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Com mais de 40 anos de experiência, o Grupo Playcenter, empresa do ramo de parques de diversão, possui unidades indoor em shoppings em São Paulo e na Bahia.
O foco é a diversão familiar e, além das atrações para todas as idades, o grupo oferece salões de festas completos e equipados para que os aniversariantes possam comemorar seu dia especial de uma maneira muito mais divertida e confortável. O diferencial é que, para além do parabéns, os convidados e o aniversariante podem usufruir dos brinquedos e jogos do parque.
Porém, o Grupo Playcenter tinha um desafio pela frente: fazer com que o cliente comprasse novamente o serviço de festas.
Um dos principais obstáculos do grupo era gerar demanda para o serviço de festas de aniversário, tendo os principais players competidores mais estruturados e com altos investimentos em 2023, e trazer resultados em recompras com aqueles que já tiveram uma experiência de comemoração nos parques, ainda com o desafio de reduzir o CAC.
Mas não para por aí, cada uma das unidades tinha tabelas de valores e condições diferentes, então foi preciso traçar uma estratégia assertiva para que a taxa de conversão fosse otimizada dentro da localização estipulada de cada unidade e fazer uma comunicação clara para cada loja com foco em solicitação de orçamento e fechamento de contrato.
Diante dos desafios, enfrentamos a tarefa de desenvolver uma estratégia voltada para a compreensão do nosso público e a segmentação de bases, visando reconduzir os clientes a optarem por festas nas unidades. Sendo assim, fizemos a seguinte abordagem:
Com essa abordagem, foi possível estabelecer uma conexão mais profunda com o público, compreendendo suas necessidades e colocando os diferenciais das unidades de maneira mais direcionada. Dessa forma, conseguimos aumentar todas as métricas estipuladas e fortalecemos o relacionamento com os clientes, incentivando-os a escolherem uma das lojas para suas comemorações.
A partir de nossas estratégias, conquistamos melhorias no funil de vendas, incluindo um aumento de 77% de novos leads e crescimento de 57% nas conversões. Com análise do histórico de consumo, o custo por lead foi reduzido em 50%; a taxa de abertura aumentou em 12%. Como resultado, houve 38,5% de abertura em uma média de 215 mil disparos por mês.
A segmentação de campanhas de social também melhorou, cortando gastos em 13% e elevando as oportunidades em 75%, com crescimento médio em 84% de orçamentos solicitados por unidade. As análises comparativas foram realizadas entre de agosto de 2022 contra agosto de 2023.
Aumento de
77%
de novos Leads
Crescimento de
84%
na média de orçamentos solicitados por unidade
Redução de
50%
no custo por Leads
Abertura de
38,5%
em 215k de disparos no mês
A partir das segmentações, aumentamos os pedidos de orçamento em 75,08%. Resultado: ao compararmos de janeiro a junho de 2022 com 2023, houve um aumento de 696,6% nas festas vendidas. Em termos financeiros, isso trouxe um aumento de 732.91% na receita. Esta quantidade substancial de vendas representou 39,14% da receita total — soma dos negócios realizados digital e presencialmente.
Ainda no âmbito financeiro, o custo por aquisição do cliente via canais digitais diminuiu 89,08% no mesmo período entre 2022 e 2023.
Abertura de
696,6%
nas festas vendidas
Aumento de
732,91%
na receita
Como a parceira Layer Up e Grupo Playcenter já existe há 5 anos, criamos em conjunto uma transformação digital exponencial desde 2018. Além de todo fortalecimento das festas de aniversário nas unidades, também desenvolvemos o e-commerce do Playmania, um grande sucesso que nos ajudou a atravessar a pandemia da COVID-19, fazendo com que hoje nossas métricas sejam ainda melhores do que eram na pré-pandemia!
Justamente por todo esse tempo de união, sabemos exatamente qual o momento de melhorar nossas comunicações e a forma como a audiência receberá tudo que temos para oferecer.
Assim, logo no início de 2023 identificamos que era hora de descansar os nossos monstrinhos que nos ajudaram a passar pela pandemia com leveza e diversão em casa, e então focar em alterar nossa comunicação visual, iniciando a jornada por tudo que tinha relação com festas.
Mantivemos a cor roxa para manter a harmonia do que falávamos durante os monstrinhos com a Fani, mas refizemos toda a comunicação visual desse direcionamento! Foram trocadas as redes sociais, e-mails, anúncios, sites, Whatsapp e comunicações impressas da unidade.
Além disso, implementamos testes A/B regionalizados, com criativos que fossem focados em experiência e custo, entendendo, assim, o melhor comportamento da audiência. Para nossa base de leads que não era focada em festas, tivemos ativações de e-mail convidando a conhecer mais sobre as unidades e sobre este produto.
Logo no primeiro mês, vimos o faturamento ter um salto de 136%. e 3 meses depois dessa primeira alteração, quando avaliamos os aprendizados colhidos e aplicamos as otimizações e melhorias necessárias, tivemos um outro salto de 93% de faturamento!
Salto de
136%
de faturamento no 1º mês
Novo salto dee
93%
após 3 meses
Hoje, depois de mais de 6 meses dessa alteração, percebemos que a constância mensal de crescimento é de 10%, ou seja, a cada novo mês aumentamos o faturamento em 10%. Apesar do resultado surpreendente, não temos planos de parar por aqui. Vamos continuar investimento em novas estratégias e otimizações.
Vale ressaltar que a cada 3 meses realizamos uma reavaliação do que pode ser melhorado ainda mais. Atualmente, já temos os próximos passos mapeados (sobre a implementação de um novo chatbot e automatização de conversas com cada unidade), o que vai impulsionar ainda mais nossos resultados e acreditamos que este será o ano de maior faturamento de festas de aniversário da empresa!
Descubra, em detalhes, os serviços de marketing, vendas, gestão e customer success que a Layer Up aplica e entenda como podemos revolucionar sua marca.
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