Contato
Fale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Veja como a Layer Up construiu um novo posicionamento e acelerou a transformação digital de uma das maiores empresas da indústria pneumática, atingindo mais de 57.000% de ROI em marketing.
Em 2017, a empresa foi adquirida pela Atlas Copco, um dos maiores grupos na área de compressores. Com a chegada da multinacional, alguns problemas foram identificados dentro da Pressure: a falta de posicionamento digital e de estratégias de marketing e vendas mensuráveis para escalar o negócio. O processo de vendas contava somente com representantes que faziam a propaganda no estilo boca a boca - a confiabilidade deles garantia a venda. Apesar da atuação ter permitido um aumento no faturamento em 2019, o ritmo apresentado era insuficiente para alcançar as ambições da Atlas Copco. Estava claro que o processo era muito limitado. Ainda assim, os investidores apostavam na expansão de novos mercados, com a ousada meta de aumentar em 30% o faturamento em 2020.
Atrelado à meta, havia o desafio de lançar duas novas linhas de produtos focadas em um público nunca antes trabalhado pela comunicação: pequenas empresas e profissionais liberais. Existia também um problema na gestão de dados. Os representantes comerciais captavam contatos de lojistas (público B2B), mas os dados de leads e vendas não eram utilizados nas estratégias de marketing. Não havia um CRM. A comunicação não era direcionada nem para o público B2B e nem para o B2C, o que gerava uma incongruência no site. Outro problema eram os lojistas, que não recebiam nenhuma ação de engajamento ou expansão de vendas. Assim, não era possível acompanhar a jornada de compra dos clientes.
Em meio a todas essas adversidades, a Pressure entendeu que, para cumprir a meta, lançar duas novas linhas em apenas 90 dias, ampliar seu relacionamento com os mais de 3000 lojistas e atingir as expectativas da multinacional, seria preciso acelerar sua transformação digital e contar com um parceiro especialista, que tivesse condições de entregar grandes resultados.
A Layer Up desenvolveu o posicionamento digital da Pressure (com base na declaração dos propósitos da empresa), levantou os arquétipos da marca e estruturou as duas principais buyer personas. Assim, partimos para a definição do naming das novas linhas de produtos. Utilizamos técnicas de design thinking em sprints, reunindo a equipe da agência e os profissionais da Pressure. Evitamos termos técnicos para que as personas reconhecessem os equipamentos facilmente e para que pudéssemos ampliar a indexação orgânica nos buscadores. Finalmente, os dois escolhidos foram Storm e Vortex, fenômenos naturais impulsionados pelo ar que representam a relevância da empresa e trouxeram o tom da divulgação. Desse ponto em diante, foi iniciada a criação de toda a identidade visual e textual das ações online e offline para a campanha de divulgação das duas novas linhas.
Na segunda fase, o planejamento focou na estratégia de marketing e vendas, considerando ações para geração e captação de demanda. Definimos as responsabilidades dos times de marketing e vendas (criando um SLA), estruturamos novos processos como o envio recorrente de leads qualificados pelo marketing e o acompanhamento de métricas com foco em inteligência de mercado pela equipe comercial. Também desenvolvemos um novo site com a comunicação voltada para o público B2C e criamos perfis nas mídias sociais. Além disso, construímos uma jornada de compra personalizada para os lojistas (eram mais de 3.000 pontos de venda) e para o consumidor final, oferecendo materiais que dialogassem com suas dores, necessidades e desejos.
A gestão assertiva do inbound marketing e do SLA garantiu o sucesso em vendas alcançado. A estratégia de automação com a base de lojistas (antes subutilizada) gerou valor de marca e estreitou o relacionamento com clientes B2B, estratégicos para a venda das duas novas linhas. Já no site da empresa, estruturamos materiais para todas as etapas da jornada do público B2C. A geração de leads ocorre principalmente por meio desses materiais, que englobam desde a ativação de garantia de produtos até manuais de uso dos equipamentos. Também produzimos conteúdos relevantes no blog para a indexação de palavras-chave e atração de novos visitantes.
Com o uso de estratégias de tagueamento, foi possível identificar e segmentar comunicações promocionais exclusivas para base de revendedores responsáveis pela maior fatia de faturamento, algo que nunca havia sido feito anteriormente pela dificuldade no gerenciamento de dados.
A Layer Up também integrou os processos offline à estratégia digital, tornando todas as ações mais alinhadas e reduzindo desperdícios. Sobre os pontos de vendas, estudamos a geolocalização e analisamos a tabulação dos dados. Assim, conseguimos entender em quais praças era mais assertivo alocar o esforço dos representantes comerciais, expandindo a venda de novos produtos em praças de menor concorrência.
Todas essas estratégias foram desenvolvidas integralmente pela Layer Up e, por estarem completamente em sintonia com a direção da empresa e com o novo posicionamento, contribuíram para o sucesso das ações de marketing e vendas da Pressure.
A Pressure passou a ter uma estratégia sofisticada de relacionamento com os lojistas e uma nutrição automatizada de consumidores finais, permitindo a geração de leads e oportunidades, e a ampliação dos negócios. O resultado disso foi o aumento exponencial no faturamento. Ou seja, durante os meses de maior instabilidade econômica do ano, a Pressure conseguiu expandir sua atuação comercial.
Com a escala de vendas acelerada e a previsibilidade alcançada com o novo processo de marketing e vendas, a expectativa para o último quarter do ano é de ampliar ainda mais o faturamento médio mensal de 2020 em relação a 2019.
Analisando os resultados de ROI em marketing - considerando os investimentos em agência e mídia - tivemos um retorno sobre investimento de 57.179,35% entre junho e agosto de 2020, contra um ROI de 20.101,03% conquistado entre janeiro e março de 2020. Ou seja, somente com a otimização da estratégia de marketing e vendas, tivemos um crescimento de 184,45% no ROI em marketing.
O site construído com estratégias de SEO e totalmente atualizado trouxe mais facilidade ao usuário por meio de uma ferramenta digital que indica ao consumidor B2C o melhor produto para sua necessidade, juntamente com uma tecnologia de geolocalização para que ele possa encontrar o revendedor ou serviço de assistência técnica mais próximo. Aumentamos a atração e atingimos a marca de 9.688 visitantes ao mês entre junho e agosto de 2020, 897,73% a mais do que o mesmo período de 2019.
A base total da Pressure saiu de zero para 6.224 leads, possibilitando iniciar novas ações de relacionamento não só com o público B2B, que nunca havia sido trabalhado em ações de marketing, mas também com o público B2C. Além disso, o enriquecimento com dados de interesse dos leads gerados no período trouxeram ainda mais visão estratégica para a gestão, o que permitiu para a empresa melhorar sua estratégia de produção - sabendo qual produto tem mais aderência no PDV - e sua estratégia de relacionamento comercial, com a aproximação com os lojistas e maior performance de vendas.
A gestão de todas as entradas de leads, oportunidades e clientes permitiu à Pressure uma análise mais clara das oportunidades de negócio e do volume gerado pelo marketing. Em meio à maior pandemia da história do mundo, que afetou negativamente cerca de 91% das indústrias brasileiras, segundo reporte elaborado pela CNI, tivemos um aumento expressivo no volume de vendas por mês.
O cruzamento de dados ainda possibilitou uma análise mais objetiva das estratégias que devem ser adotadas, trazendo insights de produtos e praças com maior demanda a ser captada.
Para 2021, a Pressure planeja o lançamento de outros produtos. A Layer Up deve apoiar conduzindo a transformação digital de marketing e vendas, entregando estratégias baseadas em dados, com produções de campanhas e conteúdos de alto valor. Com a parceria consolidada e selada pelos resultados acima das expectativas, o grupo Atlas Copco também entregou à Layer Up a responsabilidade de transformação digital da FIAC, empresa italiana de relevância para o grupo.
Descubra, em detalhes, os serviços de marketing, vendas, gestão e customer success que a Layer Up aplica e entenda como podemos revolucionar sua marca.
Visualizar todosFale com um especialista, tire dúvidas ou deixe sua sugestão para a Layer Up. Nosso time está pronto para dar um UP em seu negócio e entregar os melhores resultados!
Assine a newletter e receba informações do mundo digital.