Buzz Marketing: entenda o que é e como aplicá-lo

Sabe aquela campanha publicitária que você viu e não saiu da cabeça? Ela foi estrategicamente pensada para permanecer na sua memória. Com o avanço do ambiente digital, muitas marcas apostaram em diversas...

Buzz Marketing: entenda o que é e como aplicá-lo

Sabe aquela campanha publicitária que você viu e não saiu da cabeça? Ela foi estrategicamente pensada para permanecer na sua memória. Com o avanço do ambiente digital, muitas marcas apostaram em diversas estratégias de marketing para alcançar a massa. Uma dessas estratégias é chamada de Buzz Marketing. Talvez não tenha percebido, mas já foi impactado por ele.

Buzz Marketing

Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, é o autor dessa frase. Uma das estratégias mais importantes do marketing é a influência. Isso porque quando uma pessoa não conhece determinado produto, a tendência é perguntar para quem já provou.

É neste momento que o Buzz Marketing atua para aumentar o engajamento e impacto de uma marca. A técnica tem como intuito captar a atenção do público-alvo por meio de uma campanha com gatilhos mentais que geram efeito e fazem as pessoas comentarem.

Isso porque, ao colocar seu produto ou serviço na boca e na lembrança das pessoas, a sua marca obtém resultados de curto, médio e longo prazo.

Mas, afinal, como aplicar o Buzz Marketing em seu negócio e lucrar mais através do engajamento? Confira e saiba como utilizar em sua franquia!

Buzz Marketing

O que é Buzz Marketing?

O Buzz Marketing, como dito acima, é uma estratégia de marketing que visa colocar uma marca ou produto em destaque por meio de comentários. Mas, para que isso aconteça e o sucesso esperado venha, há um grande planejamento — um estudo profundo e completo sobre a persona, estruturação de estratégias e a escolha de qual é a melhor maneira de a estratégia também pode ter um viés negativo. E pasme, isso pode estar totalmente dentro do esperado e até mesmo acabar ajudando a marca.

O termo “Buzz” significa, em tradução livre, burburinho, comentários, rumores em torno de um assunto. No marketing, ele é trabalhado de maneira estratégica para abordar determinado público.

É claro que existe um limite entre causar impacto e fazer piadas ofensivas ou abordar conteúdos de maneira irresponsável. Por isso, frisamos a importância de estudar muito bem os gostos do seu público e entender qual é a melhor maneira de abordá-lo com responsabilidade. O Buzz Marketing é focado na lembrança positiva. Quanto mais a persona for entendida, melhor ela será trabalhada.

Qual é o objetivo do Buzz Marketing?

Primeiramente, você deve entender os tipos de consumidores que são o público-alvo do Buzz Marketing: os pioneiros e os early adopters. Entender o comportamento desses consumidores significa compreender como as pessoas absorvem as mudanças, se motivam e engajam na aceitação das inovações. O motivo é simples: esses dois perfis tendem a consumir mais novidades do que outros públicos. 

Mas, quem são esses públicos? Entenda as características de cada um para aplicar as estratégias corretas:

Pioneiros 

Os pioneiros são consumidores que, conforme indica o próprio nome, se interessam e compram primeiro. Eles são os responsáveis por divulgar uma marca ou um produto através do boca a boca. Portanto, é fundamental agradar este público, é a partir dele que o Buzz Marketing acontece.

Early adopters

Após a indicação dos pioneiros, os early adopters decidem consumir a marca ou produto. Geralmente são pessoas mais abertas a viver novas experiências e conhecer produtos e serviços que ainda não são muito conhecidos.

É importante lembrar que, apesar de comprarem algo, essas pessoas estão em busca de soluções. Quando você se baseia nas características e dores de cada público, fica muito mais fácil tornar a sua marca um sucesso em potencial.

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Diferença entre Marketing Viral e Buzz Marketing

Muitas pessoas pensam que esses termos são a mesma coisa, mas cada um possui um objetivo e eles não têm relação nenhuma entre si.

Lembra o que falamos sobre abordagem responsável e estratégica no início do post? Enquanto o Buzz Marketing realiza abordagens responsáveis e com muita cautela para atingir o público-alvo correto, o Marketing Viral é feito com campanhas que buscam atingir o máximo possível de pessoas em pouco tempo.

A proposta do Marketing Viral é gerar compartilhamento instantâneo sobre determinado assunto, ou seja, a marca desenvolve uma campanha que tenha potencial de se espalhar como um vírus. 

Se um de seus posts nas redes sociais atingiu milhares de compartilhamentos, por exemplo, você provavelmente fez uma campanha de Marketing Viral bem sucedida.

O objetivo principal desta estratégia é alcançar o maior número de pessoas. Sendo assim, a empresa espera que sua marca seja apenas conhecida pelo público. 

O objetivo do Buzz Marketing é inserir uma marca no debate público, ou seja, atingir as pessoas e fazer com que elas comentem sobre em seu círculo social. 

Por este motivo, a construção de uma estratégia de Buzz Marketing não segue o mesmo propósito de uma campanha de Marketing Viral. Embora ambas busquem aumentar o alcance de uma marca, as finalidades são diferentes.

Buzz Marketing

Buzz marketing e a era digital

Com a chegada da internet, o início da transformação digital e a popularização das redes sociais, ficou ainda mais fácil montar estratégias de Buzz Marketing.

Isso porque as redes sociais são canais de comunicação em que os usuários comentam sobre os assuntos do momento, trocam experiências e são atingidos com mais facilidade e menos custo.

Mas vale lembrar que, mesmo com o rápido alcance e engajamento, você ainda deve ter um plano de ação eficiente se realmente quiser causar impacto.

Lembre-se de que o Buzz Marketing não consiste em atingir o máximo de pessoas possível, mas em atingir um público específico, que está de acordo com a identidade e projeção da marca.

Principais vantagens do Buzz Marketing

Agora que você aprendeu o principal objetivo do Buzz Marketing e a importância em gerar engajamento rico para aumentar o alcance da sua marca no mercado, está na hora de conhecer as vantagens de aplicar essa estratégia em seu negócio.

Buzz Marketing

Conheça os gatilhos do Buzz Marketing

Agora que você já sabe o conceito do Buzz Marketing, vamos mostrar como é possível aplicar essa estratégia em seu negócio, independentemente do segmento.

Mark Hughes, um dos especialistas na técnica, identificou os botões do buzz, que são quase como gatilhos e podem ser utilizados para atingir o objetivo determinado pela marca.

Não é necessário utilizar todos em uma mesma campanha e é importante estudar a maneira correta de inseri-los em sua comunicação.

Tabu

Esse botão é utilizado quando uma campanha tem o intuito de falar sobre um assunto que gere debate e dá ao público a opção de escolher lados. 

Não confunda-o com polêmica. Desmistificar tabus é ótimo e posiciona sua empresa, mas todo cuidado é necessário em sua aplicação.

Incomum

O botão do incomum apresenta um produto totalmente inovador e disruptivo, algo nunca visto antes em sua categoria, com uma nova abordagem. 

Novamente, reforçamos a responsabilidade necessária para cumprir tudo o que foi proposto no anúncio, mantendo um buzz positivo, gerando conversões.

Extraordinário

Como o próprio nome já diz, o botão do extraordinário traz uma imensa satisfação dos clientes em conjunto com o resultado positivo da estratégia – seja ela voltada para a própria campanha ou para o lançamento de um produto.

Chocante

Esse é um dos gatilhos mais comuns usados por marcas. Tudo o que choca também gera comentários. Portanto, use-o com cautela para não chocar as pessoas de maneira negativa.

Hilário

O que nos alegra e nos traz bons sentimentos é algo que nos cativa, certo? Por isso, campanhas engraçadas e cômicas nos chamam a atenção e, consequentemente, geram muitos comentários.

Segredo

Somos naturalmente curiosos e quando algo misterioso nos chama a atenção, ficamos presos naquele conteúdo até que o segredo seja revelado.

Então esse é um botão que, além de prender a atenção do público, atrai participações e gera engajamento até o último instante.

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Aprenda a gerar Buzz Marketing em sua empresa 

Invista em Marketing de Relacionamento

Manter contato com seus clientes é fundamental para gerar Buzz Marketing. Uma das formas de promover esse relacionamento é através do Marketing de Relacionamento. 

Quando você oferece ofertas especiais ou promoções personalizadas com ele, a conexão sempre será lembrada. Valorizar o seu público é uma das melhores estratégias para promover a sua marca.

Atente-se à experiência de compra

Cliente satisfeito é sinônimo de indicação. Investir na estruturação da jornada de compra vai ajudar você a entender as dores dos seus clientes, além de buscar soluções para isso.

Crie uma rotina para responder perguntas, tirar dúvidas e saber mais sobre suas necessidades. 

Honestidade acima de tudo

Como falamos no início do post, o objetivo do Buzz Marketing é viralizar positivamente no mercado. Portanto, tome muito cuidado com a maneira como você utiliza os gatilhos mentais dessa estratégia. Qualquer passo errado pode prejudicar a sua marca. Busque estudar o seu público e entender quem são os pioneiros do seu nicho.

Assim, você saberá como despertar o interesse desse público naturalmente. Não ofereça ofertas fora do escopo ou produtos inovadores sem comprovação. 

Cases de sucesso

Ainda está na dúvida sobre como colocar essa estratégia em prática? Calma, trouxemos alguns exemplos de Buzz Marketing para incentivar você a usar a criatividade. Confira:

Apple 

 Buzz Marketing

A empresa fundada por Steve Jobs utilizou técnicas de Buzz Marketing em diversos lançamentos. A cada novo produto o CEO criava uma verdadeira narrativa para aguçar a curiosidade do público, gerando tensão em cada campanha que mostrava apenas alguns detalhes sobre os novos aparelhos da Apple. 

O resultado: agitação nas redes até o lançamento, com milhares de pessoas comentando sobre as novidades da marca.

Star Wars 

 Buzz Marketing

Se você é fã de Star Wars, com certeza ficou com a pulga atrás da orelha após o anúncio da Disney sobre o lançamento da nova trilogia. Mas, para frustração do público, ao invés divulgar os bastidores das gravações nas redes sociais, a produtora segurou até o último momento as informações sobre o filme, deixando o público ansioso para o lançamento. Os comentários sobre as expectativas viralizaram entre os internautas.

Skol Beats

 Buzz Marketing

Em 2019, a Skol Beats anunciou a cantora Anitta como Head de Criatividade e Inovação, e apresentou o primeiro produto nascido dessa parceria, a Skol Beats 150BPM. A bebida foi divulgada pela cantora em seu Instagram e imediatamente gerou comentários entre os internautas.

O lançamento aconteceu apenas em novembro daquele ano, mas até lá, a curiosidade sobre a bebida movimentou as redes sociais

O Buzz Marketing pode ser aplicado de diversas formas. Esses são apenas alguns exemplos de como atingir o seu público-alvo com ações planejadas e direcionamento correto. 

Esteja sempre atento!

O Buzz Marketing é uma ótima estratégia, traz muito resultado, mas precisa ser utilizado com cuidado.

Ao prender a atenção do público, gerar um mistério, soltar pistas, fazer algo impactante, é importante manter a qualidade na entrega para não levar o título de empresa ou marca que faz propaganda enganosa.

Portanto, cuidado para não quebrar as expectativas do seu público ao não entregar algo tão surpreendente quanto o que foi anunciado. 

Lembre-se que é a imagem do seu negócio que está em jogo e precisa ser muito bem trabalhada perante ao público.

Qual é o resultado?

Faça com que o Buzz Marketing seja realizado de maneira natural e criativa – provocativo na medida certa – e colha os frutos de uma estratégia bem executada.

Os resultados são obtidos a curto, médio e longo prazo. Quando bem sucedido, o Buzz Marketing gera anos de lembrança na mente do público, garante engajamento duradouro, visibilidade e o mais importante: conversão.

Quando a entrega é realizada com êxito, os comentários positivos se intensificam e influenciam na tomada de decisão de outras pessoas que buscam por informações confiáveis antes de ter qualquer iniciativa.

Mas, além de atrair clientes, que tal fidelizar os seus? Aprenda mais sobre branding e saiba como aplicar uma estratégia assertiva em seu negócio:

Qual é o resultado?

Faça com que o buzz marketing seja realizado de maneira natural e criativa – provocativo na medida certa – e colha os frutos de uma estratégia bem executada.

Os resultados são obtidos a curto, médio e longo prazo. Quando bem sucedido, o buzz marketing gera anos de lembrança na mente do público, garante engajamento duradouro, visibilidade e o mais importante: conversão.

Quando a entrega é realizada com êxito, os comentários positivos se intensificam e influenciam na tomada de decisão de outras pessoas que buscam por informações confiáveis antes de ter qualquer iniciativa.

Mas, além de atrair clientes, que tal fidelizar os seus? Confira nosso blogpost gratuito sobre o assunto, com dicas exclusivas:

 

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