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Quando falamos sobre oferecer uma experiência única aos clientes, o Aguativa Resort é referência.
Localizado na região norte do estado do Paraná, no município de Cornélio Procópio, o resort de campo tem o lazer presente em seu DNA desde o início. Tudo começou com a descoberta de fontes de água mineral aquecida em 1950. Uma década depois, foi construída a primeira piscina e desde então a empresa seguiu em constante evolução, sempre buscando novas formas de surpreender os visitantes. A estrutura que conhecemos atualmente foi construída em 1980, quando ganhou 36 chalés, um restaurante panorâmico, nova recepção e salão de jogos.
Ao todo, são 170 acomodações totalmente equipadas que garantem o máximo de conforto aos hóspedes, além de gastronomia de qualidade, atrações recreativas para todas as idades, 11 piscinas aquecidas, campo de golfe profissional, quadras esportivas e muito mais.
Além de todos os atrativos para as famílias, o Aguativa Resort se dedica em surpreender diversos outros públicos como estudantes, melhor idade e executivos — que podem contar com um centro de eventos com 5 salões dedicados para encontros corporativos. Atualmente o resort recebe com excelência visitantes não só das regiões próximas, mas também de diversos outros cantos do país.
Apesar do empenho constante em evoluir e melhorar a experiência dos hóspedes no resort, no mundo digital a empresa encontrava diversos obstáculos para se destacar. Principalmente no relacionamento com os clientes, alinhamento entre marketing e vendas e, consequentemente, os resultados em faturamento. O cenário também era bastante desafiador: em 2020, início da parceria com a agência, o país enfrentava o começo da pandemia de COVID-19 — que gerou diversas restrições, períodos de fechamento e a pior crise da história no turismo.
Além disso, havia a necessidade de uma estratégia de marketing digital mais consistente e assertiva. Atraindo, qualificando e encaminhando os leads mais preparados para a compra ao time de vendas,, ajudando a ampliar a taxa de ocupação do resort durante o ano todo, principalmente nos períodos de menor procura.
Do ponto de vista de inbound, havia questões como baixas taxas de abertura e clique dos e-mails disparados, além de poucos disparos e conversões recorrentes.
Outro ponto negativo é que 61,98% da base era desengajada ou inválida. Considerando que o resort atende diversos públicos (tanto B2C quanto B2B), uma revisão completa nas estratégias e estruturação de novos fluxos de automação eram de extrema importância para impulsionar as vendas. E foi nesse cenário desafiador, porém empolgante, que a Layer Up começou a atuar.
Depois de fazer um mergulho profundo no segmento de turismo e entender as especificidades e necessidades da empresa, a Layer Up iniciou então um plano tático utilizando o RD Station como principal ferramenta.
O ponto de partida foi rever todo o processo comercial da empresa, encontrando oportunidades para gerar mais demandas qualificadas ao time de vendas e garantindo que ele tenha sinergia com o marketing.
Considerando que o resort precisava se comunicar melhor com seus públicos e ter uma estratégia de inbound mais assertiva, foram criadas landing pages de contato específicas para cada mês, materiais ricos, e-mails e fluxos de automação. Dentre eles, destacamos o fluxo de oportunidades, no qual assim que o lead demonstra interesse em receber uma cotação de estadia é alterado para MQL e oportunidade.
Também foram criados fluxos mensais de cancelamento, que consistem nos leads que solicitaram orçamento, mas não seguiram adiante. Ao receberem uma tag com a desistência, com o mês e o ano da solicitação, eles seguem um fluxo de convencimento, com uma comunicação exclusiva de reforço da marca e promoções.
Além disso, as newsletters disparadas com frequência ao longo dos meses (destacando a programação do resort e as ofertas) impactam diretamente na geração de pedidos de orçamento. O RD Station também apoia a empresa por meio da integração com a Asksuite, ferramenta de chatbot utilizada para desafogar o atendimento comercial e trazer mais agilidade ao time de vendas. Inclusive, as conversões que acontecem ali e não possuem resposta do cliente durante 3 dias são direcionadas para um fluxo de lembrete para incentivar o lead a fechar a compra.
Atualmente os disparos de e-mails são distribuídos em 7 segmentações. A clusterização dos leads considera critérios como cidade, engajamento, distância, visitantes do site, contatos do WhatsApp, pedidos de orçamento e vendas anteriores. Fora isso, existem campanhas específicas para cada público com constantes repiques (reenvios) de e-mails, puxando quem não abriu os disparos anteriores.
Com isso, aumentamos o número de segmentações criadas, ou seja, uma base muito bem organizada e tagueada para garantir que os públicos sejam assertivos e aderentes a cada oferta, em cada época do ano e a cada nova comunicação.
Em resumo, proporcionamos mais inteligência para a operação de marketing, mais agilidade para o atendimento e processo comercial, e mais personalização da comunicação com o público de leads e clientes. Com a consolidação do histórico dos leads ao longo dos últimos anos, por exemplo, é possível ter uma clareza daqueles que fazem recompras, segmentá-los e fazer ofertas exclusivas para eles.
Com o apoio da Layer Up e uma estratégia bem alinhada entre marketing e vendas, o Aguativa Resort tem conquistado resultados melhores a cada ano.
Apesar da parceria com a layer Up ter iniciado junto com a pandemia, os números desde então são muito positivos. Comparando o último trimestre de 2021 com o primeiro de 2022, por exemplo, notamos um crescimento de 257% em vendas.
Apesar da evolução ano a ano ser excelente, (comparando janeiro a julho de 2021 com janeiro a julho de 2022) esse recorte pode dificultar a compreensão do case, uma vez que em 2021 havia mais restrições de ocupação no resort do que em 2022.
Vendas do último trimestre de 2021
Vendas do primeiro trimestre de 2022
Ainda sobre a pandemia, os resultados surpreendem desde o início da parceria, comum aumento de 129% na receita entre 2020 e 2021 e 253% na receita entre 2021 e 2022, além de uma redução de 42% no CAC (custo de aquisição de clientes) graças ao trabalho de ampliação do relacionamento e engajamento com a base.
Considerando esse cenário, o melhor recorte para comprovar a eficiência de marketing e vendas é o comparativo entre outubro de 2021 a dezembro de 2021 e janeiro de 2022 a março de 2022, meses de alta temporada e operação sem nenhuma restrição do resort.
Hoje em dia a empresa está com a melhor performance da sua história em vendas, e uma estratégia digital profissional como nunca teve antes, ultrapassando a meta estabelecida de vendas e ocupação com muito menos investimento por aquisição de clientes, chegando na marca de 257% mais vendas no comparativo do quarter 4 de 2021 com o quarter 1 de 2022 — com 71 pontos percentuais a mais no ROI, ou seja, saindo de um ROI 84 para 155.
Desde que firmamos nossa parceria com a Layer Up, nossa empresa mudou de patamar junto ao mundo digital, com reflexos no volume de vendas e, consequentemente, nos resultados”, conta César Sanches, gerente administrativo do Aguativa Resort. Uma declaração que resume bem um trabalho de muita parceria, estratégia e tecnologia que conseguem apoiar o cliente a transformar ideias em resultados de sucesso.”
Falando sobre o relacionamento com a base, os resultados também são positivos. Entre julho de 2021 e julho de 2022, tivemos um significativo aumento no disparo de e-mails.
As campanhas de e-mails em conjunto com as de mídia influenciam na geração de oportunidades e vendas, o que traz uma taxa de 33,98% de conversão, se consolidando como o melhor semestre da história da empresa.
Assim, a Layer Up segue potencializando o crescimento do Aguativa Resort, tendo ao lado uma ampla equipe de profissionais, transformando ideias em resultados de sucesso e inovando o digital.
Descubra, em detalhes, os serviços de marketing, vendas, gestão e customer success que a Layer Up aplica e entenda como podemos revolucionar sua marca.
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