3 segredos para ter um site otimizado para dispositivos móveis

O Brasil tem 126,9 milhões de usuários de internet, ou seja, 70% da população nacional acessa a internet pelo menos uma vez ao dia. Desse número, 71 milhões de pessoas usam internet somente por dispositivos...

3 segredos para ter um site otimizado para dispositivos móveis

O Brasil tem 126,9 milhões de usuários de internet, ou seja, 70% da população nacional acessa a internet pelo menos uma vez ao dia. Desse número, 71 milhões de pessoas usam internet somente por dispositivos móveis, o que representa 56% de brasileiros conectados. 

Esses números não só mostram a mudança de comportamento dos usuários de internet como também evidenciam a importância de ter um site de alta qualidade para dispositivos móveis

Para oferecer qualidade nos acessos dos seus cliente, o desenvolvedor do seu site pode optar entre sites mobile e sites responsivos.

Os sites mobile são desenvolvidos única e exclusivamente para dispositivos móveis. Eles reconhecem o tipo de dispositivo que está sendo usado (tablets, smartphones e outros) e ajustam o conteúdo de acordo com seu formato.

Já os sites responsivos, são desenvolvidos para se adaptarem a qualquer tipo de dispositivo, celulares, notebooks ou desktops. 

Eles identificam em qual tipo de dispositivo está acontecendo o acesso e modificam os elementos que podem prejudicar a experiência do usuário.

3 cuidados essenciais para melhorar a experiência de navegação em dispositivos móveis

Todos nós, enquanto consumidores, estamos cada vez mais exigentes, e isso não se aplica somente a serviços. 

Quando vamos pesquisar por algum conteúdo específico, um site esteticamente chamativo, onde encontramos as informações com facilidade e não temos dificuldades com o carregamento da página, passa uma boa impressão da marca e nos dá a sensação de segurança. Além disso, a chance do usuário permanecer no site por mais tempo é alta!

Por isso, vale a pena investir na otimização do seu site para dispositivos móveis e ficar atento a 3 fatores fundamentais:

  • Tempo de carregamento:  oferecer uma boa experiência para o seu público pode aumentar suas vendas, e o tempo que eu site demora para carregar influencia no tempo de permanência do usuário no seu site. Além disso, esse fator também conta para o bom ranqueamento da página em mecanismos de busca, como o Google. Por isso, invista em testes. O próprio Google disponibiliza uma ferramenta que mede a velocidade de carregamento de uma página e analisa sua interface. 
  • Testes em diferentes telas:  seu site ter um bom desenvolvimento e oferecer, com qualidade, todas as funcionalidades independentemente da tela em que está sendo acessado é muito importante para que a experiência do usuário seja agradável. Você mesmo pode fazer o teste abrindo o site em diferentes dispositivos. 
  • Conteúdos com leitura escaneável: textos muito longos não prendem a atenção do leitor. A leitura escaneável permite que o usuário seja impactado pelo que ele realmente quer saber.  Assim, evite frases muito longas, grife palavras-chave e divida o conteúdo em tópicos.

Quando optar por mobile ou responsivo?

Essa escolha deve ser feita em conjunto com o desenvolvedor do site, já que o tipo de projeto vai influenciar nessa decisão.

Se o trabalho será feito em um site que já existe, mobile pode ser a melhor opção, já que ele é independente e dá ao desenvolvedor mais liberdade e um código mais limpo.

Mas se a criação for começar do zero, o ideal é ser responsivo, já que todos os scripts, códigos e imagens serão os mesmos em todas a linhas.

Agora que você já conhece os segredos para ter um site otimizado para dispositivos móveis, mãos à obra!

Quer inspiração? Nós da Layer Up já desenvolvemos vários sites de sucesso para nossos clientes. Confira:

71 milhões de brasileiros acessam sites por dispositivos móveis, o que representa 56% dos conectados. Como está o site da sua empresa?
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