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Se você usa as redes sociais, com certeza sabe o que são hashtags. Esse tipo de etiquetas, como o próprio nome já diz, são usadas todos os dias, milhares de vezes, na internet e podem ser a chave para um engajamento melhor e um público mais segmentado.
Composta basicamente por uma palavra-chave em sequência ao símbolo #, a hashtag é um sistema de marcação de mídia social que categoriza o conteúdo. O termo é uma derivação da palavra tag, que significa etiqueta, com hash que, nada mais é do que o nome do símbolo que por aqui chamamos de jogo da velha.
Criada pelo designer Chris Messina, a hashtag foi apresentada ao mundo pela primeira vez em 2007, através de um tweet do próprio inventor. Exibida primeiramente aos desenvolvedores do Google, a ideia da hashtag era dividir e catalogar públicos por interesse. O primeiro tweet, publicado em 23 de agosto de 2007, pela conta do designer, tem hoje mais de 11 mil likes e quase 5 mil retweets.
Desde seu primeiro uso, as hashtags foram aceitas pelo público e, hoje, é difícil ver posts que não vêm acompanhados dessas tags. Por ser tão rapidamente adotada pelo público, a palavra hashtag até foi incluída no dicionário Oxford de língua inglesa, em 2014.
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Apesar de ter nascido no Twitter, as hashtags ganharam espaço em outras redes sociais e hoje são indispensáveis para indexar e rastrear conteúdos por lá também.
Além do Twitter, as hashtags podem ser encontradas e postadas no Instagram, Facebook e, mais recentemente, no TikTok. Cada uma tem suas particularidades e boas práticas, por isso, separamos algumas dicas para que você aproveite ao máximo o potencial dessas marcações.
Nada mais justo do que começar pela rede social que deu início a tudo. Todos os dias, milhares de hashtags são adicionadas aos 280 caracteres dessa rede criada em 2006.
Além de fazer a segmentação do conteúdo por quem faz buscas por palavras-chave, as hashtags no Twitter têm a função de apontar os Trending Topics — os assuntos mais falados do momento.
Para não errar na hora de montar seus tweets por lá, fique atento para:
Logo depois do Twitter, o Instagram é um dos melhores lugares para usar as hashtags, mas, assim como o formato de conteúdo, as hashtags funcionam de forma diferente por lá.
Por muito tempo acreditou-se que, quanto mais hashtags, melhor. Mas pesquisas recentes mostram que o engajamento pode cair consideravelmente se houver muitas hashtags em uma só publicação. Claro que tudo depende do contexto de cada conta, mas, no geral, aqui também vale o “menos é mais”.
Vale lembrar também que a rede social constantemente passa por atualizações que podem impactar nesse comportamento. O importante é estar atento às mudanças, fazer testes e adaptar o estilo dos posts — e das hashtags — para continuar em alta nos resultados. Por enquanto, fique atento para:
Diferentemente das outras redes até agora, o Facebook não teve uma primeira experiência tão positiva com as hashtags. Por muito tempo, acreditou-se que elas não geravam interação e por isso seu uso não foi aderido logo de cara.
Mas tudo mudou recentemente, com a chegada da pandemia. Quando as redes sociais começaram a ser mais usadas do que nunca, a rede resolveu inovar, criando stickers para compor as publicações em apoio aos negócios locais.
O novo recurso veio acompanhado da volta das hashtags para o feed, agora personalizadas e aparecendo principalmente em challenges, os famosos desafios, jogos e dancinhas das redes sociais.
No Facebook, tente por este caminho:
Uma das redes sociais mais recentes por aqui é o TikTok, que já ganhou 4,72 milhões de usuários brasileiros desde que chegou, em 2019.
A rede social de vídeos curtos tem como base um público extremamente jovem, a Geração Z, entre 16 e 24 anos e ficou famosa pelos conteúdos bem-humorados, dublagens, tutoriais e desafios — os famosos challenges.
Assim como as outras redes sociais que falamos por aqui, as hashtags também fazem sucesso no TikTok e ajudam a segmentar os conteúdos em um feed de consumo rápido e diverso.
Porém, por ser bem mais específico que as outras redes, o TikTok deve ser considerado com sinceridade e atenção. Por este motivo, antes de criar seu perfil por lá, avalie se ele realmente pode acrescentar na estratégia digital da sua marca.
Se a resposta for sim, preste atenção nesses passos na hora de usar as hashtags:
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Como você viu, as hashtags funcionam como uma etiqueta para segmentar conteúdos. Em algumas redes sociais elas acompanham fotos e vídeos, enquanto em outras, os textos são os principais.
Com o passar do tempo, o uso da hashtag se tornou estratégico, principalmente para os perfis de marcas que estão nas redes sociais. De forma bem objetiva, elas ajudam o conteúdo a ser encontrado por quem está buscando, pela mesma palavra-chave ou até assuntos relacionados, de forma indireta.
Entre outros atributos, elas ajudam a estabelecer a conversa entre uma marca e seu público, fazendo inclusive com que ela possa ser encontrada sempre, através da busca.
Mas se engana quem pensa que usar as hashtags mais famosas ou mais usadas no momento é o caminho para encontrar seu público. Assim como acontece na busca por palavras-chave em outros canais, quanto mais segmentada a expressão, mais segmentado será o público.
Portanto, da mesma forma que as hashtags mais gerais podem atrair um público maior, elas também podem desviar a atenção e atrair um público que não está exatamente qualificado.
A dica é saber dosar esses dois objetivos e até combiná-los em uma só publicação, para atingir públicos diversos, em diferentes momentos e que, ainda assim, tragam oportunidades de negócio e crescimento para o perfil.
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