Inbound Marketing: um guia mais que definitivo para o seu negócio!

Você realmente está por dentro do que é o Inbound Marketing? Sabe tudo o que essa realidade pode oferecer para o seu negócio? Conhece todos os seus benefícios? Bom, independentemente da sua resposta, temos certeza...

Inbound Marketing: um guia mais que definitivo para o seu negócio!

Você realmente está por dentro do que é o Inbound Marketing? Sabe tudo o que essa realidade pode oferecer para o seu negócio? Conhece todos os seus benefícios? Bom, independentemente da sua resposta, temos certeza de que esse guia é para você!

Afinal, já pensou em como seria incrível não precisar mais correr atrás de clientes para a sua empresa? Não seria fantástico se os seus consumidores te procurassem já conhecendo os seus serviços e querendo fechar negócio? E se você pudesse economizar em tráfego pago?

Demais, né? E se eu te falasse que isso TUDO  já é possível? 

Pois é, por mais que muitas pessoas ainda duvidem, essa realidade já deixou de ser utópica há muito tempo. E é justamente isso que chamamos de Inbound Marketing.

Talvez você já tenha até ouvido falar desse termo por aí. Já que essa estratégia de marketing digital tem se revelado, constantemente, como a maneira mais assertiva, eficiente e barata de se promover uma marca, serviços e produtos. 

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Bom, na ponta oposta a isso está o Inbound Marketing, focado em produzir conteúdos que resolvem necessidades reais para atrair, organicamente, a atenção do seu público. Ou seja, não é você quem vai atrás do cliente, e sim, ele quem vem atrás de você!

Isso significa que, ao invés de gastar recursos para prospectar novos clientes por meio dos métodos tradicionais, sua empresa vai aplicar seus esforços na produção de conteúdo relevante, que será consumido por pessoas que realmente têm interesse no assunto.

inbound x outbound

Mas por que investir nessa prática?

Bom, de forma geral, podemos resumir o Inbound Marketing como uma estratégia que busca atrair clientes e educá-los para comprar os produtos que a sua empresa vende.Nesse sentido, é preciso destacar que o Inbound Marketing é indicado para vendas complexas, vendas de alto ticket ou processos de tomada de decisão longos.

Afinal, o lead vai ser atraído para o seu serviço, vai conhecer o seu produto, vai passar pela etapa de consideração e, só depois, vai acabar se tornando efetivamente um cliente. Para isso, a empresa precisa, antes de qualquer outra coisa, usar conteúdos personalizados, completos, aprofundados e eficientes. Atraindo assim os seus potenciais clientes e respondendo, de forma objetiva, dúvidas sobre os problemas e as dores que eles enfrentam, ao mesmo tempo que apresenta os seus serviços como uma solução.

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Na internet, é o usuário quem manda

As maiores plataformas da web focam na experiência do usuário. 

O Google prioriza conteúdos de qualidade pois a sua proposta de valor é entregar bons resultados de pesquisa para o usuário. O Facebook, do mesmo modo, penaliza conteúdos que prejudiquem a experiência positiva de seus usuários dentro da plataforma. 

Por isso, no Inbound Marketing, tudo deve ser planejado e produzido pensando na melhor experiência possível para o usuário, focando em conteúdo personalizado para um determinado perfil de pessoa, chamado de “persona” no universo de Marketing Digital.

Essa é uma tendência cada vez mais crescente no mercado como um todo. Afinal, com ela, você economiza muito dinheiro em relação ao marketing tradicional. Além disso, quanto mais você gerar conteúdo, mais ocupará espaço na internet sobre o seu segmento de atuação — e isso pode tornar o seu negócio uma grande autoridade no segmento.

dados sobre inbound marketing

Por fim, oInbound Marketing fideliza clientes, uma vez que ele torna a sua marca mais presente na vida das pessoas. E convenhamos: as pessoas preferem comprar de quem elas já conhecem, comprando por experiência e até mesmo afeição.

Como o Inbound Marketing é aplicado?

Até aqui, você já deve ter entendido o que é o Inbound Marketing e por que ele é importante para o seu negócio. Mas, talvez, você ainda não saiba como aplicá-lo. Se esse for o seu caso, não se preocupe, a gente te mostra:

Funil de Inbound Marketing

Para executar o Inbound Marketing com sucesso é preciso adotar sua metodologia baseada em cinco etapas sequencialmente lógicas.

Sendo elas:

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Elas configuram um sistema automatizado onde, em uma ponta, existe a captação de possíveis clientes e, na outra, as vendas do seu negócio.

Confira:

1ª Etapa: ATRAIR

Quase metade da população mundial tem acesso à internet. Só no Brasil, são 120 milhões de usuários navegando na web.

Toda essa gente está consumindo alguma informação e muitas delas estão buscando saber mais sobre algum assunto que esteja relacionado ao seu segmento de mercado.

Por isso, nesta etapa, é necessário publicar conteúdo autêntico e de qualidade que resolva as necessidades do público que você quer atender. Antes de qualquer outra coisa, esse conteúdo deve ser útil e agregar algum valor à audiência que irá consumi-lo. 

Para atrair esse público até o seu conteúdo, você deve pensar nos seguintes elementos:

Blog

É onde estará alocada toda sua estratégia de marketing de conteúdo, uma das peças-chave do Inbound Marketing. Para isso, deve existir um planejamento estratégico para colocar sua audiência em uma sequência lógica de consumo do conteúdo, alinhado com suas preferências.

Mas não basta apenas informar. É preciso criar relacionamento e identificação com o seu público para que ele se engaje na sua mensagem e acompanhe o processo que vai educá-lo para se tornar um cliente.

SEO e Ranking

Todos os dias, são realizadas bilhões de pesquisas nos motores de busca do Google. 

São pessoas buscando respostas para resolver seus problemas  e seu negócio pode ser a solução perfeita para um determinado grupo.

Nesse sentido, os mecanismos de busca priorizam sempre a melhor experiência possível para o usuário. Isso é definido a partir de diversos critérios que determinam se um site ou blog é digno e relevante o suficiente para aparecer nos primeiros resultados de uma pesquisa.

Para te ajudar com isso, é necessário estudar esses critérios dos motores de busca e produzir conteúdos em plataformas baseando-se em técnicas de SEO. Afinal, de nada adianta ter um ótimo conteúdo se ele não for exibido para aqueles que têm interesse.

2ª Etapa: CONVERTER

Quando um usuário na rede acessa o seu site ou seu blog, ele ainda é apenas um visitante. O próximo passo é incorporá-lo em sua base de contatos. Ou seja, ele precisa se transformar em um lead.

Para que isso aconteça, esse visitante deverá deixar algumas informações relevantes no seu site, como nome, e-mail, telefone, cidade, ou outros dados que sejam interessantes para sua estratégia de conversão, atração e vendas.

De forma a dar um motivo para que o visitante conclua essa ação, é recomendável que você ofereça em troca algum tipo de conteúdo rico com informação de valor, por exemplo, um ebook, um acesso exclusivo a alguma área de assinantes ou até mesmo um sorteio.

Obviamente, esse material usado como troca pelas informações do seu lead deve ser coerente com aquilo que ele procura e com o produto que você oferece.

3ª Etapa: RELACIONAR

Esse é o processo pelo qual você irá estreitar laços com a sua base de leads, criando autoridade no assunto e estabelecendo uma relação de confiança com eles.

Vale ressaltar que poucos serão os leads convertidos que decidirão por comprar de você em um primeiro momento. Afinal, existem diversas fases que uma pessoa precisa percorrer até fechar um negócio. E essa é, justamente, a famosa jornada de compra.

Nesse sentido, essas fases devem ser respeitadas e se você atropelar qualquer uma delas vai acabar passando aquela impressão de vendedor insistente.

Para evitar isso, nutra seus leads com conteúdo em uma sequência que respeite a jornada de compra do consumidor. Através desse processo, você irá educá-los e prepará-los para o momento certo de se oferecer como uma solução dos problemas que ele busca resolver.

4ª Etapa: VENDER

Essa é a etapa que todo empreendedor deseja chegar logo. 

Alguns de seus leads chegarão nesta etapa já decididos a realizar uma compra e farão isso tranquilamente. Outros, porém, mesmo querendo comprar, não vão efetivar a transação por diversos motivos e cabe à sua equipe descobrir quais são eles para reverter a situação.

Na maioria das vezes,  você pode reverter isso apenas dando uma atenção personalizada aos seus “quase compradores”. Afinal, a verdade é que ninguém gosta de comprar, pois uma compra implica em gastar dinheiro. Temos uma resistência inconsciente a isso. 

E soma-se nessa receita o medo que todo ser humano tem de ser enganado.

Portanto, quanto mais complexo for o seu produto, ou quanto maior for o seu ticket, mais atenção você precisa dar ao seu lead na fase de fechamento da venda. 

Aqui, a equipe de vendas deve ter um papel de consultoria, buscando entender os motivos pelos quais o seu lead ainda não comprou e reforçando os benefícios e garantias que ele terá se comprar.

Com o desenvolvimento tecnológico, o marketing passou por profundas transformações.. E se o marketing mudou, o processo de vendas precisa mudar também.

5ª Etapa: ANALISAR

Como já mencionado aqui neste artigo, uma das novidades que as tecnologias de comunicação trouxeram para o marketing foi a capacidade de monitorar e mensurar o resultado e o desempenho de campanhas em tempo real, de maneira bastante precisa.

É primordial que se faça o acompanhamento e análise de dados de maneira sistêmica para ter informações relevantes que permitam alcançar melhorias nas campanhas, ajustando todo o processo de Inbound Marketing.

Você deve analisar o comportamento dos usuários que acessam o seu blog ou o seu site para entender como o seu conteúdo está performando. E a ferramenta mais conhecida para isso é o Google Analytics.

É necessário também analisar o desenvolvimento das estratégias de SEO que estão sendo aplicadas e para isso existe uma infinidade de recursos pela web.

Para os anúncios, você deve analisar o desempenho de suas campanhas através das plataformas de anúncios, que fornecem uma grande variedade de dados do comportamento do público alvo e mostram se existe um bom desempenho da comunicação.

Todas essas informações deverão ser cruzadas com as outras obtidas pelo seu funil de relacionamento com seus leads e com o desempenho das vendas do seu negócio.

Isso vai indicar se todas as ações da sua estratégia de Inbound Marketing estão convergindo para o objetivo principal do seu negócio. Nesse sentido o conceito de inbound sales vem se desenvolvendo cada vez mais e mostrando resultados expressivos para quem o aplica.

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4 estratégias de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio:

Para fazer a sua empresa saltar aos olhos dos consumidores e espantar a concorrência, separamos também quatro técnicas de Inbound Marketing que podem ser aplicadas em qualquer negócio. Conheça um pouco sobre cada uma delas:

1. Defina as Buyer Personas

As estratégias de Marketing Digital e Inbound Marketing precisam sempre levar em conta o público que se deseja atingir. Só que, muitas vezes, esse público pode vir no plural.

Pensando nisso, foi criado o conceito de buyer persona que, como o próprio nome sugere, é uma espécie de personagem criado justamente para ajudar a empresa a entender melhor quem são seus clientes e quais são suas reais necessidades.

O objetivo das personas é descrever, com o máximo de detalhes, quem seriam os compradores ideais para o serviço ou o produto que uma empresa oferece. Por isso, na hora de criá-las está liberado soltar a imaginação. Dê a elas um nome, idade, profissão, renda mensal, atribua gostos pessoais, áreas de interesse e perfil de comportamento definido.

Não se esqueça de listar também os principais desafios e dores enfrentados por ela e deixar bem claro por quais motivos essa persona poderia se interessar pelos seus serviços.

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2. Crie um blog (e não deixe de postar)

Como já falamos aqui, ter um blog é essencial!

Porém, além de criar o blog, é muito importante mantê-lo sempre atualizado, com boa periodicidade de postagens e, claro, com conteúdos estratégicos, relevantes e de muita qualidade.

Para isso, você até pode se inspirar nos seus concorrentes, mas o melhor é apostar em pautas diferenciadas, inovadoras e originais.

Está com dúvida sobre quais tipos de pautas elaborar? Se pergunte “sobre o que o meu cliente gostaria de ler a respeito?” e você vai saber sobre o que escrever.

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3. Não se esqueça das palavras-chave

Na hora de produzir conteúdos, não basta simplesmente escrever bem. É claro que um texto de qualidade é imprescindível para garantir autoridade e passar confiança para os potenciais clientes, mas não é suficiente para que a sua empresa se destaque da concorrência.

Para que isso realmente aconteça, é preciso levar em conta uma técnica de Inbound Marketing bastante conhecida dos maiores portais da internet: o Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, a otimização para mecanismos de busca.

O SEO consiste em uma série de técnicas e estratégias para aumentar os acessos de um site. Essas técnicas têm como principal objetivo melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de buscas, de forma que ele apareça logo nos primeiros resultados.

Hoje, o Google concentra quase a totalidade do tráfego de pesquisas na internet, por isso, podemos dizer que o SEO deve estar focado naquilo que o Google considera mais relevante e merecedor do topo das pesquisas.

Existe uma série de boas práticas que ajudam um site a ser priorizado pela empresa no momento das buscas e a principal delas é o uso de palavras-chave.

Quando você insere uma palavra-chave constantemente buscada em um conteúdo produzido para a internet, o Google vai prestar mais atenção no que você escreveu.

Mas, atenção: não basta usar a palavra-chave escolhida só uma vez. Quanto mais você repeti-la durante o texto, melhor, sem deixar de lado a coerência e qualidade, importantes para um bom ranqueamento do conteúdo. 

Os especialistas indicam que a palavra-chave deve estar presente no título, no subtítulo, na meta-descrição (aquele pequeno texto que aparece logo abaixo do título nos resultados do Google), na URL (o endereço do site) e, claro, ao longo do conteúdo, tanto no corpo do texto quanto em headlines, também conhecidos como intertítulos.

Para saber quais palavras-chave são as mais buscadas, você pode usar algumas ferramentas online que servem exatamente para isso, como o próprio Google Ads, que é bem intuitivo e fácil de utilizar.

Você pode estar se perguntando por que é tão importante se preocupar com a posição que a sua empresa vai ocupar nos resultados do Google.

Bom, você mesmo pode responder a essa pergunta pensando em onde você vai pesquisar sobre um assunto novo, um produto que está precisando ou um serviço que quer conhecer.

Segundo o Internet Live Stats, 3,5 bilhões dessas buscas são feitas todos os dias justamente no Google.

Além disso, se você não se preocupa com SEO, é muito provável que seu site apareça lá atrás quando alguém faz uma pesquisa relacionada a ele; e se você usa o Google, você sabe que a maioria das pessoas nunca passa da primeira página de resultados.

Por isso, um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas ajuda a aumentar os cliques e, consequentemente, aumenta as vendas, fazendo com que você cresça e ganhe destaque no mercado.

Saiba mais:

4. Pense em fazer co-marketing

Também chamado de “Marketing Colaborativo“, o co-marketing é um conceito relativamente novo no Brasil, mas que já se mostrou uma excelente estratégia para vencer a concorrência quando se tratam das técnicas de Inbound Marketing.

O co-marketing acontece quando duas empresas que não são concorrentes, mas pertencem ao mesmo segmento, decidem se juntar para potencializar os resultados de ambas. Imagine a seguinte situação: você tem um e-commerce especializado em produtos de confeitaria.

Nesta estratégia, ao invés de criar seus conteúdos sozinho, você faz uma parceria com uma plataforma de cursos online de gastronomia, que tem autoridade e conhecimento da mesma audiência que você deseja atingir. 

Como vocês não competem entre si, mas atingem o mesmo público-alvo de diferentes maneiras, a união faz todo sentido, já que as empresas terão acesso à base de clientes uma da outra e serão mutuamente beneficiadas.

No fim das contas, o co-marketing também ajuda a economizar custos. Com a junção de forças, as empresas dividem seus gastos e as responsabilidades, permitindo que os colaboradores tenham tempo para se dedicar a atividades que aceleram o crescimento do negócio.

Seguindo essas estratégias você vai conseguir resultados que não somente vão afastar a concorrência, mas também surpreender e fidelizar seus clientes. 

Por fim, aplicar o Inbound Marketing no seu negócio não será uma tarefa fácil. É necessário muito planejamento estratégico e também produção de conteúdo educativo para os seus leads. Mas, uma vez feito, vai gerar resultados que você não imaginava serem possíveis.

Além disso, você pode precisar de ajuda para elaborar o seu plano de Inbound Marketing e nós estamos à disposição para estender a mão para você. E então, vamos conversar?

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