Inbound marketing: Metagal e a necessidade de inovar na comunicação dentro da indústria automotiva

Do zero aos resultados acima da média em nove meses de ação com a Layer Up

A Metagal é uma das maiores empresas de soluções para retrovisão da América Latina. Ela lidera o desenvolvimento de produtos, que vão desde espelhos retrovisores até sistemas de câmeras inteligentes para automóveis.

Em quase 60 anos de história, experiência e credibilidade são as suas características mais marcantes diante do mercado. Além disso, a empresa é reconhecida pelo seu engajamento em projetos tecnológicos.

Embora faça a distribuição para intermediários que entregam o produto ao consumidor final, seu principal público-alvo são as montadoras de automóveis. Volkswagen, Ford, Hyundai, Mercedes Benz e Renault são alguns dos seus clientes.

Tradição, tecnologia e a necessidade de mudar

Impactos da tecnologia, que está cada vez mais presente, além de fatores econômicos, sociais e ambientais são algumas das principais causas da mudança radical no comportamento do consumidor. Essas mudanças influenciaram diretamente a forma como as pessoas compram, se relacionam e se comunicam. 

Do outro lado, as empresas se depararam com uma necessidade urgente de adaptação de seus processos. As que não se adaptaram, infelizmente, encerraram suas atividades por deixarem de ser competitivos, inovadores e atrativos ao mercado e as novas formas de consumo.

Essa necessidade de mudança chegou até a Metagal. O conhecimento que as pessoas adquiriram a respeito da empresa ao longo dos anos no contexto offline, acabou se perdendo e outros nomes foram tomando o seu espaço na mente do consumidor e também no contexto digital.

A empresa, que se tornou referência no segmento de indústria automotiva em função da tecnologia dos seus produtos, começou a entender que, sem este posicionamento, poderia cair no esquecimento e viu que seus concorrentes começaram a se mexer. A consequência foi, até mesmo, a perda da credibilidade no mercado, que não deixou outra opção além de se atualizar.

Quando a Metagal chegou à Layer Up, em 2018, ela não tinha uma base de leads formada e nem um relacionamento online estruturado com o público B2B – seu foco principal. Era urgente a necessidade de ter um posicionamento, share of mind e relacionamento com seus consumidores estabelecidos no meio digital. Isso porque a marca está inserida em um mercado totalmente nichado e com obstáculos para atingir o seu público-alvo dentro das novas formas de comunicação.

Reposicionar com inbound marketing para conquistar

Em algumas situações, começar do zero é importante para dar um novo rumo para as coisas. Com a Metagal foi assim! Diante dos problemas que ela estava enfrentando para conquistar seu espaço no mundo digital e no próprio mercado de negócios, a Layer Up considerou ideal elaborar uma proposta de reposicionamento de marca

Assim, a equipe desenvolveu um planejamento estratégico, com a definição de DNA, arquétipos, brand persona, taglines e até mesmo com a produção de um logo atualizado. Além disso, foram traçadas estratégias de inbound marketing com foco em aumentar o tráfego ao site, promover conversão e engajamento.

A estratégia teve foco em produção de conteúdos institucionais e materiais que destacam os esforços de tecnologia da empresa, destinados ao blog e redes sociais. Também foram criados materiais ricos e implementados fluxos de automação de marketing.

Outra coisa de extrema relevância, foi a dedicação ao SAC nas redes sociais para atendimento ao consumidor final. O trabalho tem objetivo de gerar mais proximidade junto ao público e presença de marca. 

Conquista, aprendizados e uma nova percepção de marca em nove meses

Em um período de nove meses de reposicionamento, tivemos muitas conquistas e aprendizados. De todos os resultados obtidos, alguns foram surpreendentes, e eles vieram dos trabalhos de reforço de imagem no contexto digital, ações institucionais e da geração de leads e oportunidades, 

O reposicionamento da marca gerou uma nova percepção da Metagal diante do público e isso pôde ser sentido, por exemplo, por meio da quantidade de pessoas que entraram em contato pelo SAC, enviando perguntas sobre trabalhos e currículos. 

O site recebeu 35.813 visitantes, o que significou um aumento de 122% em relação ao que a Metagal tinha quando iniciamos a parceria. Além disso, houve um grande avanço no volume de visitantes, especificamente nas páginas de conteúdo. No segundo trimestre de 2019, 10,5% dos acessos foram ao blog, o que comprova quanto foi importante o desenvolvimento de conteúdos de inbound marketing para este canal. 

Conquistamos 1.335 leads e destes, 207 se tornaram oportunidades. Paralelamente a esse número, temos as métricas dos disparos de e-mail, que foram excelentes. As taxas de conversão entre leads e oportunidades atingiram 20,5%. A taxa de abertura de e-mails foi de 24,05% em um mercado no qual a média é de 20%, de acordo com dados da RD Station. E de taxa de clique tivemos impressionantes 6,28%, sendo que a média do mercado é de 2%.

Hoje, a Metagal conta com um atendimento personalizado em seu processo. Mensalmente, resultados assim são levados para a empresa em relatórios, permitindo a reavaliação constante dos seus próximos passos. Ela ganhou mais inteligência de dados!

A performance das ações de inbound marketing foi muito satisfatória, tanto para a Layer Up, quanto para a Metagal, uma vez que todas as metas estabelecidas para os primeiros nove meses de parceria foram atingidas. Mais do que isso, os resultados puderam ser sentidos internamente.

A partir do encerramento da primeira fase e do início da segunda, todas as estratégias foram revisadas, novas sugestões foram apresentadas e novas metas foram traçadas. O plano é alcançar resultados tão excelentes quanto os que já foram obtidos até aqui.

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