Performance do site: 4 passos para melhorá-la e ter resultados

Com a chegada da transformação digital, não basta apenas ter uma página solta pela web, é importante avaliá-la e ver como está a performance do site, quais são os resultados obtidos e o que pode ser feito para...

Performance do site: 4 passos para melhorá-la e ter resultados

Com a chegada da transformação digital, não basta apenas ter uma página solta pela web, é importante avaliá-la e ver como está a performance do site, quais são os resultados obtidos e o que pode ser feito para melhorar ainda mais o seu alcance.

Muitas plataformas possuem essa avaliação de performance do site, mas nem sempre os profissionais responsáveis conseguem analisar e entender todas as informações que aparecem nos relatórios.

Pensando nisso, decidimos trazer um pequeno guia de como avaliar e melhorar a performance do seu site e trazer ainda mais resultado para o seu negócio. Vamos conferir?

Como melhorar a performance do site?

Há algum tempo, temos comentado sobre a importância de proporcionar uma experiência agradável ao consumidor, e com o site não seria diferente.

A performance do site é levada em conta para que o usuário tenha uma experiência positiva, consiga informações rápidas independente do aparelho que esteja usando e permaneça mais tempo em sua página.

Assim, separamos alguns tópicos que devem ser analisados detalhadamente para a otimização.

Invista na responsividade

A cada ano que passa, se torna mais comum o acesso aos sites e blogs por meio de dispositivos móveis. Por isso, para que a sua página sobreviva a um mercado que está em constante evolução, construa um design responsivo.

Isso influencia no carregamento de imagens, na velocidade do site, e consequentemente, retém mais pessoas. 

Ajuste a velocidade de carregamento 

Como já citamos no tópico acima, esse é um dos fatores determinantes para que o usuário se mantenha conectado. 

Uma pesquisa realizada pelo Google revela que 53% das pessoas desistem de navegar em sites que demoram mais de 3 segundos para carregar, gerando uma taxa de rejeição que pode levar o mecanismo de busca a punir o seu site.

Portanto, atente-se a esse ponto e avalie o que pode estar causando lentidão em sua página, como o excesso de plugins e de imagens.

Ofereça segurança ao usuário

Um dos fatores que auxiliam no ranqueamento e melhoram a performance do site é o certificado de segurança, que informa ao usuário que aquela página é segura e pode ser acessada. Um site seguro oferece uma experiência ainda mais agradável ao visitante. 

Aplique o SEO corretamente

Utilizar as técnicas SEO corretamente vai impulsionar o posicionamento o seu site nas pesquisas, trazendo um retorno positivo.

Dentro das diversas práticas de Search Engine Optimization, comece inserindo a palavra-chave escolhida ao longo do texto, sempre com fluidez e sutileza. Lembre-se de que a relevância e o cuidado com o conteúdo são essenciais.

Aplique-a também na meta-descrição da página e das imagens inseridas, facilitando o escaneamento por parte dos buscadores.

Além disso, inclua links internos e externos (os chamados backlinks), levando o usuário a navegar por outras páginas dentro do seu site e de outros que também são referência no assunto.

Ferramentas que podem te auxiliar

Agora que você já sabe em que pontos deve focar para iniciar a otimização do seu site e melhorar a performance do mesmo, precisamos falar sobre as ferramentas que irão te auxiliar nesse processo.

GTMetrix

Essa é uma ferramenta que está disponível gratuitamente e, na versão paga, possui algumas funcionalidades extras.

Fornecerá números de acesso, taxa de rejeição, performance do site, tempo de carregamento, entre outros tópicos importantes para uma análise completa e comparação de resultados de acordo com os parâmetros do Google.

Moz Tools

Moz é uma plataforma focada em SEO que possui uma análise detalhada de diferentes aspectos associados à performance do site, apresentando dados que auxiliam na melhora do desempenho com as informações coletadas.

SEMRush

O SEMRush é uma plataforma completa, que apresenta diferentes informações e análises para que sua performance aumente significativamente página a página, além de trazer dicas de como aplicar as técnicas SEO corretamente e alavancar os resultados digitais do seu negócio.

Defina métricas para acompanhar os resultados

Após a definição dos pontos que devem ser melhorados e quais ferramentas auxiliarão nos dados para chegar a uma solução, devemos apontar as métricas que fecharão a análise da performance do site.

Por meio dessas métricas, serão medidos os resultados obtidos e o sucesso das ações que foram tomadas ao longo de toda a estratégia. 

Tráfego orgânico: ao receber visitas que vieram diretamente de pesquisas, é possível identificar um aumento em sua autoridade, mostrando que as técnicas SEO têm sido aplicadas corretamente.

Taxa de rejeição: é uma métrica importante que aponta as páginas abandonadas pelos visitantes por algum problema, seja  falha no carregamento, falta de informações, design confuso. Entender essa taxa possibilita ajustes nos erros que comprometem a performance do site. 

Taxa de conversão: quando um lead é convertido, o objetivo da sua página foi alcançado. Isso mostra que o seu site tem CTAs claras, informações relevantes e passa confiança.É um ótimo indicador de crescimento.

Esses são os principais indicadores de performance do site e trarão novos insights para que novas ações sejam pensadas, visando converter ainda mais leads, aumentar o engajamento e gerar vendas.

E, a partir desses números, novas estratégias poderão ser implementadas, trazendo mais engajamento, visibilidade e resultado para o seu negócio. É o caso do mobile marketing. Entenda melhor em nosso blog:

 

 

 

Logo do WhatsApp
Logo do YouTube
Logo do Linkedin
Logo do Instagram
Logo do Facebook
Logo do Tiktok
Logo do Spotify

Contato

//fale conosco

Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!

    Newsletter

    Assine a newletter e receba informações do mundo digital.