Cases de sucesso: como o Maní conquistou um ROI de 14.547,99% em campanhas nas redes sociais

Os cases de sucesso não surgem da noite para o dia; eles são desenvolvidos com muito estudo, estratégias alinhadas com o mercado e, nesse caso, campanhas para redes sociais que conversam com o público.Esse foi o...

Cases de sucesso: como o Maní conquistou um ROI de 14.547,99% em campanhas nas redes sociais

Os cases de sucesso não surgem da noite para o dia; eles são desenvolvidos com muito estudo, estratégias alinhadas com o mercado e, nesse caso, campanhas para redes sociais que conversam com o público.

Esse foi o caso do Grupo Maní, uma das maiores referências da gastronomia brasileira e também uma grande parceira da Layer Up.

No conteúdo a seguir, você vai conhecer todos os detalhes de um dos cases de sucesso que desenvolvemos para o Grupo Maní

O período curto e a segmentação de público-alvo foram fundamentais na performance dessa campanha para redes sociais. Confira o case completo a partir de agora.

Cases de sucesso: o Grupo Maní

Uma marca, cinco empreendimentos e 13 anos de história para contar. Maní, Casa Manioca, Padoca do Maní, Restaurante Manioca e Manioca Pra Levar: estes são os empreendimentos administrados pelo Grupo Maní em São Paulo.

Cases de sucesso: Maní - Layer Up

O restaurante Maní, de culinária contemporânea com ingredientes brasileiros, inaugurado em março de 2006, é um projeto idealizado por seis amigos que, em apenas sete anos de história, sob o comando da chef Helena Rizzo, recebeu inúmeras premiações nacionais e internacionais.

Estão no histórico da marca, uma estrela no Guia Michelin em 2015 (que permanece até hoje) e a presença no ranking The World’s 50 Best Restaurants, produzido pela revista britânica Restaurants. 

Isso sem contar as premiações que a própria chef Helena Rizzo recebeu, sendo considerada em 2014 a melhor chef do mundo.

Veja como estratégias assertivas e campanhas em redes sociais bem executadas trouxeram resultados incríveis ao Grupo Maní.

Após inúmeros pedidos de alguns clientes do restaurante, que queriam reservá-lo para eventos particulares, um espaço ao lado dele foi pensado e destinado para essa finalidade. Foi assim que, em 2009, nasceu a Casa Manioca.

Ao longo dos seus 10 anos de história, o local, com capacidade para receber até 160 convidados, já fez parte de momentos especiais de milhares de pessoas. 

O espaço pode receber mini weddings, festas corporativas e de aniversário, ou alguma outra celebração especial.

Além do restaurante e da casa de eventos, o Maní expandiu ainda mais e surgiu a Padoca do Maní. O ambiente oferece deliciosas opções de café da manhã e lanche da tarde, além de opções para almoço ou jantar rápido, ou para qualquer pausa durante o dia. 

Surgiu também o Restaurante Manioca, que tem uma proposta mais informal e combina o menu do Maní com o da Padoca, além de um toque da culinária mediterrânea.

Este espaço foi inaugurado no Shopping Iguatemi, que é localizado em uma região nobre de São Paulo, para o público que busca o requinte do Maní em uma proposta de comfort food.

Foi também no Shopping Iguatemi que, em agosto de 2019, mais uma unidade da Padoca do Maní foi inaugurada. 

Por fim, além de todas as suas unidades com propostas diferentes, o Maní também dispõe de um e-commerce, o Manioca Pra Levar

No ambiente online, são comercializados alguns de seus produtos — doces, tortas salgadas e doces, por exemplo — e itens sazonais.

A parceria com a Layer Up

No início da parceria com a Layer Up, o Grupo Maní já contava com um posicionamento bem consolidado no mercado. 

A marca então nos propôs o desafio de aumentar o número de solicitações de eventos na Casa Manioca, principalmente de eventos corporativos.

A jornada do consumidor na decisão por um espaço para eventos não é curta como escolher a opção para o jantar, por exemplo.

O processo é ainda mais complexo quando falamos especialmente de um casamento, no qual a organização começa aproximadamente de seis a dezoito meses antes do grande dia.

Tudo isso sem contar o ticket médio que, no caso do produto da Casa Manioca, não é considerado acessível para todos os públicos. Por essas razões, havia a necessidade de estratégias devidamente segmentadas

Afinal, como poderíamos contribuir com uma marca tão bem posicionada e consolidada no mercado? 

Estratégias que se transformam em cases de sucesso

Olhando para o cenário em que a Casa Manioca estava inserida na época, e também para seus concorrentes, pudemos comparar as ações realizadas e definir estratégias que fossem assertivas.

A ideia foi focar em campanhas de Google Ads como forma de reforçar a presença de mídia e aumentar o tráfego do site, que na época não era estratégico e precisou ser adaptado.

Para captar leads, foram feitas otimizações em SEO para melhorar a indexação orgânica no Google e a criação de um formulário de contato, com o intuito de gerar uma base qualificada e segmentada por interesses.

Dessa forma, foi possível construir uma régua de relacionamento para manter a base sempre informada sobre o espaço e as possibilidades de evento por meio do disparo mensal de newsletters.

Ao longo dos meses, algumas campanhas para redes sociais foram realizadas para os outros produtos do Maní, contemplando também produção de landing pages e disparo de newsletters, sempre focando nos objetivos e necessidades.

Foi muito importante, ao longo desse processo, definir um público-alvo, levando em consideração suas características específicas.

A partir das informações, pudemos segmentá-lo e estruturar as campanhas para redes sociais da forma ideal. Isso fez total diferença na geração de resultados satisfatórios — e até mesmo surpreendentes.

Paralelo a isso, a Layer Up também definiu um processo comercial para que a equipe da Casa Manioca pudesse estar sempre de acordo com a captação de leads e geração de oportunidades.

Cases de sucesso nas redes sociais: pouco tempo x resultados excelentes

Ao longo do primeiro período de parceria com a Layer Up, todas as ações para o Maní tiveram boa performance. Mas sempre existe um dado que se destaca diante dos outros e, nesse caso, não foi diferente: na verdade, tivemos vários números muito importantes para falar.

Com relação à Casa Manioca — que era o foco inicial do nosso planejamento para o grupo Maní —, em sete meses tivemos um aumento de 180% dos seguidores do Instagram.

Foram mais de 200 mil pessoas alcançadas nas campanhas para redes sociais, mais de 3 mil reações nos conteúdos no Facebook, mais de 38 mil novos usuários no site e 84 mil visualizações na página.

Além disso, tivemos, durante todos os meses, 14,28% de aumento de leads considerados como oportunidade e segmentados pelo tipo de evento que tem interesse em cotar no espaço. 

Em 2018, uma campanha de Natal foi elaborada para o Manioca Pra Levar, com o objetivo de vender ceias de Natal com menu assinado pela chef Helena Rizzo, por meio de uma landing page.

Em 10 dias de foco nas redes sociais, tivemos 800 cliques e 54.599 impressões, resultando em um CTR de 2%, sendo que a média ideal estabelecida pelo Facebook é de 1,2%.

case redes sociais na Layer Up agencia

Já no Dia dos Namorados de 2019, desenvolvemos uma campanha de reserva de mesas para a data no Restaurante Maní, também por meio de uma landing page e com foco nas redes sociais.

Em nove dias, a campanha alcançou 54.409 pessoas, teve 113.906 impressões e contou com 204 reservas, resultando em um ROI estimado de 14.547,99%.

cases de sucesso da agencia layer up - dia dos namorados maní - redes sociais

O trabalho não para

Sabemos o quanto é importante investir em ações de mídia. Entretanto, mais importante do que isto é investir estrategicamente, considerando todos os detalhes da estrutura dessas campanhas, principalmente a sua segmentação.

Só assim é possível atingir uma performance assertiva e surpreendente, como nos exemplos acima e, consequentemente, construir cases de sucesso.

Também é importante ter ações, sites e perfis bem estruturados, caminhando da mesma forma e se completando. 

Atualmente, a Layer Up está trabalhando em otimizações no e-commerce Manioca Pra Levar e no Segundas No Maní (um projeto liderado por Helena Rizzo, com a participação especial de grandes chefs mundiais e parceiros renomados), por meio de uma página com link redirecionável no site do restaurante. 

Segundas no Mani com Helena Rizzo - cases de sucesso da Layer Up

Esperamos que, daqui alguns meses, este seja o nosso próximo case do Grupo Maní divulgado por aqui. 

Gostou de conhecer mais um dos nossos cases de sucesso? Se você está buscando uma agência que irá apoiar a sua marca e dar um up no marketing e nas vendas com estratégias digitais, pode contar com a Layer Up!

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Desde o planejamento à execução, traçamos estratégias customizadas e com foco nos objetivos dos nossos clientes. Para saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão aqui embaixo e conheça a Layer Up.

Veja como estratégias assertivas e campanhas em redes sociais bem executadas trouxeram resultados incríveis ao Grupo Maní.

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