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Os primeiros passos da SM Educação começaram em 1918, na Espanha. O principal objetivo desse grupo era fazer com que os estudantes tivessem acesso a valores universais, como liberdade, solidariedade, tolerância e respeito à diversidade cultural para uma formação verdadeiramente integral, com a missão de formar cidadãos transformadores e globais.
E foi esse propósito transformador que conduziu a companhia pelo mundo, até que, em 2004, iniciou sua atuação no Brasil.
Hoje, a SM Educação é uma das consultorias educacionais mais relevantes do país e do mundo, com uma proposta única de requalificar a educação por meio de soluções e estratégias eficientes, incluindo o desenvolvimento de técnicas e consultorias que auxiliam milhares de docentes e gestores em seu dia a dia.
Para além das obras didáticas e programas de excelência, a SM conta com soluções educacionais que atendem todo o ecossistema escolar, passando pelos gestores, coordenadores, professores, estudantes e famílias no processo de ensino e aprendizagem, planejamento e gestão escolar, além de diversos conteúdos completos e gratuitos para uma consultoria constante e de qualidade.
Exemplo disso é o foco na educação de abordagem bilíngue, trabalho que desempenha através de sua unidade de negócio chamada UDP, que é fruto de uma parceria com uma das principais universidades norte-americanas, a University of Dayton. Carregando um grande peso internacional, a universidade é uma das instituições mais respeitadas dos Estados Unidos.
O projeto bilíngue da UDP, o UDP Bilingual Program, propõe o ensino integrado de língua e conteúdo. Nesse caso, a segunda língua é integrada a temas de outras disciplinas da grade curricular brasileira, sendo inserida na rotina da escola.
Apesar dessa força institucional, a UDP estava enfrentando alguns desafios em sua atuação em solo brasileiro, pois seu posicionamento não estava sendo suficiente para gerar impacto nas vendas e justificar novos investimentos para expandir esse trabalho no país.
Apesar de ter em mãos um projeto de excelência como o programa de educação de abordagem bilíngue de uma das maiores universidades norte-americanas, a SM Educação se viu diante de um desafio: não havia resultados comprovados para essa unidade de negócio.
O inglês é a língua da tecnologia, da globalização, dos negócios e das relações multiculturais. Logo, os benefícios de um programa bilíngue vão muito além da fluência em outro idioma.
Escolas que possuem um projeto de qualidade atraem mais famílias que buscam formação integral e mais oportunidades de desenvolvimento para seus filhos.
Mesmo com todos esses argumentos a seu favor, a dificuldade do UDP Bilingual Program em atingir esse público era cada vez maior.
A empresa se via diante da necessidade de uma mudança de negócio para que o programa pudesse trazer o retorno esperado. A situação, naquele momento, era de um posicionamento de marca fraco, se apoiando apenas no prestígio da University of Dayton, não na qualidade do programa em si ou na carga de tradição vinda da SM Educação.
Por isso, era necessário encontrar uma saída para lidar com essa demanda, especialmente em um período pandêmico, no qual a SM contaria apenas com os recursos digitais.
Entretanto, até então, não existia o interesse em seguir a estratégia digital com a construção de um funil de marketing e vendas, com a nutrição e qualificação adequada dos leads até a levantada de mão.
De qualquer forma, a necessidade de uma estratégia como essa se fez mais urgente, visto que o público interessado em um programa bilíngue é mais segmentado e necessita de um ciclo de relacionamento mais longo.
A SM Educação, que já tinha um contrato com a Layer Up para atender outras unidades de negócio da consultoria, decidiu ampliar esse contrato e realizar uma estratégia digital completa para a UDP.
A primeira iniciativa foi trabalhar uma grande mudança de mindset dos gestores da unidade de negócio, com o apoio do nosso time de marketing. Diante disso, nós iniciamos uma abordagem mais direcionada para solidificar o UDP Bilingual Program como serviço, não somente algo agregado nas negociações da empresa.
A saída possível para o problema enfrentado era trabalhar o reposicionamento em um mercado de importante ascensão e voltar os esforços para o meio digital, estreitando a comunicação e se posicionando como um produto único no mercado.
Com estratégias bem alinhadas, a Layer Up teve total liberação para arregaçar as mangas e colocar em prática a estratégia de Inbound Marketing, nutrindo e qualificando os leads de maneira planejada, respeitando cada etapa do funil até firmar o fechamento de novos contratos.
Com materiais de qualidade já produzidos, o foco estava em converter e adaptar vários deles para o digital, criando novos conteúdos a fim de aproximar o relacionamento com o público-alvo.
Utilizando a plataforma da RD Station, estes materiais foram colocados em landing pages, enviados via e-mail e apresentados em um HUB completo de conteúdos ricos, como eBooks, infográficos e catálogos, oferecendo temas essenciais de consultoria para profissionais da educação de abordagem bilíngue e que contribuíam para a aquisição de leads qualificados.
Todos esses conteúdos foram pensados de acordo com as diferentes personas, considerando suas dores, necessidades e níveis de interesse dentro do funil. Dessa forma, o trabalho regular na comunicação em todos os momentos tem sido um ponto-chave para manter a base aquecida e possibilitar melhores argumentos nas janelas de oportunidade, já que os leads estariam em uma constância de conhecimento sobre as ações do programa e da University of Dayton.
Mas não paramos por aí! Após estreitar a relação com a base, encontramos a oportunidade de apostar em novas ações para fortalecer essa comunicação. E foi aí que tudo começou a melhorar…
Uma das hipóteses testadas foi a criação de um evento online, realizado em agosto de 2021, a UDP Week, que visou discutir, em alguns dias de lives exclusivas para inscritos, questões que giram em torno da abordagem bilíngue nas instituições de ensino, com foco no desenvolvimento do aluno enquanto protagonista.
Sugerindo um olhar ampliado sobre o tema, os encontros 100% online da UDP Week contaram com a presença de especialistas das áreas estratégica, educacional e comunicacional, estimulando a construção de um projeto educativo consistente e elevando o projeto linguístico das escolas, ao mesmo tempo em que fortalecia o posicionamento da marca por meio de Branded Content de qualidade.
O resultado foi um sucesso completo já na primeira edição, em todos os sentidos e objetivos esperados, graças à influência de todo o trabalho de recorrência na comunicação, ativação de leads e disparos de peças informativas nas etapas de pré, durante e pós evento, o que já rendeu milhares de leads à marca.
Dessa forma, o evento chegou à sua segunda edição em 2022, com uma meta ainda mais ousada de cadastros, mas o número de leads não parou de crescer desde que as divulgações começaram.
A partir dessas estratégias online estruturadas no RD Station, com a segmentação de leads, e-mails marketing, materiais ricos, landing pages e, especialmente, a realização do evento online para um melhor relacionamento e posicionamento de marca, os frutos passaram a ser colhidos.
Entre julho de 2021 e julho de 2022, o evento digital tornou-se um dos grandes responsáveis por elevar o número de oportunidades e contratações das soluções da empresa, garantindo um aumento de 167% em oportunidades e crescimento de 21% em novos acordos para 2022 — e a procura segue crescente.
Um ponto importante de destacar sobre o mercado da SM Educação é que a contratação de qualquer produto ou serviço ocorre entre o terceiro e o quarto quarter do ano, uma vez que as escolas precisam preparar a estratégia para o próximo ano letivo.
Portanto, as vendas são sempre contabilizadas nesse período e, em seguida, realizamos uma estratégia de relacionamento e nutrição com a base para garantir que, no último semestre, isso tenha alto impacto nas vendas.
Sendo assim, a distribuição assertiva do UDP Week no final de agosto de 2021 ainda rendeu uma geração de mais de 144% leads qualificados, resultado de todos os disparos de e-mails, entre convites, reforços, agenda e outros, além de landing pages específicas para o pré, durante e pós-evento e pop-ups de inscrição.
Nosso papel enquanto agência também fortaleceu e começou a solidificar a marca como referência no mercado de educação de abordagem bilíngue, atraindo cada vez mais públicos de interesse.
De todas as inscrições para o evento online, mais de 50% chegaram até o fluxo comercial, ou seja, mais da metade dos leads cruzados com vendas foram conduzidos pela estratégia de relacionamento e nutrição até o contato com o time comercial.
Isso porque, por meio da estratégia de atração do evento, obtivemos uma alta aproximação com os leads nesse evento de quatro dias e mantivemos o nível de interação constante próximo da janela de contratação do mercado.
Tudo isso sendo complementado por uma estratégia de automação após o evento, que nos fez saltar de 88,91% para 265,87% de conversão via e-mail.
O resultado foi extremamente satisfatório e comemorado pela gestão da SM Educação e tem fortalecido não somente a marca, mas a parceria entre cliente e agência, descomplicando a argumentação de novos investimentos para iniciativas como essa.
É isso que nos dá confiança para um futuro ainda mais repleto de conquistas, ao lado dos nossos diversos parceiros, com estratégias assertivas que vão muito além da entrega esperada.
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