidade
  • Gerenciamento de tempo
  • Conhecimento técnico
  • Boa interação com os clientes
  • Capacidade de ouvir 
  • Conhecer bem os produtos e serviços comercializados

Outro ponto importante é que os vendedores possam analisar a operação comercial de perto, possibilitando otimizações e mudanças nas estratégias de vendas. Afinal, quem melhor para indicar pontos de melhoria que não os profissionais que atuam dentro da operação?

Lives Semana do Vendedor

Seja online ou offline, vender é um processo que demanda tempo e aperfeiçoamento. Por isso, é interessante que os profissionais desta área estejam atentos às principais tendências de consumo e técnicas de vendas, a fim de fechar as melhores oportunidades de negócio.

E para apresentar os segredos por trás de um Inbound Marketing bem-sucedido, realizaremos três lives nos dias 27, 28 e 29 de setembro, às 11h, em comemoração à Semana do Vendedor.

Nelas, abordaremos conceitos básicos da metodologia de marketing de atração, formas de atrair mais visitante, estratégias de conversão de leads e detalhes do modelo da régua de nutrição e relacionamento.

O conteúdo das lives apresentadas por Samira Cardoso, CEO da Layer Up, trará uma visão teórica com todos os elementos práticos para a construção de uma estratégia mais assertiva, de alto impacto e que gere inúmeros resultados para o seu negócio.

Para garantir sua presença, acesse o botão abaixo!

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