Google Ads: descubra novas possibilidades para suas campanhas

O Google Ads, também conhecido como Google Adwords, é a maior ferramenta para empresas que utilizam o marketing digital em suas estratégias. A plataforma geradora de links patrocinados da internet tem como um dos...

Google Ads: descubra novas possibilidades para suas campanhas

O Google Ads, também conhecido como Google Adwords, é a maior ferramenta para empresas que utilizam o marketing digital em suas estratégias. A plataforma geradora de links patrocinados da internet tem como um dos seus diferenciais permitir que o controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

Aparecer nos primeiros links da lista de pesquisa do Google, além de ser um objetivo cobiçado pelas marcas, é uma conquista possível e que gera grande potencial de resultados positivos

Mas, é claro que para obter sucesso é preciso dedicar tempo e dinheiro em estratégias bem elaboradas. No caso do Google Ads, um dos primeiros passos para gerar uma campanha consistente é acertar no formato do anúncio e investir de forma consciente.

Se você trabalha com marketing digital, com certeza já se deparou com muitas dúvidas em relação à plataforma e às melhores formas de gerar receita com ela no dia a dia.

Mas, tenho uma boa notícia para você: essas dúvidas acabarão hoje! Conheça as possibilidades que a plataforma de anúncios do Google oferece e saiba como colocá-las em prática.

Google Ads

Afinal, o que é Google Ads e como funciona?

De forma resumida, o Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Por meio dela, você pode criar anúncios, desenvolver campanhas e divulgar serviços e produtos no site de pesquisas mais famoso do mundo. 

Além disso, a plataforma permite monitorar os acessos à página e receber ajuda de especialistas de marketing por meio de um aplicativo disponível tanto para sistemas Android quanto para iOS. Por meio do uso dessa ferramenta, sua empresa ganha mais mais visibilidade, além de alcançar mais clientes ao exibir itens na primeira página do buscador.

Outro ponto importante é que essas divulgações são pagas apenas quando as pessoas clicarem para visitar o seu site, visualizarem um conteúdo ou ligarem para a sua empresa.

Ou seja, quando uma campanha é direcionada de maneira estratégica e assertiva, o custo-benefício é muito maior

Isso acontece porque seu anúncio é exibido no momento certo para as pessoas que estão procurando aquilo que você oferece, seja pelo computador ou dispositivos móveis — inclusive no YouTube, um dos sites do Google.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o potencial da ferramenta para gerar receita ao seu negócio, dá uma olhada nesses dados:

Google Ads

Viu como é importante se fazer presente onde as pessoas realizam suas pesquisas? Inclusive, explorar o Google Play, como citado nesta pesquisa.

O Google Play é o serviço de distribuição de apps, jogos, músicas, etc. Também conhecido como a loja de aplicativos operada pelo Google, é uma ótima oportunidade para negócios que possuem aplicativos como estratégia digital

 

5 motivos para anunciar no Google Ads

Na hora de conquistar clientes e aumentar a sua presença no mercado, o Google Ads pode fazer toda a diferença para o seu negócio, isso porque a plataforma contribui para impulsionar marcas e para a criação de novas oportunidades.

Como não dá para ficar de fora dessa, confira 5 motivos para investir em anúncios dentro da ferramenta ainda hoje:

 

Configurar seus anúncios a qualquer momento

Diferente das mídias tradicionais (como rádio, televisão, jornal e revistas), investir em anúncios no Google Ads permite acompanhar de perto os resultados e agir rapidamente quando necessário.

Enquanto nesses veículos offline seu anúncio pode performar bem ou não dentro do prazo de contrato e do pacote fechado, ao anunciar na plataforma, você pode identificar em tempo real quais ações estão trazendo resultados efetivos ao seu negócio e redirecionar a campanha a qualquer momento.

Tudo isso de forma muito intuitiva e simples, uma das premissas das ferramentas desenvolvidas pelo Google. Dessa forma, fica muito mais fácil colocar novas ações em prática, não é mesmo? 

Confira algumas mudanças que você pode realizar, em poucos minutos, dentro da plataforma:

  • Investir em novas possibilidades de campanhas
  • Pausar ou editar campanhas com baixa performance 
  • Realizar novos testes com imagens, chamadas, entre outros

Ou seja, criar anúncios e campanhas com a ferramenta traz muito mais agilidade e assertividade ao seu negócio!

 

Facilidade para medir dados

Além da própria ferramenta, ao usar o Google Ads você também conta com o Google Analytics, mais uma plataforma da família Google que permite fazer gestão completa dos seus anúncios 

Com diversas facilidades, como a capacidade de mensuração e monitoramento dos anúncios, o Google Analytics oferece métricas detalhadas e permite avaliar o desempenho das suas campanhas de forma personalizada.

Além dos benefícios que outras plataformas de mensuração também oferecem, o Google Analytics oferece também insights exclusivos, graças aos recursos de aprendizado de máquina do Google, que evolui conforme os usuários interagem com seus anúncios.

 

Alto poder de segmentação

Outra grande vantagem de anunciar no Google Ads é o seu poder de segmentação. Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, a plataforma também permite a utilização de diferentes formas de segmentação.

Em outras palavras, isso garante que a entrega dos seus anúncios de valor seja ainda mais eficaz. Confira algumas segmentações disponíveis na ferramenta:

Google Ads

Eu sei, são muitas possibilidades! Mas, vale lembrar, nem toda segmentação faz sentido para seu negócio. Por isso, é preciso identificar quais delas se adequam ao posicionamento da sua empresa, além de saber exatamente onde o seu público está. 

 

Retorno positivo a curto prazo

Justamente graças a essa segmentação que acabamos de ver, o Google Ads consegue entregar um retorno positivo muito mais rápido do que outros métodos, o que torna a plataforma um ótimo investimento para quem busca por resultados rápidos.

Isso pode ser creditado ao fato do Google ser o buscador mais usado no mundo. Segundo dados de 2022, divulgados pelo Internet Live Stats, as buscas no site chegam a 40 mil por segundo — aproximadamente 3.5 bilhões de pesquisas por dia!

Mas vale lembrar que, apesar de automatizar muitos processos, a plataforma não faz tudo sozinha. É fundamental que, antes de criar anúncios, você faça um bom estudo de público e canais, além de alguns testes para aprimorar ainda mais a segmentação.

 

Custo-benefício

Por fim, este é, sem dúvidas, um dos motivos mais atraentes ao anunciar no Google Ads: estamos falando de uma economia de mídia relativamente maior, se comparada a outros meios.

Diferentemente do que acontece em mídias convencionais, como comerciais de TV, rádio e outdoors, quando uma empresa decide investir em anúncios na plataforma, o investimento inicial não precisa ser exorbitante.

Além disso, mesmo com poucas injeções de capital, é possível analisar o retorno do público, como vimos aqui em cima, e até aumentar o investimento gradativamente, se for necessário.

Claro que, ao longo do tempo, é comum que o custo por clique das palavras-chave de nichos mais populares aumente. O motivo é comum para todos os outros canais: quanto maior a oferta, maior o custo.

Mas, apesar disso, a ferramenta continua sendo uma das melhores opções para se obter um retorno de investimento rápido, mensurável e eficaz.

Portanto, se você deseja alavancar o seu negócio através da plataforma, leve em consideração que, quanto mais e melhor otimizada for uma campanha, melhor será o direcionamento e retorno do investimento.

Por isso, é fundamental contar com um time especializado no desenvolvimento e direcionamento de suas campanhas, assim as chances de erros serão ainda mais limitadas.

 

Leia também: 

 

Como aproveitar ao máximo as campanhas no Google Adwords? 

Como você já sabe, o Google Ads é uma plataforma extremamente leve, simples, funcional e intuitiva, facilitando a criação de campanhas e geração de anúncios. Confira agora três oportunidades de campanha que você pode criar com ela:

Google Ads

 

O que é

Talvez esse seja um dos termos mais conhecidos e comentados nas campanhas dentro da plataforma, isso porque essa é uma das possibilidades mais amplas que se tem.

Para se ter uma ideia, a Rede de Display do Google é responsável pelo alcance de mais de 90% dos usuários da Internet em todo o mundo. Prova desse alcance é a indicação da Rede para campanhas de reconhecimento de marca, consideração sobre um produto e também para remarketing

Google Ads

Como funciona

A ideia principal aqui é acertar o momento e o local de exibição do anúncio. Nesse caso, é preciso entender quais são os canais mais atrativos para seu público, quais as formas de interação que mais funcionam e assim decidir onde e como disparar a campanha. 

Para ajudar nessa questão, o Google disponibiliza uma variação de formatos para Display:Google Ads

Para quem se aplica

De forma geral, esse pode ser um bom investimento para empresas de todos os portes, desde que a lição de casa seja bem-feita. Isso quer dizer que: 

  • É preciso ter ao menos um estudo prévio de público 
  • É necessário ter um objetivo muito bem definido 
  • É prudente ter um plano de ação bem alinhado para otimização de budget 

Empresas que já possuem um bom reconhecimento de marca pelo público e já anunciam há um tempo podem explorar profundamente esse modelo, com ou sem o apoio de uma agência especializada. 

Já as empresas menores, que estão iniciando as atividades em marketing digital, podem contar com uma agência que irá direcionar melhor o caminho para campanhas efetivas, diminuindo as chances de erros. 

Não tem mais desculpa, agora é só colocar as mãos na massa e rodar anúncios em todos os formatos de banners disponíveis na plataforma!

Bônus

Vou dar mais uma ajudinha para você estourar nas campanhas do Google Ads, vamos lá?

A primeira é sobre a dimensão dos banners permitida em suas campanhas, são essas:Google Ads

Google Ads

Rede de Pesquisa (Search) 

O que é

As campanhas de pesquisa nada mais são do que a exibição dos anúncios de texto na página de busca do Google. É uma opção vantajosa para empresas que buscam aumentar vendas e gerar leads, já que ela une os resultados de busca do Google e de sites parceiros. 

Como funciona

Quando seu produto ou serviço é buscado, os anúncios são exibidos acima da lista de resultados, o que é válido para as plataformas mobile, tablet ou desktop. 

Basicamente, uma campanha de pesquisa é criada em três passos simples: 

  1. Criação de texto do anúncio na plataforma
  2. Definição de palavras-chave
  3. Definição de orçamento diário

Vale lembrar que na rede de pesquisa o pagamento só é feito quando alguém interage com o anúncio. 

Para quem se aplica

Mais uma vez, esse é um modelo que pode — e deve — ser usado por empresas de todos os portes.

Para as pequenas empresas essa é uma excelente opção para dar início às ações de marketing digital, principalmente pela otimização de custos. Mas, lembre-se dos cuidados prévios que citamos acima sobre conhecer bem seu público-alvo.

Ah, só mais um detalhe: não deixe de mensurar seus resultados para refinar cada vez mais sua campanha e aumentar as chances de impactar as pessoas certas. 

Google Ads

O que é

Campanhas no Google Shopping, como o próprio nome sugere, são focadas em vendas. Elas permitem anúncios com imagens e informações – preços, nome, marca, etc. – dos produtos que devem ser destacados. Ele é muito útil para quem possui um e-commerce com muitos produtos. 

O Google Ads possibilita organizar esses produtos com facilidade, além de criar campanhas para promover os produtos de e-commerce, intensificar o tráfego para o site e até mesmo para lojas físicas, além de gerar leads mais qualificados.

Como funciona

Anunciar no Google Shopping é mais fácil do que parece. Aqui o pagamento é feito por clique e por isso o orçamento pode variar de acordo com a necessidade de cada um.

O procedimento de criação da campanha segue com a etapa criativa, seguida da definição de palavras-chave e depois de orçamento. 

Mas é importante ressaltar que nesse tipo de anúncio a experiência do usuário é melhor, pois é mais dinâmica e oferece agilidade de compra. 

A venda pelo Google Shopping também é segura e aumenta o tráfego de visitantes. 

Para quem se aplica

Apesar de se caracterizar como anúncio de texto, esse modelo tem como objetivo aprofundar o detalhamento do produto oferecido e potencializar a chance de venda.

Por isso, esse investimento é indicado para quem realmente quer adotar uma tática um pouco mais agressiva de vendas. 

Talvez esse seja um estágio de uma marca que já esteja consolidada no mercado, ou ainda que já tenha feito testes anteriores e encontrado o público-alvo com exatidão.

Dica: Especialmente se a sua empresa atende um nicho muito específico, essa é uma boa alternativa para ser vista por quem realmente interessa e deseja comprar seu produto. 

Google Ads

O que é

Se a sua empresa utiliza um aplicativo para realizar vendas, o Google Ads pode ser uma alternativa incrível de negócio, com sua gama de possibilidades que une ferramentas para fazer com que as pessoas façam download ou interajam com o seu aplicativo.

Como funciona

Essa funfunciona da seguinte maneira: ele permite que seu aplicativo promova algo na Rede de Pesquisa, Rede de Display ou YouTube, resultando assim no aumento de buscas pela sua marca. Esse tipo de campanha pode ser feito de duas maneira, são elas:

  • Campanha universal: nesta modalidade, você tem permissão para divulgar uma campanha no Google Play, na Pesquisa do Google, no YouTube e em outros aplicativos para dispositivos móveis levarão os usuários à listagem do seu app na Google Play Store.
  • Campanhas de engajamento: aqui a estratégia envolve encontrar pessoas com interesse no conteúdo do seu aplicativo. Além disso, a campanha de engajamento provoca usuários que já instalaram o seu aplicativo a usá-lo novamente.

Extensões

O que é

As extensões de anúncios do Google Ads são responsáveis por trazer informações adicionais que podem ser decisivas na hora de uma pessoa escolher a sua empresa. 

Além disso, elas possuem diversas funcionalidades que facilitam a navegação do usuário, como por exemplo, botões de chamada (para o usuário ligar para a sua empresa), endereço do seu estabelecimento, links para páginas específicas do seu site, promoções e muito mais, tudo isso 100% gratuito.

Como funciona

  • Preço: mostra os preços de determinados produtos ou serviços antes do usuário clicar no anúncio.
  • Frase de destaque: aparece como um texto adicional após a descrição do produto e permite a divulgação de benefícios, como descontos, ofertas, condições especiais, entre outros.
  • Sitelink: direciona o usuário para páginas específicas do seu site, reduzindo o número de cliques necessários para realizar a conversão.
  • Chamada: permite adicionar números de telefone aos seus anúncios. 
  • Local: ajuda o usuário a encontrar a sua empresa, já que exibe o endereço, um mapa ou até mesmo a distância até a sua loja no anúncio.
  • Local de afiliado: permite que o usuário encontre redes de lojas de varejo que vendem os seus produtos.
  • Aplicativo: faz com que um botão leve o usuário à página do seu aplicativo na app store do Google ou da Apple.
  • Formulário de lead: permite gerar leads mais rapidamente, ao criar um formulário para que as pessoas enviem informações diretamente no seu anúncio.

Assim como as ferramentas utilizadas nas campanhas, há uma infinidade de variações de mídias pagas em diversas plataformas que podem ser aplicadas em estratégias de marketing digital. 

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Erros básicos que devem ser evitados no Google Ads

Para atuar de maneira ainda mais estratégica no Google Ads, reduzir as chances de erro, otimizar seus custos por anúncio e tornar sua campanha ainda mais direcionada, você deve estar atento às seguintes dicas:

Google Ads

O papel do SEO nas campanhas

O SEO utiliza técnicas para fazer com que o seu site seja encontrado organicamente nos buscadores, como o Google. Essa estratégia é fundamental para sua empresa ganhar visibilidade no mundo digital e, consequentemente, gerar mais leads, clientes e vendas.

Porém, quando falamos em Google Ads, o SEO também ocupa um papel fundamental na criação de anúncios, isso porque tudo na internet acontece de forma integrada.

Portanto, no momento de redigir seus anúncios, é importante pensar que sempre terá outra pessoa tentando atingir o mesmo público que você. Para isso, leve em consideração os seguintes tópicos:

  • Selecione bem as palavras-chave e as palavras-chave negativas 
  • Personalize várias vezes o mesmo anúncio
  • Fique atento à correspondência ampla
  • Faça bom uso das extensões
  • Tome cuidado ao comparar as conversões

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Conclusão

Agora que sabe como funciona o universo do Google Ads e as inúmeras possibilidades e vantagens que ele oferece, chegou o momento de colocar todo esse conhecimento em prática na sua primeira campanha.

Antes de finalizar a leitura, confira essa última dica: o próprio Google oferece cupons para quem está criando sua primeira campanha. Fique de olho!

Antes de colocar seus anúncios no ar, lembre-se de avaliar todos os momentos que seu público está vivendo e como a sua campanha pode impactá-lo positivamente. 

Então, o ideal é usar a ferramenta como um dos canais de aquisição de tráfego de retorno rápido, principalmente no início de uma campanha de marketing digital, onde seu apoio é fundamental.

Por fim, nunca deixe de planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo, para que no médio a longo prazo você já esteja gerando um bom tráfego para suas principais palavras-chave.

Se você precisar de ajuda especializada para criar e acompanhar campanhas de anúncios, clique aqui e descubra o que podemos fazer por você.

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